Invista nas redes sociais mais usadas por sua persona

Divulgar sua marca nas redes sociais é essencial para que sua empresa tenha sucesso em suas campanhas de marketing digital. Mas antes de sair criando perfis em todas as redes disponíveis no mercado e fazendo publicações da maneira que bem entende, é preciso ter calma para conquistar os seus objetivos.

Pensando nisso, vamos listar neste artigo as melhores práticas para divulgar sua marca nas redes sociais, evitando erros que poderiam prejudicar o relacionamento da sua empresa com seus clientes. Vamos lá?

Invista nas redes sociais mais usadas por sua persona

Um erro muito comum cometido pelas empresas que decidem investir na divulgação de sua marca nas redes sociais é a criação de perfis em todas as redes disponíveis no mercado, buscando assim ter o maior alcance possível.

Esta é uma decisão ruim por vários motivos, e entre eles podemos citar que, se você atua em uma rede social não usada por sua persona você estará falando com um público que não interessa para sua empresa. Isso pode acabar gerando tráfego e até mesmo leads não qualificadas, prejudicando o seu ROI (retorno no investimento).

Saber as redes em que seu público está mais presente é fundamental. Você estará usando do tempo e esforço nas redes sociais com maior impacto em sua persona. Garantindo, assim, a interação com o público certo e não prejudicando outros aspectos de sua estratégia.

Portanto, antes de criar perfis de sua empresa no Pinterest, Snapchat, StumbleUpon e outras redes sociais do momento, tenha certeza que a sua buyer persona está lá. Garanta um melhor uso do seu orçamento e otimize seus resultados.

Programe-se para aproveitar feriados e outras datas especiais

O perfil da sua marca nas redes sociais não deve ser usado como uma “assessoria de imprensa”. Não fale apenas sobre seus produtos, dos eventos que irá participar ou dos detalhes relacionados a sua equipe interna.

Você deve abordar uma série de outros tópicos que sejam de interesse do seu cliente, para facilitar a aproximação. Para isso, uma boa saída é aproveitar as datas e outras ocasiões especiais para interagir com o seu público e gerar empatia com ele, tornando o relacionamento mais próximo. Portanto fique de olho não apenas nos feriados nacionais, mas nas possíveis datas de interesse de sua persona.

Dependendo do seu negócio você pode ir além de datas comemorativas e feriados, aproveitando datas de lançamento de filmes e séries de grande interesse do seu cliente ideal. Assim como o próprio Marketing de Conteúdo fez com os lançamentos de Capitão América: Guerra Civil e Batman v. Superman: A origem da Justiça.

Entre na onda do que acontece nas redes sociais

As redes sociais são um terreno fértil para o surgimento de mensagens virais. Sua marca não pode deixar de aproveitar estas oportunidades para impactar e construir o relacionamento com o seu público.

Desta forma, é preciso fazer um acompanhamento bem próximo do que seus clientes estão comentando e quais conteúdos viralizam entre eles. Isso além de humanizar a marca aproxima ela do seu público, justamente por tratar de assuntos de seu interesse.

Sua marca pode aproveitar modas do momento, como a popularidade da Carreta Furacão para interagir com o público. Pode também aproveitar movimentos voluntários dos usuários a favor de causas sociais, como o Desafio do Balde de Gelo, que buscava gerar doações para ajudar os pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que gerou o engajamento de várias marcas.

Fatos inesperados também podem ser explorados para divulgar sua empresa nas redes sociais, como o apagão do Superbowl em 2013, onde marcas como a Oreo chamaram muita atenção. Outro episódio foi a famosa selfie tirada na cerimônia do Oscar de 2014, feita inicialmente para promover a Samsung, mas foi explorada por diversas outras empresas. Basta estar atento ao que é popular e de interesse de seu público.

Utilize ferramentas de automação para facilitar a gestão das redes sociais

Gerenciar as publicações em suas redes sociais e acompanhar as interações dos clientes pode parecer fácil no início da estratégia. Mas, com o tempo, podem gerar muito trabalho para qualquer gestor de marketing.

Por isso, o ideal é que você conte com ferramentas de automação para facilitar a execução de algumas tarefas, ajudando não apenas no monitoramento das redes sociais para identificar tendências e temas populares sendo discutidos nestas redes, mas também para realizar agendamento de publicações em cada uma delas.

Ferramentas como o Hootsuite e Agorapulse, são muito úteis para ajudar a administrar os perfis da sua empresa nas mais diversas redes sociais. Outra ferramenta interessante é o Free Review Monitoring, que ajuda a monitorar e acompanhar as críticas de seus clientes sobre sua empresa.

12 - eBook - Guia Definitivo de Marketing Digital para PMEs-CTA-600x200px

Redes sociais diferentes precisam de abordagens diferentes

Um erro muito comum cometido pelas empresas na hora de promover sua marca nas redes sociais é usar as mesmas chamadas independente da rede social que estão atuando.

Lembre-se que cada rede social possui um tipo de conteúdo que gera maior engajamento entre o público. Desta forma, é indispensável que você crie chamadas personalizadas para o Twitter, Facebook, Linkedin e etc, mesmo que seja para divulgar o mesmo artigo.

Além de motivar seu cliente a acompanhar a sua empresa em todas as redes sociais que atua, desenvolver chamadas personalizadas influencia muito na taxa de cliques e a conversão de cada publicação. Faça testes até encontrar a linguagem e o estilo ideal para sua marca em cada uma das que você atua.

Lembre-se que divulgar sua marca nas redes sociais é um processo de médio e longo prazo

Em nosso blog já explicamos que o marketing de conteúdo é um esforço de longo prazo, capaz de gerar excelentes resultados para você e sua empresa se planejado corretamente.

E a divulgação da sua empresa nas redes sociais funciona da mesma forma. Isso porque as elas são, acima de tudo, ferramentas para aproximar as empresas e seus consumidores, transformando cada interação em um relacionamento sólido e duradouro. E relacionamentos não são construídos da noite para o dia, são desenvolvidos com o tempo

Desta forma, você deve criar um plano que leve em consideração uma sequência de ações para cativar, aproximar e incentivar a interação com seus clientes através das redes sociais.

E agora que você já sabe quais são as melhores práticas para divulgar sua marca, leia também nosso post com 15 dicas sobre produção de conteúdo para as redes sociais e arrase em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.