6 dicas de marketing para o lançamento de produtos

Algumas das maiores empresas do mundo são famosas por lançamentos de produtos em um clima de alta expectativa. É o caso da Apple, Samsung, Sony e Microsoft: os usuários ficam durante meses especulando qual será o próximo lançamento de produtos dessas empresas, e chegam a formar filas na apresentação e na pré-venda.

É claro que atingir esse nível de fidelidade leva muito tempo, além de envolver uma grande demanda, preparação, e investimentos em massa. Com algumas atitudes é possível dar mais visibilidade ao lançamento de produtos da sua marca, e nesse post você vai conhecer 6 dicas que um diretor de marketing deve planejar para uma divulgação. Acompanhe:

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Saiba mais: Por que você deve trabalhar na inovação de produtos?

6 dicas para o lançamento de produtos

1. Redes Sociais

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Uma das maneiras mais simples e eficazes de gerar expectativa no período antes do lançamento de produtos é através da força das redes sociais. A criação de páginas e grupos permite que a empresa veicule informações engajadoras – como fotos e sugestões de uso – que levem os consumidores a conhecer melhor o produto fazendo com que seja possível estabelecer um interesse prévio.

A dica é perder a vergonha! No início de um empreendimento é comum pedirmos para todos os familiares, amigos e sócios para compartilharem o post de lançamento. Explore todas as aberturas que tiver e não tenha medo de pedir (e depois agradecer) aos amigos pela ajuda no lançamento de novos produtos. Lembre-se que a recomendação (o chamado Referral) é muito impactante numa venda.

lançamento de produtos

Explore também grupos de redes sociais que envolvem startups. Normalmente você encontrará muitas pessoas engajadas e dispostas a dar feedback para você de seu produto (ou serviço). Estes grupos de Facebook e Linkedin são bastante ativos e sua empresa conseguirá lançar um buzz grande mesmo antes do lançamento.

 2. Hot Sites

Hot Sites são “mini-websites”, criados com uma finalidade específica. Uma empresa pode ter diversos Hot Sites para eventos ou serviços diferentes, e quando o seu negócio faz lançamento de produtos vale a pena investir nessa ideia. Com ele, você pode apresentar o produto ou simplesmente criar uma contagem regressiva para o lançamento. Esse tipo de ação é bem pontual, então depois do lançamento do produto, o Hot Site pode ser tirado do ar.

Explore nestes Hot Sites capturas de e-mails. Dessa forma você pode atrair e converter interessados no seu produto e comunicar-se com eles no futuro. Apoie-se neste tipo de ação para conseguir os primeiros early-adopters da sua marca.

3. Anúncios de lançamento de novos produtos

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Anúncios são sempre uma boa maneira de gerar visibilidade. Tanto os formatos tradicionais – como em revistas, jornais e televisão – quanto os anúncios digitais, através de ferramentas como o uso das palavras-chave certas no Google AdWords, permitem atrair a atenção do público para o seu novo produto. A diferença entre eles é o valor do investimento: os anúncios digitais são mais acessíveis para startups e empresas de pequeno porte, além de possuírem um alcance maior.

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 4. Eventos

Mesmo com as várias possibilidades do marketing digital, o lançamento de novos produtos pede um evento especial. A organização dele não precisa ser de grande porte, mas ela é uma maneira de conseguir mais visibilidade. Por isso, é interessante que autoridades e influenciadores do segmento sejam convidados e possam ser os primeiros a analisar e testar seu produto. A opinião dessas pessoas, que depois pode ser divulgada por vários meios de comunicação, vai impactar a recepção do mercado e pode ajudar a alavancar as vendas imediatas.

lançamento de produtos

O segmento de Moda explora muito bem esse tipo de ação. Sempre que há o lançamento de produtos (ou linha de produtos, marcas), os principais influenciadores do mercado já sabem do evento de lançamento e são convidados a participar (principalmente opinar). Blogueiros, atores, e outros influenciadores podem gerar com um tweet muita visibilidade para o produto. Procure e explore oportunidades semelhantes no seu mercado.

 5. Ações de Engajamento

Avisar o público de que seu novo produto está chegando não é o bastante. É preciso envolver os clientes com a novidade, e para isso ações de engajamento são a solução. Por exemplo: sua empresa pode perguntar aos consumidores qual cor eles preferem para o produto, criar uma competição online para adivinhar qual é o lançamento, ou até realizar a troca de uma versão anterior oferecida por descontos na compra do lançamento. Existem milhares de possibilidades, deixe a imaginação da sua equipe de marketing trabalhar.

 6. Lançamento de novos produtos no PDV

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Se o seu produto é voltado para o varejo, uma apresentação no ponto de venda é uma maneira interessante de realizar o lançamento. Você pode fazer demonstrações de como ele funciona diretamente aos clientes interessados, que então têm a oportunidade de fechar a compra na hora. Para atrair mais atenção, uma maneira de convidar os consumidores a conhecer o produto é através de sorteios ou distribuição de brindes.

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Mas atenção!

Algumas ações apresentadas aqui acontecem no lançamento do produto, enquanto outras são feitas no pré-lançamento para “criar um burburinho”. No caso de ações pré-lançamento, é preciso ter sensibilidade com relação a quais informações serão divulgadas e quando isso deve ser feito.

Em alguns casos, não é recomendável apresentar detalhes específicos do produto antes que ele esteja disponível no mercado. Essa precaução serve até mesmo para proteger a empresa contra plágios dos concorrentes ou reações negativas do mercado.

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