O que é marketing empreendedor?

O marketing empreendedor surgiu como reação às dificuldades de aplicação das noções tradicionais de marketing à realidade dos pequenos negócios.

As bases do marketing tradicional foram desenvolvidas levando-se em consideração o contexto e a realidade das grandes empresas, enquanto os pequenos negócios apresentam particularidades que dificultam sua aplicação direta. Afinal, micro, pequenas e médias empresas não são grandes empresas em miniatura.

Marketing empreendedor

O marketing empreendedor é bastante abrangente, à medida que associa conceitos de marketing e de empreendedorismo, duas áreas básicas para a administração de qualquer empresa.

O marketing empreendedor está ligado e assume as características do perfil empreendedor do gestor, que, com sua criatividade, intuição e rede de relações, promove o sucesso do negócio. Nessa abordagem, acredita-se que o comportamento, o conhecimento e a experiência profissional do gestor têm influência sobre as ações de marketing da organização.

Dica: quer empreender? Você precisa conhecer o Guru PME.

O processo inicial do marketing empreendedor é a comunicação boca-a-boca e, em seguida, a obtenção de informações com o auxílio da rede de relação dos empreendedores. O ciclo do processo de marketing empreendedor se completa com a volta ao primeiro item, ou seja, às inovações incrementais e ajustes.

O marketing empreendedor, considerado como o marketing praticado por empreendedores no contexto das micro e pequenas empresas, ocorre de forma contrária ao que recomenda o modelo clássico de marketing difundido por Kotler, no qual o processo deve começar pela identificação das necessidades de mercado, incluindo a seleção de mercados-alvo.

No marketing empreendedor, primeiro se trabalha com a inovação.

Dica importante!

Se você precisa criar uma Identidade Visual para sua empresa, não deixe de acessar a We Do Logos. Lá você encontra dezenas de profissionais que vão te enviar propostas, ideias e criações para o seu negócio de maneira inovadora e exclusiva. E melhor: se nenhuma proposta te agradar, você tem seu dinheiro de volta!

marketing empreendedor

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.