Saiba tudo sobre o que a cor amarelo representa

Além da sensação de calor — não à toa, é uma das tonalidades quentes mais famosas —, o que a cor amarelo representa para você?

Muitos dizem que o que simboliza a cor amarelo é a felicidade. Para outros, energia. Quem associa essa tonalidade à inteligência também não está errado, afinal de contas, a cor amarelo pode significar isso tudo — e muito mais.

É comum encontrá-lo para relacionar produtos, por exemplo, com as estações mais quentes do ano. Mas a usabilidade do tom não para por aí.

Quer saber o que a cor amarelo representa no nosso dia a dia, e qual o significado da cor amarelo na publicidade? Então confira tudo o que selecionamos neste post!

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: Psicologia das Cores e Fontes para seu negócio

Tudo o que a cor amarelo representa

Saber o significado das cores em geral e como usá-las no cotidiano é muito importante. Mate sua curiosidade sobre o amarelo depois sobre muitas outras cores.

Confira: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

O uso da cor amarelo no cotidiano

Ela é sinônimo para luz, praticamente, já que é nossa inspiração mais óbvia para a fonte de iluminação de todo o planeta: o sol, o nosso astro-rei.

Talvez, por contribuir diretamente para a geração e manutenção da vida na Terra, o amarelo seja amplamente idealizado e utilizado como tradução para otimismo, alegria e criatividade.

O fato é que, diariamente, somos bombardeados por diversos tons de amarelo. Quer ver?

  • Na decoração, iluminação é o que a cor amarelo representa. Ideal para aquecer ambientes frios.
  • É a aliada da concentração, por isso, cai tão bem em salas de estudo e escritórios.
  • Nos semáforos, pede a atenção de condutores, passageiros e pedestres.
  • O dourado é a representação da riqueza e, por isso, associado ao luxo e à riqueza — material ou simbólica.

Veja tambémO significado da cor verde: a simbologia da cor da natureza

O que a cor amarelo representa para nós

Como já dissemos em outros artigos, as cores não são somente artifícios para chamar a atenção do consumidor, mas são capazes de mexer diretamente em nossas emoções.

Por exemplo: quer saber o que simboliza a cor amarelo na cura de sintomas físicos ou psicológicos? Muitas coisas!

A começar pelo despertar de esperança, por ser uma tonalidade vivaz, que atiça a nossa alegria imediata.

Mas a cor amarelo também trabalha com o nosso desprendimento e espiritualidade. No entanto, como é comum a todas as cores: de nada adianta exagerar no uso dela. Cores em excesso cansam a vista. No caso do que a cor amarelo representa nos excessos, seria mais ansiedade, no nosso dia a dia, e preocupações.

Saber dosar o seu uso, entretanto, é extremamente benéfico, como vimos até o momento.

O amarelo constrói confiança. É considerado um complemento primordial às boas ideias e, consequentemente, à solução de problemas.

Vale a pena considerar o uso de diferentes tonalidades de amarelo no seu dia a dia, portanto. Um pouco aqui, um pouco acolá. Na decoração, nos acessórios ou nas roupas. Não faltam opções para combinar essa cor, que possui diversas representatividades.

DICAS: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Qual o significado da cor amarelo na publicidade

Já que a cor amarelo é tão atrativa no nosso inconsciente, trazendo boas energias de diferentes maneiras, era de se esperar que ela também trouxesse vantagens múltiplas  nas campanhas publicitárias para cativar mais os seus consumidores.

Mas qual o significado da cor amarelo na publicidade?

Como podemos imaginar, ela visa, primeiramente, construir uma ligação de confiança com os seus clientes e potenciais consumidores.

Algumas marcas que utilizam bastante a cor amarelo em suas identidades visuais são:

  • McDonald’s.
  • Páginas Amarelas.
  • DHL.
  • Shell.
  • Ferrari.
  • Bic.
  • Renault.
  • Pirelli.

Veja mais: A psicologia das cores na identidade e no branding

Para os mais variados segmentos de atuação, e para os perfis de consumidores igualmente distintos. Mas com algo em comum, não concorda? A noção de que se trata de uma marca na qual você pode depositar a sua confiança.

Além disso, por ser uma cor forte, sabe o que a cor amarelo representa também? A sua atenção.

Ela conduz os olhos diretamente para a cor mais quente, entre tantas ao redor. Por isso, também, muitas placas de sinalização contam com o amarelo como cor de fundo (além de ser mais fácil de visualizar mesmo em condições precárias).

Por isso, se você estiver pensando em trazer um pouco mais de otimismo,alegria e evocar inteligência e criatividade a quem olhar a sua marca, vale a pena considerar nessa cor.

Confira também: Saiba qual é o significado das cores ao redor do mundo

O que a cor amarelo representa para você?

Agora que vimos toda a simbologia por trás da cor amarelo, que tal você considerar no que a cor amarelo representa para você?

A partir das suas respostas, acrescente um pouco de amarelo na sua vida! Pode fazer muito bem a você e às pessoas próximas de você!

Mais informação:

O uso correto das cores no marketing, em estratégias digitais, no branding e na construção da imagem de sua marca é fundamental. Como você viu no exemplo da cor amarelo, cada cor pode trazer sensações e emoções diferentes e é isso que você tem que aproveitar de cada uma delas.

Se sua empresa precisa de logotipo, site ou outros materiais de comunicação, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina.

We Do Logos