Você sabe o que a cor azul representa?

Utilizada amplamente na publicidade e em composições gráficas, a cor azul carrega consigo uma série de significados que vão além de seu apelo estético. Para entender o que a cor azul representa, é preciso pensar primeiramente em suas características básicas: o azul é considerado uma cor fria, que remete invariavelmente à serenidade e à calma. Por isso, quando se pensa no que simboliza a cor azul a para arquitetura, por exemplo, percebe-se que a tonalidade é mais usada em ambientes que buscam transmitir tranquilidade, como quartos e salas de estar.

Considerando todos os significados e simbolismos que envolvem o azul, é possível usar esses elementos a seu favor e criar peças e ambientes que expressem suas ideias de forma sutil e elegante. Confira abaixo algumas dicas e aprenda como usar a cor em seu dia a dia de maneira muito mais incisiva e adequada.

03 - eBook-2016-02-28-Influencia-do-design-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Entenda o que a cor azul representa em diferentes aspectos

Analisamos os significados da cor azul em diferentes contextos para que você tenha um panorama mais amplo de tudo que ela representa em cada campo em que apode ser empregada.

Veja também: Saiba qual é o significado das cores ao redor do mundo

A cor azul e a natureza

Quando se pensa em elementos naturais, não faltam exemplos para que se possa entender o que a cor azul representa. Ela está intimamente ligada à vida, já que é tom característico do céu e o símbolo tradicional para a representação da água. Por isso, vale a pena usar azul sempre que se tenha em mente a humanização de algum espaço e a construção de uma relação com elementos naturais. Dessa maneira, a cor azul na publicidade é muito usada quando se pensa em campanhas de conscientização ou quando se quer estabelecer uma relação direta entre o que está sendo exposto e uma tendência mais natural. Campanhas de produtos orgânicos ou de utensílios de jardinagem, por exemplo, podem trabalhar o que simboliza a cor azul em paralelo com as demais ideias da marca.

Confira: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

A cor também pode ser trabalhada para construir toda a identidade visual de uma marca que tenha sua temática relacionada com a natureza de alguma forma. Companhias aéreas ou marítimas, bem como agências de viagens, podem investir nessa opção. Produtos relacionados à higiene pessoal ou à limpeza também podem firmar sua imagem com base no que a cor azul representa e à ideia de frescor e liberdade, que também é gerada devido à relação da cor com a natureza e seus elementos.

Veja mais: O significado da cor verde: a simbologia da cor da natureza

Serenidade da cor azul

Assim como as outras cores frias, o azul transmite a ideia de calma para qualquer ambiente. Nesse caso, a tonalidade também é um fator de grande influência – enquanto azul-bebê é uma cor bem mais serena, azul royal ou petróleo podem ser cores que mantém a ideia de tranquilidade ao mesmo tempo em que deixam o local mais vivo e com mais destaque. Por isso, esses tons mais fortes são usados geralmente em uma única parece, enquanto a variação mais clara pode ser usada em todo o ambiente para fortalecer a ideia do que a cor azul representa.

DICA: Psicologia das Cores e Fontes para seu negócio

Em estabelecimentos comerciais, a ideia é a mesma. Por isso, sabendo qual o significado da cor azul, você pode criar ambientes que deixem seus clientes relaxados e, consequentemente, mais confortáveis. Salas de espera de consultórios médicos ou odontológicos, por exemplo, podem ter esse efeito calmante sobre os pacientes que aguardam atendimento. Spas e centros de estética também podem explorar o que simboliza a cor azul e criar o ambiente adequado para que seus clientes se sintam bem.

Conheça: A psicologia das cores na identidade e no branding

O que a cor azul representa na tecnologia

Você já reparou que grandes marcas de tecnologia e inovação tem como paleta de cores os tons de azul? Isso não é coincidência. Azul é também a cor que representa a inteligência, o progresso e o desenvolvimento científico, o que a torna uma excelente maneira de expressar o mote de empresas ligadas à tecnologia. Segmentos ligados à informática, eletrônicos e biotecnologia podem investir no significado da cor azul para dar destaque aos seus negócios e produtos.

O mercado financeiro também pode se valer da mesma ideia do que a cor azul representa, já que o tom também transmite a ideia de poder e sofisticação. Dessa forma, vale a pena usar a cor azul na publicidade de agências bancárias, companhias de seguros e empresas de financiamento, por exemplo.

A imagem de sofisticação também pode ser aproveitada em empresas de outros segmentos que tenham foco no luxo e na elegância. Seja em campanhas publicitárias ou em ambientes físicos, a cor e suas várias tonalidades podem ser usadas para criar uma atmosfera sofisticada ao redor dos elementos que se envolvem com a marca.

Confira também: Como usar a psicologia da cor para criar layouts matadores

Que achou de todas essas explicações  sobre o que a cor azul representa e dos diversos links sobre as cores e seus significados em diversas áreas? Realmente o estudo de cores é muito importante na hora de definir a imagem de uma marca e a identidade visual de um negócio, principalmente para quem precisa de um logotipo, por exemplo.

Se você precisar de logo e outros materiais de comunicação, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina.

Saiba mais: Identidade visual de uma empresa: como ajudamos o empreendedor

We Do Logos