O que é marketing de relacionamento? Encantar seus clientes!

O que é marketing de relacionamento? É um combinado de ações estratégicas que visam a manutenção do bom relacionamento de uma empresa e seus clientes.

Hoje, o mercado está mais agressivo e a concorrência cresce a cada dia, oferecendo produtos e serviços relativamente equivalentes. O público, por sua vez, é muito volúvel, consumido várias marcas que oferecem produtos semelhantes, sem sentimentos de traição a uma marca favorita.

Marca forte ajuda a vender

Conquistar novos clientes nesse mercado pode ser fácil, afinal, a lealdade das pessoas às marcas é bem pequena. Porém, conquistar novos clientes demanda saber realmente o que é marketing de relacionamento. Porque reconquistar um cliente perdido tem um custo bem mais alto do que manter a clientela, fazendo da retenção de clientes algo muito mais importante e mais barato do que a atração de pessoas.

O mercado está cheio de exemplos de marketing de relacionamento que deram certo, como o programa de fidelidade da rede Pão de Açúcar, os programas de milhagens das companhias aéreas ou o acúmulo de pontos para trocar por prêmios das operadoras de cartões de crédito.

Quer saber mais sobre o que é marketing de relacionamento? Confira nossa postagem!

Veja também: 3 dicas de como melhorar seu relacionamento com os clientes

O que é marketing de relacionamento para o negócio

A criação de um bom marketing de relacionamento está diretamente relacionada com a aproximação da empresa com o cliente, compreendendo seus desejos e necessidades e aumentando a percepção de valor da marca. Além disso, o banco de dados de clientes em potencial aumenta e a rentabilidade da empresa a longo prazo é potencializada. Afinal, o que é marketing de relacionamento senão se aproximar do clientes, entendê-los melhor e atender suas necessidade de forma surpreendente?

Podemos dizer que a gerência de um bom relacionamento trata-se de conduzir e levar os consumidores a perceberem os canais que a empresa disponibiliza para a realização de seus desejos, com o objetivo de transformar o não cliente em cliente, potencializar a frequência de compra, reduzir desistências e buscar a fidelidade desses clientes pela satisfação.

O objetivo foi alcançado quando percebemos que as pessoas falam sobre marcas, como a Apple, por exemplo, que, ao longo de sua história, não criou clientes, mas fãs. Por isso a importância de trabalhar a identidade da marca, o posicionamento de mercado e a segmentação, para que com essas informações se tenha um perfil definido do público consumidor.

  • Conheça o case do Point do Macarrão, um restitante carioca que usou a We Do Logos para desenvolver sua identidade visual de uma forma que favorecesse seus resultados e, é claro, o relacionamento com os clientes. Confira: CASE Point do Macarrão.

Criação de nome online

Confira mais este exemplo de um negócio que usou os serviços da We Do Logos com grande sucesso e criatividade. Dê uma olhada nos 388 nomes e slogans criados para esta empresa de cosméticos por 33 de  nossos redatores.

Confira: Como fazer pós-venda: estar sempre presente!

As consequências de um programa de relacionamento bem estruturado

Quando o marketing de relacionamento é feito da maneira mais correta, a empresa consegue saber se o cliente está ou não satisfeito com seus produtos e serviços.

Mas não só isso, ela também entenderá como o cliente percebe a empresa, saberá se as expectativas dele estão sendo atendidas e quais são suas necessidades mais urgentes.

Saberá também como seu público se posiciona diante da concorrência e descobrirá quais ações podem ser implementadas para atender ainda mais as expectativas das pessoas, além de conseguir desenvolver um mecanismo de pesquisa dinâmico, obtendo um feedback mais real.

Saiba mais: Como estruturar minha equipe de atendimento?

Agora que você sabe ainda mais o que é marketing de relacionamento, está na hora de pensar na identidade visual de sua marca. A criação de uma identidade visual é fundamental para que seu público se identifique com a sua empresa, por isso, se você precisa de projetos como criação de logotipo, webdesign, embalagens, entre outros, venha para a We Do Logos, nossos designers estão esperando seu briefing.

We Do Logos

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.