O que significa infográfico: tudo que você precisa saber!

Infográficos são ótimos aliados para o plano de marketing da sua marca: oferecem um vasto potencial de crescimento de público, gerando engajamento e links, e aumentando o reconhecimento da marca. Aqui você vai aprender o que significa infográfico e como criar e promover um infográfico e colocar seu conteúdo no centro das atenções.

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Confira: 8 surpreendentes modelos de infográficos criativos

Você sabe o que significa infográfico?

Um infográfico é exatamente o que parece ser: informação expressa graficamente, por meio de desenhos, figuras, mapas, diagramas, gráficos, etc. Tudo isso usando uma linguagem visual coerente com o tema.

Apesar de ser uma boa forma de autopromoção, os melhores infográficos são aqueles que se atém às informações, expressando dados objetivos de forma acessível e atraente. Eles devem ser apresentados de forma precisa, criativa e profissional. Em um mundo em que todas as marcas estão presentes nas redes sociais, compartilhando conteúdo a todo o momento, seu infográfico deve se destacar. Agora que você sabe o que significa infográfico, é importante seguir alguns passos:

#1 Determine os interesses do público

Se você espera criar um infográfico que vai deixar seu consumidor pensando: “Nossa, que legal! Tenho que compartilhar isso!”, você precisa evocar sentimentos nele. Então, antes de mais nada, saia da sua zona de conforto. Sempre há uma coisa legal a ser descoberta, criada e compartilhada – você só precisa observar, ajustar e direcionar seu pensamento. O nicho da sua empresa importa de certa forma, mas em muitos casos o infográfico não precisa ser sobre a marca em si, ele só precisa interessar ao público.

Criar personas é um jeito interessante de ajudar a criar conteúdo focado nos interesses do público. Digamos que sua empresa venda telefones. Quem são seus consumidores? Baseado em uma persona, você descobre que eles podem ser donos de negócios, chefes de comunicação ou até diretores de TI. Essas pessoas estão interessadas em desenvolvimento de negócios, crescimento econômico e estratégias de marketing.

Por exemplo, você pode ajustar e direcionar esses interesses para criar um infográfico que mostre estatísticas sobre desenvolvimento de negócios e crescimento em geral, mas que não mencione sua marca especificamente. O resultado é um infográfico útil e interessante que seu público pode compartilhar porque se aplica aos seus contatos e faz com que ele se sinta um especialista.

#2 Defina um tema interessante

Com os traços básicos da sua audiência em mente, você pode usar ferramentas de pesquisa para encontrar ideias do assunto que irá inspirar o conceito do seu infográfico. Comece sua pesquisa procurando por palavras-chave para ver quais os artigos compartilhados na web relacionados a esses termos. Quando você encontrar temas relevantes clique nos sites e dê uma sondada – encha sua cabeça de ideias e deixe que elas tomem forma em diferentes conceitos que você poderá usar na hora de criar seu infográfico. Afinal, o que significa infográfico senão uma forma de transmitir e uma forma visual e intuitiva as informações que interessam seu público?

Depois disso, você pode fazer um brainstorm de diferentes assuntos e restringir a um ou dois. Assim, você será capaz de perceber qual se encaixa melhor enquanto organiza os dados.

#3 Organize a informação

Assim como na etapa de conceituação, aqui você vai ter que entrar no campo virtual e pesquisar por dados confiáveis. Procure por estatísticas e dados que deem suporte ao assunto que você escolheu, mas que ainda não estão disponíveis para qualquer pessoa. Uma simples busca no Google pode gerar alguns resultados interessantes. Filtre os resultados até encontrar a informação mais preciosa, quando terminar comece a organizar os dados.

Muitas pessoas tentam incluir todas as estatísticas que encontram em um único infográfico e acabam gerando um material cansativo e nada atraente. Tenha em mente que as pessoas estão sempre ocupadas e a maioria está à procura de algo que salte a seus olhos de primeira.

#4 Crie um infográfico clean e criativo

Depois de decidir o melhor tema e direção a seguir, descreva como deve ser a linguagem visual do seu infográfico. Especifique as cores, o que deve ser apresentado em texto e o que deve ser ilustrado. Assim, o designer conseguirá perceber, rapidamente, como expressar cada parte da informação. Contratar uma agência especializada é uma boa opção para não correr riscos. Mas recursos para quem deseja criar sozinho um infográfico são inúmeros. Experimente entrar no Pinterest e procurar por infográficos. Você vai se impressionar com a quantidade de referências que vai encontrar. Caso queira um infográfico bem personalizado e criativo, solicita a We Do Logos, que em menos de 24 horas, dezenas de profissionais vão te enviar propostas com qualidade.

#5 Publique e promova!

Para se assegurar de que seu infográfico será visto e compartilhado é preciso que você use as mídias sociais para promovê-lo. A forma mais fácil de fazer isso é usando seu próprio site/blog. Escreva artigos que deem suporte ao seu infográfico e publique no seu site junto com links para compartilhamento. Esses artigos devem cobrir aspectos específicos do infográfico de forma mais aprofundada. A chave é evitar apenas reproduzir o que já existe no infográfico, escreva informações complementares para que as pessoas realmente tenham vontade de compartilhar.

Em resumo: entenda o que significa infográfico sobre determinado assunto para seu público e retrate da melhor maneira possível as informações que ele quer conhecer!

Infográficos assim como diversos outros tipos de materiais de design feitos de forma profissional e qualidade podem ajudar muito sua empresa. Um exemplo disso é o caso do restaurante Point do Macarrão que aumentou suas vendas em 80% assim que criou logo, cardápios, uniformes e embalagens com a We Do Logos!

Veja mais detalhes desta história de sucesso:

Blog-BannerCTA - HistoriasDeSucesso

Veja também: Você é um empreendedor produtivo? Confira nos infográficos!

Seja para fazer infográficos, cardápios, uniformes, fachadas de loja, websites e muitas outras peças de marketing, você precisará de designers de qualidade, como os profissionais da We Do Logos! Dê uma olhada em nosso portfólio e confira o alto nível de nosso trabalho aprovado por mais de 35 mil clientes satisfeitos. Acesse agora: Portfólio We Do Logos.

CTA08-Blog2016-600x200px-Logo

Saiba mais: Infografico e ebook: modelo de briefing de identidade visual

Sabe mesmo o que significa infográfico? Então confira 2 exemplos:

Esse infográfico mostra como a inovação aberta, a cocriação e o crowdsourcing vêm transformando a forma de interação entre empresa e clientes. As imagens também mostram as empresas que adotaram esse novo estilo de produção colaborativa e como cada uma trabalha essas ações.

o que significa infográfico

(via)

Veja mais: 18 erros que matam startups e outros infográficos

Conheça um pouco da dimensão dos comércios online através do infográfico criado pela Invesp Consulting – empresa especializada em comércio eletrônico. A ilustração mostra um pouco da história, consumidor e faturamentos, por exemplo.

o que significa infográfico

DICA: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Precisando criar infográficos? Conte com os quase 80 mil designers da We Do Logos!

Designers-WDL

Conheça: Infográfico traz perfil dos nossos designers

Na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina, sua empresa pode contar com  logo, papelaria, site e muitos  outros materiais de comunicação e design por um preço justo. Você faz o pedido, escolhe prazo, quanto quer pagar e em poucas horas já estará recebendo as primeiras opções de arte para pedir alterações, quantas quiser! E temos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

 

infográficos tudo promover marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *