Posicionamento de marca digital: o que eu preciso saber?

Qualquer marca que está em busca de sucesso e reconhecimento atualmente sabe da importância de se construir uma presença digital que seja impactante, única e, principalmente, relevante para as pessoas.

Os padrões de consumo têm mudado bastante atualmente e pode-se dizer com precisão que, mesmo que a compra do produto ou serviço não seja realizada na internet, a decisão e a escolha da marca, muitas vezes, vai ser. Os consumidores hoje estão a procura de marcas que lhes ofereçam diálogo, soluções completas, conteúdo de qualidade e valores alinhados aos seus próprios.

Por isso, ter um posicionamento de marca digital sólido e bem trabalhado é essencial para o sucesso. Conheça aqui algumas estratégias que podem ser usadas pela sua empresa para se consolidar nesse espaço, aumentando a sua visibilidade e reconhecimento.

Manual de Identidade

O Manual de Identidade Visual de uma marca é o conjunto de diretrizes estabelecidas por profissionais especializados (designers e analistas de branding) que determina quais são os elementos gráficos que a compõem e como eles devem ser usados.

São regras e orientações pensadas em favor da imagem e do posicionamento da empresa, que tratam da aplicação do logo (quando usar a versão colorida e quando usar a versão a uma cor ou qual o tamanho mínimo de aplicação, por exemplo), da utilização das cores, da escolha de fontes, ilustrações e imagens, enfim de todos os recursos gráficos que comunicam o posicionamento da marca.

Exatamente por isso, estar atento às regras do Manual de Identidade é essencial para a construção de um posicionamento digital — respeitar o que foi pensado e definido para a marca é uma forma simples de garantir que ela se torne cada vez mais forte, coerente e reconhecida pelo seu público.

Marketing de Conteúdo

Uma das principais estratégias para alcançar um bom posicionamento de marca digital é oferecer conteúdo de qualidade e relevância para o seu público. A internet é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade e a quantidade de pessoas que recorrem a ela em busca de informações é cada dia maior.

Uma marca que quer se tornar lembrada nesse meio precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo: qual o tipo de informação que essas pessoas consomem, o que elas procuram na internet, como atrair a atenção e os olhares? A partir dessas respostas, fica fácil criar um blog ou uma página direcionada, com conteúdo inteligente e exclusivo, que vai se transformar na porta de entrada de muitos novos clientes.

Imagine, por exemplo, que você gerencia uma empresa de arquitetura e está sempre postando textos que orientam as pessoas sobre uma obra no apartamento, sobre como escolher a tinta ideal, sobre quais são os materiais mais resistentes para os móveis. Você vai conquistar um número considerável de leitores que, ao precisar de um serviço de arquitetura, se lembrarão de você antes de todos os outros.

A dinâmica é simples: as pessoas estão em busca de marcas que gerem valor — e nada mais valioso que um texto ou vídeo direcionado e exclusivo!

Redes Sociais

Se tem uma coisa que o consumidor valoriza hoje em dia é o diálogo. Está todo mundo em busca demarcas que sejam confiáveis, transparentes e que estejam abertas a ouvir as opiniões, pedidos e considerações de seu público. As redes sociais aparecem como uma estratégia para fortalecer os laços entre marca e consumidor, uma vez que oferecem a possibilidade de uma comunicação direta e muito próxima.

É importante lembrar que existem redes com perfis diferentes atualmente e é preciso escolher aquelas que mais se relacionam com o seu negócio. Um escritório de advocacia, por exemplo, pode escolher estar somente no LinkedIn, que tem um perfil mas corporativo, enquanto uma empresa de moda pode atuar no Facebook e no Twitter, meios mais dinâmicos e informais. Tudo é possível, desde que as decisões sejam racionais e estratégicas. A partir de então, a presença nas redes sociais demanda uma atenção e um cuidado constante: é importante responder o público, apresentar conteúdo atualizado e trabalhar a presença da marca de forma positiva, consciente e contínua.

SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que significa a otimização dos mecanismos de busca. Se você nunca ouviu falar dessa palavra, está na hora de aprender o seu significado e as inúmeras possibilidades que ela traz.

Toda vez que um conteúdo é produzido, ele vai ser elencado junto com uma série de outros conteúdos nas ferramentas de busca da internet. É preciso utilizar algumas estratégias para garantir que ele fique bem posicionado e que a cada vez que alguém faça uma busca relacionada, seu texto apareça no topo da lista.

A principal estratégia é a escolha de palavras-chave que sejam relacionadas ao seu negócio e ao tema do texto. Espalhe essas palavras ao longo de todo o conteúdo, aumentando a indexação e as chances de ele ser lido. Utilize tags relevantes e procure sempre linkar os seus textos a outros dentro do blog, aumentando as relações e a sua presença na rede.

Google Ads

A importância do Google para o mundo digital é indiscutível. Estamos falando de uma marca que soube entender as demandas do público, se reinventar e oferecer soluções indispensáveis para o consumidor. Quem consegue viver sem a busca do Google hoje em dia? A boa notícia é que você pode utilizar todo o conhecimento, experiência e banco de dados dessa empresa em favor da sua marca por meio dos anúncios patrocinados.

Com um investimento relativamente baixo, você consegue aumentar a sua presença digital e apresentar sua marca para uma audiência qualificada e totalmente direcionada, já que terá sido filtrada pelo banco de dados do Google, supercompleto, segmentado e organizado.

É uma ótima estratégia para iniciar a construção de marca digital e conquistar espaço num mercado cada vez mais disputado.

Newsletter

Uma marca com boa presença digital é uma marca que é próxima dos seus clientes, que pensa em suas demandas e especificidades. Uma ferramenta essencial nesse processo é a newsletter digital ou e-mail marketing. É o material de comunicação que é enviado diretamente para o e-mail do seu público (previamente cadastrado num banco de dados que deve ser constantemente atualizado) e que apresenta conteúdo exclusivo e de interesse. É possível incluir links que levam diretamente ao site da empresa, tornando a relação ainda mais próxima e produtiva.

A construção de um posicionamento de marca digital deve ser feita de forma sistêmica. Isso significa que as estratégias e ações apresentadas aqui funcionam melhor quando combinadas umas com as outras, trazendo resultados ainda mais significativos.

Trace um plano de posicionamento digital para a sua empresa e perceba as diferenças nos seus resultados. Descubra 5 estratégias de marketing digital para otimizar ainda mais esse processo!