Material de Escritório: lista de 20 itens de papelaria na empresa!

material de escritório lista

A saber, a rotina de um escritório é bastante corrida. Exige praticidade, foco e organização, por isso, comprar adequadamente o material de papelaria facilita e muito a vida dos profissionais.

Desse modo, tanto faz se você é um executivo, empreendedor individual ou um trabalhador home office que toca o seu negócio de casa. O importante é que haja itens que vão fazer a estrutura do escritório ter a mesma organização e os materiais necessários para trabalhar com mais agilidade e sem perda de tempo.

Outro detalhe importante: use uma papelaria personalizada, com papel e envelopes timbrados, que conferem muito mais importância e respaldo às suas comunicações e documentos profissionais.

Nesse hiato, para deixar o seu escritório com cara de profissional, aqui vai uma lista de material de papelaria imprescindível para ter à mesa a qualquer hora.

Saiba mais: Como elaborar um cartão de visita nada óbvio?

Tudo de papelaria que você precisa como Material de Escritório

A papelaria que compõe o seu material de escritório não deve estar ali para ser um enfeite, ela tem uma função vital não apenas para manter uma organização esteticamente agradável, mas também conferir agilidade na realização das funções.

É comum colaboradores perderem muito tempo simplesmente procurando um papel timbrado ou um ofício para enviar um documento oficial, e isso multiplicado pelo número de funcionários e de requisições representa muita ineficiência.

Por isso, separamos os principais materiais  de escritório para deixar a sua empresa bem organizada independente do tamanho, pois é possível otimizar os processos em todas as escalas.

1- Organizadores

A princípio, são imprescindíveis para um escritório bem segmentado. Normalmente, são caixas emborrachadas ou de plásticos resistentes que podem servir para guardar documentos, pastas, contas diversas, orçamentos e contatos de fornecedores, entre outros.

A ideia é guardar o material de papelaria que não é muito acessado durante o dia a dia.

2- Organizador de mesa

Bem como, deixam seu posto de trabalho bem mais organizado, sem aquela aparência desagradável de papéis espalhados. Os mais comuns são de acrílico, mas você pode até fazê-los personalizados com o logo de sua empresa e usar como brinde para clientes.

3- Porta-lápis

A saber, dizem que uma mesa bagunçada reflete a personalidade de quem a usa. Evite passar essa impressão apostando em um porta-lápis. Há modelos variados, com material de fibra ou de plástico. Serve para guardar lápis, lapiseira, canetas, borrachas e deixa a mesa bem mais organizada.

4- Clipes

Enquanto isso, outros itens que sempre fazem falta para deixar seus documentos em ordem. Os clipes servem para anexar documentos e os deixam bem armazenados. São pequenos grandes auxiliares de um escritório.

5- Post-it

Excelentes para anotar lembretes e deixar recados, além de muito usados em empresas que usam as chamadas metodologias ágeis, como scrum e kanban.

6- Grampos

E quando você vai guardar aquele relatório que demorou dias para terminar e o grampeador está sem grampos? Por isso, eles não podem faltar nunca em nenhum escritório.

7- Calculadora

Pode ser encontrada nas versões mais simples ou até científicas e financeiras. Com isso, é imprescindível para qualquer escritório na hora em que você tem que fazer aquela continha complicada e quer se certificar de que não cometeu erros.

8- Carimbo

Desse modo, médicos, advogados, dentistas, contadores, engenheiros e outros profissionais que tem um número de inscrição em associações e ordens profissionais costumam usar um carimbo. Assim, esse recurso facilita muito na hora de assinar documentos.

9- Kit para escrever

Enquanto isso, canetas pretas e azuis, lápis, borracha, líquido de paper, lapiseira, apontador e grafite para lapiseira são necessários para qualquer escritório.

10- Grampeador

Nada mais chato que ver documentos e relatórios soltos sobre uma mesa. Então, grampeadores deixam a papelada organizada e evitam perder uma página de um documento importante.

Visto que, há desde grampeadores pequenos até maiores, que junta mais de 100 folhas de uma vez.

11- Maleta para arquivo

Compõe o kit de organização de documentos. Desse modo, a maleta pode abrigar qualquer tipo de papel e documento. Assim, esconde do ambiente, os documentos menos acessíveis e protege os papéis de poeira.

12- Pasta arquivo-morto

Uma das mais utilizadas em pequenos e grandes escritórios. Dessa forma, as pastas de arquivo morto são grandes e têm várias divisórias. Com isso, servem para abrigar envelopes, papéis e quaisquer documentos em tamanhos de folhas diferentes.

Material de escritório criado pelos profissionais da We do Logos:

Esses materiais de escritório que vamos listar a seguir vão sim muito além da organização, porque a We Do Logos cria peças para impressionar visualmente e coroar a identidade visual da sua empresa também na mídia impressa.

Separamos alguns materiais de papelaria muito usados nos escritórios e também trouxemos exemplos de artes que nossa equipe incrível desenvolveu para clientes de variados ramos para mostrar que além de tudo, somos extremamente versáteis.

Confira essas belas opções de material de escritório criado por profissionais que vão elevar o nível das peças gráficas da sua empresa e agregar muita credibilidade para seus possíveis clientes.

13- Cartão de visita

A saber, é um impresso promocional, que apresenta o profissional ou a marca aos clientes. Assim, sendo uma forma de publicidade de fácil aceitação. Bem como, a mais barata no mercado.

Cartão de visitas - Prodos Arquitetura
Cartão de visitas – Prodos Arquitetura

14- Papel A4

Antes de mais nada, é um dos papéis mais simples, baratos e, por isso, um dos mais utilizados em escritórios. A folha é branca, fina e lisa. Por isso, compra-se em pacotes (resmas) com 500 unidades. Sendo assim, serve para várias finalidades, desde imprimir uma compra, escanear fotos e documentos, fazer impressões e muito mais.

Papel A4 – Thatiane Oliveira

15- Papel timbrado

Já vem com a identidade visual da empresa impressa no papel (logo, slogan, ilustração por exemplo). Então, geralmente, serve para apresentar ao cliente ou a um fornecedor um documento impresso com a marca da empresa timbrada ou impressa.

Veja mais: Veja como criar papel timbrado online com economia e praticidade

Papel Timbrado – Thaís Carneiro

16- Envelopes tipo saco, simples e personalizados

Super necessários para guardar documentos e organizá-los por tipo. Desse modo, os envelopes simples, em papel branco, papel kraft, envelopes tipo saco, de vários tamanhos e modelos personalizados.

Nesse ínterim, as cores também variam bastante. Os profissional pode usar um carimbo da empresa para personalizar os envelopes. No entanto, o ideal é poder contar com envelopes timbrados e de qualidade, que impressionam seus clientes e geram mais confiança em seus serviços.

Envelope – Veloso Guimarães

17- Etiquetas

São adesivos em branco que o profissional pode escrever qualquer informação em cima. Etiquetar pastas e documentos é bastante útil para a organização de um escritório.

Além disso, etiquetas personalizadas podem ser usadas para dar um melhor acabamento em CDs e DVDs enviados a clientes.

Etiqueta – Carol Langhi

Confira também: Como criar um kit papelaria online e com qualidade

18 – Pasta-bolso

Feita de papel, as pastas não têm divisórias, mas vêm com uma espécie de bolso para guardar e dar suporte a folhas. Também costumam ter uma versão personalizada.

Pasta-bolso Lion

19- Pasta-dobra

São pastas simples com uma dobra apenas, boas para proteger poucas folhas, documentos, orçamentos, contas, comprovantes de pagamentos ou qualquer folha de interesse. Geralmente, os modelos são de plástico e são vendidos em várias cores.

É possível também personalizar estas pastas, para entregar propostas comerciais e orçamentos para seus clientes com muito mais elegância e alto impacto.

Pasta dobra – R&C Cirurgia Plástica

20. Crachá

O uso de crachá é essencial para a segurança e identificação nasempresas. Com isso, personaliza e unifica seus funcionários, que irão carregar a sua marca.

Crachá- Exclusiva Internet

Precisando criar papel timbrado, cartões de visita ou outros materiais de papelaria por um preço justo e com agilidade? Pode contar com a We Do Logos.

Então, faça o seu pedido de material no site, recebe dezenas de propostas e escolha a melhor de todas para usar em sua marca.

O que não pode faltar em uma mesa de escritório?

Conforme mencionamos, o material de escritório não pode ser apenas um item decorativo, claro que é importante que seja estéticamente atrativo para reforçar a identidade visual da sua marca, mas também é imprescindível que seja funcional.

Então, é preciso pensar em quais serão os materiais de escritório essenciais para estarem na sua mesa e nas mesas dos colaboradores, sempre carregando a sua logomarca.

Os itens de papelaria servem para que seus clientes recebam documentações oficiais com a sua marca para que ela se fixe na lembrança deles, então, faça os orçamentos no papel ofício por exemplo, que as chances são de que será percebido com muito mais valor e credibilidade pela clientela.

Cartões de visita também são fundamentais para poder espalhar seus contatos por onde passar de uma forma exclusiva e impactante.

Por fim, queremos dar um destaque para os crachás, que normalmente são itens que as empresas simplificam demais, colocam apenas a foto e informações do colaborador com uma logo pequenininha no canto superior. 

Opte por um crachá com design único, que sem dúvidas quando alguém encontrar um funcionário seu, a peça irá chamar a atenção dele sem sombra de dúvidas.

Como organizar o material do escritório?

Tem um dado que muitos gestores de empresas não se dão conta que é o desperdício de materiais de escritório, e convenhamos, um papel timbrado vale bem mais que um A4 liso, então precisa ser tratado com mais carinho.

Para não ter desperdícios, pense na organização dos materiais de forma que cada um tenha uma função clara e fiquem posicionados em locais estratégicos.

Sendo assim, itens menos utilizados ficam nas prateleiras de cima, ou no fundo, como os papéis timbrados e envelopes sacos, usados em ocasiões especiais.

Já itens de bastante giro, como papéis A4, canetas e afins devem estar sempre a mão, de preferência nas mesas, em uma gaveta ou porta documentos.

Como fazer controle de estoque de material de escritório?

Inventários periódicos podem ajudar a controlar a perda de materiais de  escritórios, e para facilitar isso, utilize softwares que facilitam esse controle.

Crie planilhas para que cada colaborador seja responsável pelos seus materiais, com datas de entrega, assim, quando forem solicitar novos materiais você terá uma noção de quanto tempo se passou para entender se houve ou não desperdícios.

Por fim, faça essa organização de forma elegante, com uma estética única e que tenha a cara da sua marca, por isso, conheça as soluções da We Do Logos para ter material de escritório de qualidade e impressionantes visualmente.

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