Método AIDA em campanhas publicitárias e para varejo: como aplicar?

Você já ouviu falar no método AIDA? O preceito foca em entender o comportamento do consumidor. Assim, considerando seus anseios, valores e necessidades, é possível guiá-lo melhor pelo Funil de Vendas. 

O método AIDA tem sua divisão em quatro partes, uma para cada letra do termo. Desse modo, cada letra representa uma etapa do cliente até efetuar uma compra.

  • A = ATENÇÃO
  • I = INTERESSE
  • D = DESEJO
  • A = AÇÃO

Você tem que atrair a atenção do potencial cliente. Em seguida, são necessárias ações para manter o interesse do consumidor em comprar o seu produto ou serviço. Logo, criar um desejo de compra é o caminho para que, por fim, ele tome uma decisão. Por último, virá a ação, com a efetivação da compra. 

Por isso, podemos definir AIDA como um método usado em Marketing e Vendas para entender melhor clientes em potencial (leads). 

Como devemos aplicar o método AIDA para criação de campanhas publicitárias, especialmente no varejo?

Defina uma persona

Antes de mais nada, persona são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário, atitude e/ou jeito definido, que poderiam utilizar uma marca ou serviço. Por isso, em um comércio como o de varejo, que é a venda direta, em pequenas quantidades, de acordo com as necessidades do consumidor final, ter uma persona é essencial.

Sendo assim, com a definição de sua persona, você saberá em quem, de forma exata, focar as suas campanhas publicitárias. Uma marca que passa uma mensagem, sem relação com o público, estará fadada ao fracasso. 

Etapas do método AIDA – Atenção

O processo de venda pode ser diferente, dependendo qual seja o seu produto e para quem você vende. Desse modo, se você vende mercadorias a varejo, que as pessoas já conhecem, será mais fácil garantir a venda com uma simples abordagem, postagem, promoção ou um bom e-commerce. 

No entanto, se o que você oferece for algo novo ou que ainda não faz parte da consciência de muitos potenciais clientes, o plano de marketing é a base para atrair clientes.. A princípio, você irá apresentar a sua marca.

Busque atrair o cliente e construa uma marca forte. Assim, adotar meios para criar contato com o seu serviço, também é um bom plano. As amostras grátis, em lojas físicas, e testes gratuitos, de lojas virtuais, são alguns exemplos.

Além disso, use imagens com cores certas e frases claras. Então, mostre apenas o necessário em suas campanhas publicitárias, para gerar curiosidade. Com isso, você precisa contar com peças de comunicação bem planejadas e feitas por um especialista.

Assim, conte com os profissionais da We do Logos na criação de uma identidade visual completa e perfeita para acompanhar as campanhas publicitárias de sua marca.

Interesse

Na fase de interesse, o cliente leva em consideração uma possível compra. Então, mostre os diferenciais e as vantagens de seus serviços. Bem como, exponha a relação entre o que você oferece e as necessidades do seu consumidor final. 

Desejo

Esta etapa já pode demorar um pouco mais. Visto que a pessoa irá considerar a sua marca, mas irá pesquisar outras opções. Assim, mostre o quanto o seu produto pode mudar a vida dela.

Desse modo, em seu comércio de varejo, físico ou online, cause emoção e convença. Sendo assim, exponha fatos, depoimentos, lista de clientes e garantias de que o seu serviço é melhor do que o do concorrente. Além disso, ao usar o método AIDA no marketing digital, conteúdos como ebooks e infográficos também são eficientes.

Etapa final do Método AIDA – Ação

Por fim, este é o momento em que você pode mudar o Desejo em Ação. Então, ofereça uma compra fácil. Bem como, criar estímulos, como descontos e marketing por indicação, também pode ser um caminho para que a conversão aconteça. 

Conclusão

E aí, pensando em usar o método AIDA em campanhas publicitárias? Então, conte com a We do Logos para a criação de artes de PDV, folder, layout de site, peças de papelaria, fachada e todas as peças de comunicação e designer para o seu comércio de varejo ou atacado.

Entenda como funciona a We Do Logos.

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