Como aplicar o método AIDA e impulsionar suas vendas?

método aida

Você já ouviu falar no método AIDA? O preceito foca em entender o comportamento do consumidor. Assim, considerando seus anseios, valores e necessidades, é possível guiá-lo melhor pelo Funil de Vendas. 

O método AIDA tem sua divisão em quatro partes, uma para cada letra do termo. Desse modo, cada letra representa uma etapa do cliente até efetuar uma compra.

  • A = ATENÇÃO
  • I = INTERESSE
  • D = DESEJO
  • A = AÇÃO

Você tem que atrair a atenção do potencial cliente. Em seguida, são necessárias ações para manter o interesse do consumidor em comprar o seu produto ou serviço. Logo, criar um desejo de compra é o caminho para que, por fim, ele tome uma decisão. Por último, virá a ação, com a efetivação da compra. 

Por isso, podemos definir AIDA como um método usado em Marketing e Vendas para entender melhor clientes em potencial (leads).

as 4 etapas método aida

As 4 etapas do método AIDA e como aplicá-las

Para que o método AINDA funcione de forma eficiente é preciso que você conheça bem a persona do seu negócio e já falamos disso por aqui, mas basicamente, a persona é uma representação fictícia que une as características e comportamentos do seu cliente em potencial em um personagem.

Então, quando você conhece bem a persona da sua empresa é mais fácil aplicar o método AIDA pois saberá o que de fato desperta as emoções que você busca na sua estratégia.

Para produtos ou empresas novas que ainda não tem uma base de clientes, é necessário um plano de marketing com uma boa pesquisa de mercado para entender melhor quem é seu cliente em potencial.

Com isso em mente, é hora de conhecer as etapas do método para aplicar na sua comunicação.

Etapa 1. Garanta a atenção

Cada tipo de produto ou serviço tem suas particularidades e dependendo de quais sejam as intenções do público alvo, haverá um elemento específico que vai conquistar a sua atenção.

Porém, é preciso que você considere a concorrência, então seu produto precisa se destacar aos demais para chamar a atenção dos consumidores, seja nos ambientes físicos ou na internet.

Então, para dar início ao método AIDA é fundamental que você tenha uma boa noção de como está o mercado e também elabore um plano de marketing eficiente para guiar suas estratégias.

Busque atrair o cliente e construa uma marca forte. Assim, adotar meios para criar contato com o seu serviço, também é um bom plano. As amostras grátis, em lojas físicas, e testes gratuitos, de lojas virtuais, são alguns exemplos.

Além disso, use imagens com cores certas e frases claras. Então, mostre apenas o necessário em suas campanhas publicitárias, para gerar curiosidade. Com isso, você precisa contar com peças de comunicação bem planejadas e feitas por um especialista.

Assim, conte com os profissionais da We do Logos na criação de uma identidade visual completa e perfeita para acompanhar as campanhas publicitárias de sua marca.

Etapa 2. Desperte interesse

Chamar a atenção é só o começo, mas é importante pois hoje em dia, disputamos a atenção do consumidor com várias outras coisas além dos nossos concorrentes diretos, então uma vez que você conquistou a atenção, é hora de entregar algo mais para que isso vire um interesse.

Para isso, o ideal é expor o diferencial da sua solução de forma simples e direta, deixando claro como ela pode resolver alguma dor que a persona possa ter.

Na internet há muitas ferramentas para que você execute ambas as etapas, sendo que o custo é bastante em conta.

Por exemplo, você pode fazer um anúncio bastante chamativo nas redes sociais, com um criativo atraente, e na descrição explicar melhor como o produto ou serviço funciona, de forma persuasiva para despertar o interesse.

Para isso existem técnicas de criativo para anúncios e também de copywriting, que é uma redação focada em despertar esse interesse, e aqui temos redatores que podem te ajudar nesse processo.

Etapa 3. Estimule o desejo

Nesse momento o método AIDA é um pouco mais complexo e é necessário que haja certa paciência, mas também mais técnicas de persuasão e conversão pois aqui você estará concorrendo diretamente com outras soluções.

Quando você mapeia a persona do seu produto, vai chamar a atenção pegando uma dor dele e oferecendo uma solução interessante para que ele busque saber mais, e neste momento, o cliente em potencial vai automaticamente comparar o seu produto com o do concorrente.

Aqui nessa etapa, uma marca consolidada e forte faz bastante diferença, pois quando seu produto se assemelha muito ao de um concorrente, a credibilidade pode ser um fator determinante para que ele escolha a sua opção invés da outra.

Etapa 4. incentive a ação

Outra coisa que faz muita diferença também após a fase do desejo é um incentivo a ação, que também é chamado de Call To Action ou CTA, e isso é mais poderoso do que você imagina.

Quando a persona está na etapa de consideração que descrevemos acima, ela já tem interesse na sua solução então é preciso fazer com que ela converta o quanto antes.

Técnicas como “Clique Aqui e saiba mais”, “Adquirira já”, “Solicite um orçamento” e por aí vai, estimulam o usuário a fazer uma ação de conversão onde pode ser direcionado para um web site ou chat em que a venda pode ser concretizada.

Além desse incentivo verbal à ação, essa última etapa pode ser potencializada com outras técnicas, como promoções, descontos e outras vantagens que fazem o cliente decidir pela sua posição e não a do concorrente.

Design profissional para anúncios que chamem atenção

Como falamos, o método AIDA quando bem aplicado é muito eficiente para auxiliar o aumento de vendas do seus negócios, mas para isso é preciso de designs profissionais para atingir o resultado buscado.

Para chamar a atenção, é preciso um criativo de anúncio com design icônico, que se destaque aos demais, e como complemento, é preciso uma redação bastante persuasiva para que seja despertado o interesse e fazer a persona chegar a última etapa e tomar uma ação de fato.

Portanto, na We Do Logos montamos um time completo para que possamos entregar soluções mais eficientes para sua empresa, então, temos um designer profissional para criar artes impactantes junto com um time de redatores experientes que farão copys bastante persuasivas.

Com um time desses, a sua marca estará em boas mãos e a utilização do Método AIDA na sua comunicação será bem mais sucedida.

Conheça nossos planos e veja o que cabe no seu orçamento.

Conclusão

E aí, pensando em usar o método AIDA em campanhas publicitárias? Então, conte com a We do Logos para a criação de artes de PDV, folder, layout de site, peças de papelaria, fachada e todas as peças de comunicação e designer para o seu comércio de varejo ou atacado.

Entenda como funciona a We Do Logos.

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