Antes de mais nada, há muitos empreendedores de sucesso, que começaram com um pequeno (ou micro) negócio. Bem como, as empresas de doces integram um mercado que se inova e cresce cada vez mais. Assim sendo, através da invenções de receitas e novas versões para o preparo e decoração de doces tradicionais. Aprenda escolher um bom nome para Doceria.
O mercado de doces, em muitos casos, necessita menor capital inicial e pode render altos lucros. Com isso, cada vez mais pessoas colocam em prática a ideia de vender brigadeiros, trufas, bolos de pote, chocolates, etc… Tais empreendimentos podem levar ao nascimento ou crescimento de uma empresa de doces.
Portanto, a concorrência é uma das dificuldades do ramo. Visto que, além do estudo de mercado e de concorrentes, é necessário determinação para entregar algo com diferencial e criatividade ao público. Desse modo, começando pelo nome do negócio.
Como criar o nome da doceria?
Em primeiro lugar, a escolha não precisa ser um processo rápido. Desse modo, com paciência e criatividade, você chegará a um nome que, junto com seus produtos, fará sua empresa única.
Criatividade
Como dito anteriormente, a criatividade é essencial no processo. De modo que, poderá gerir desde ideias mais simples às mais elaboradas, mas que sejam marcantes o suficiente para os clientes reconhecerem sua marca.
Haja vista que, para a criatividade se expandir, não existe ideia ruim ou errada. Pense em sugestões e depois faça a seleção entre as melhores.
Identificação com o negócio
Busque expressar elementos do negócio com o nome. Bem como, algum doce com receita especial ou o produto que faça mais sucesso. Além disso, poderá ser algo referente, ou o próprio nome do empreendedor.
Liste palavras e sinônimos que tenham características em comum com os doces, os sabores, a decoração, as cores, entre outros elementos de sua empresa.
Identificação do nome de doceria com o público
O nome precisa trazer identificação aos seus clientes. Portanto, busque conhecer o perfil dos consumidores e fazer a combinação com a escolha.
Dessa maneira, para garantir o reconhecimento de sua doceria, o nome precisa ser de fácil compreensão e pronúncia. Com isso, seus clientes irão identificar melhor a mensagem que sua marca deseja passar.
Sem plágio
Não coloque nomes parecidos com os de outras marcas. Vale ressaltar que plágio é crime, e os clientes vão perceber a imitação. Além disso, poderá confundir o público e não irá construir uma boa reputação para sua loja.
Em seguida, faça uma pesquisa no site do INPI e confira se o nome que você pensou está disponível. Com isso, cheque os domínios que ainda não têm utilização e descarte os que já têm.
Sugestões de nome de doceria para você se inspirar:
- Pedacinho de amor
- Empório do Chocolate
- Fazenda da Vovó
- Fazenda mineira
- Fino sabor
- Gotas de chocolate
- Gulosito’s
- Hora Doce
- I Love Chocolate
- La Doceria
- La Mama Doceria
- Favo de mel
- Doce amor
- Doce sabor
- Dulce Sabor
- Gran Sapore
- Inamoratta
- Doce Deleite
- Açucaradus
- Erva Doce
- Doce Mel
Brainstorming no processo de escolha do nome
O processo de brainstorming também auxilia na escolha de um nome para a sua empresa de doces. Visto que duas cabeças pensam melhor que uma, um encontro com seus amigos, sócios, familiares e funcionários pode ser útil. Desse modo, eles podem avaliar suas ideias e dar novas sugestões.
Logotipo para a sua doceria
Em seguida, a transmissão de ideias através de imagem também é eficaz. Dessa maneira, na construção da identidade de sua marca. Bem como, ao escolher uma logomarca, será mais fácil do público associar a imagem ao nome de seu domínio.
Por fim, após a criação do nome, é a hora de dar o próximo passo. Dessa forma, a escolha de uma logomarca é outra identificação visual importante para a sua empresa de doces. Assim, veja mais informações sobre como criar logotipo para a sua confeitaria.