7 dicas de como criar nomes de empresas de alimentos e 30 exemplos inspiradores

A princípio, criar nomes de empresas de alimentos é uma tarefa complexa, exercida por profissionais da área de branding, mas há algumas dicas importantes para que um empreendimento receba o nome certo.

Afinal, essa escolha é muitas vezes responsável por definir o fracasso ou o sucesso de uma empresa.

Chamado de naming, o processo de criação para o desenvolvimento de uma marca vai além do objetivo de elaborar um nome forte e interessante. Desse modo, criar um nome também faz parte de uma estratégia de negócios para a empresa alcançar o público certo. Além disso, com o domínio a marca ressalta o seu posicionamento.

Existem até casos de produtos que fracassaram no mercado devido a escolha errada de seu nome.

Primeiramente, para empreendedores que iniciaram seus negócios e querem um bom nome para colocar a empresa no mundo dos negócios, a dica é ficar atento aos 7 passos para criar nomes de empresas de alimentos que seguem logo abaixo.

Veja também: Cinco passos essenciais para criação de nome de padaria

Guia para criar nomes de empresas de alimentos

1- Defina o posicionamento de sua empresa

Antes de mais nada, um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é se preocupar com a parte visual e escolher um nome aleatório para o seu negócio. Assim, levando em consideração apenas um nome que soe simpático.

Mas na verdade, a recomendação é que o nome de empresa de alimento tenha relação a sua atividade comercial. Com isso, a intenção é que as pessoas reconheçam, de forma rápida, do que se trata a marca e o que ela oferece com qualidade para o mercado.

2- Explore nomes diferentes

Bem como, invista parte do tempo estudando o que a concorrência já fez e como a sua empresa pode fazer diferente e melhor do que há no mercado. Assim, lembre-se da importância de se tornar destaque e referência no ramo de negócios de alimentação.

Começar se diferenciando pelo nome é um bom passo.

Portanto, explore junções que dão certo. Desse modo, inspire-se em referências como países e regiões atrelados a produtos do seu negócio. Além disso, procure palavras que podem trazer lembranças e que tenham relação com a atividade comercial da sua empresa.

3- Evite nomes longos

Nesse hiato, a ideia de criar um nome claro e curto, é fazer uma rápida comunicação da marca com os seus clientes. Visto que, quanto mais simples e objetivo, melhor e mais rapidamente a empresa será lembrada no mercado. Então, siga o exemplo de grandes marcas como Nestlé, Del Valle e Sadia.

4- Atenção ao fazer combinações

Enquanto isso, marcas com sociedade tendem a unir nomes dos sócios para agradar ambas as partes ou representá-los. No entanto, veja se essa será mesmo uma boa ideia. Algumas combinações, como união de nomes, podem ser muito ruins.

Dessa forma, más combinações podem causar péssima sonoridade e pronúncia, escrita confusa e dificuldade de leitura. Tudo isso pode levar a sua marca a servir de piada. Então, fuja desse risco.

5- Pesquise e compare

Exercício útil para iniciantes, realizar uma pesquisa mais profunda conhecendo os nomes das marcas de alimentos que já existem no mercado é muito útil.

Assim, a pesquisa e a comparação são úteis durante o processo de criação, podem, inclusive, evitar a criação de nomes já existentes. Além disso, a pesquisa poupa a empresa de mais trabalho nessa etapa, ou seja, ter que mudar todos os seus materiais de comunicação e até a fachada e uma loja, por exemplo.

6- Seja criativo: seu nome deve ser único

A dica não menos importante neste processo de criar nomes de empresa de alimentos é: seja criativo e não tenha medo de errar.

Na publicidade, esse processo criativo muitas vezes começa com um brainstorming (tempestade de ideias). Dessa forma, é quando uma equipe se une para colocar todas as propostas à mesa e pensar em mais opções. Sendo assim, não tenha medo de errar ou de expor o que pensa.

Todos pensam, relacionam insights, lembram de referências e colocam ideias sobre a mesa, depois que a primeira rodada da reunião reuniu o máximo de ideias possível. A partir daí, começam a escolher as melhores ideias.

7- Peça a opinião de amigos e outras pessoas

Depois de selecionar 2 ou  3 nomes preferidos, peça a opinião de amigos e de pessoas que acredita que tem um perfil parecido com o do seu público. Com isso, você terá ajuda para se certificar de que não está cometendo um erro.

Confira 30 exemplos de nomes de empresas de alimentos

Abaixo, confira alguns exemplos de nomes de empresas de alimentos sugeridos por profissionais da We Do Logos, em diversos projetos criativos. Há marcas focadas em food service, alimentos prontos para bares e restaurantes e outros em pães e massas.

1- Empresa do ramo de iogurte

A saber, o projeto contou com a participação de 33 redatores, que enviaram mais de 250 sugestões de nomes para a empresa do ramo de iogurtes e derivados do leite. Confira o resultado:

  • Unavitta
  • Campo Nutri
  • PuroNutri
  • Campo em Casa
  • Sabor do Campo
  • Nutrepuro
  • Campo e Vida
  • Felicyttá
  • Vitaly
  • D’leite

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

2- Empresa de pão de queijo

Focada em pães de queijo gourmet, a empresa solicitou um nome para a sua marca e garantiu mais de mil sugestões. Desse modo, o projeto teve participação de 64 redatores. Seguem algumas sugestões da equipe de criação da We Do Logos:

  • Empório Du’Queijo
  • Petit diQueijo
  • Levizz
  • Privilège
  • duQ
  • Chee’siê
  • DeliCheese
  • OhMG!
  • Sabor de Perto
  • Hoje Tem

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

3-  Empresa do ramo de pães

Padaria tradicional, esta empresa obteve 160 opções de um novo nome para a sua fábrica de pães no interior do Brasil. Participaram 20 redatores no projeto. Confira alguns exemplos:

  • PanDeli
  • Espaço Fino Sabor
  • Menegusso Panificadora
  • Panificadora e Confeitaria Coloniary
  • Colônia do Trigo
  • Confeitos do Sítio
  • Cheirinho dy Pão
  • Puro Sabor
  • Empório do Pão
  • Caseiro Sabor

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

Saiba mais: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Logotipo para empresas de alimentos 

Após definir qual o domínio, pense na criação de um logotipo para a sua empresa de alimentos. Sendo assim, o logo fará as pessoas relacionarem a identidade visual com o que o seu negócio oferece. Além disso, irá construir a identificação de sua marca e mostrar o seu posicionamento no mercado.

Com isso, toda empresa de sucesso se preocupa e busca uma identidade visual completa e marcante. Desse modo, em cores, símbolos e slogan, o logotipo irá representar o que é a sua marca. 

Logotipo para empresas de alimentos criados pelos profissionais We do Logos:

Logotipo para empresas de alimentos: Docinhos
Empresas de alimentos: Gourbon
Empresas de alimentos: Gourbon Café
Logo NutriGarden
Logo: Confeitaria Funcional NutriGarden
Empresa de alimentos orgânicos: Vitalle Horti
Bar e Chopperia: Beach Chopp
Flurbess – Restaurante variado, com bubble kill, pretzel, waffle, raspadinha, pipoca e sorvete de uma forma diferente e divertida.
Logotipo Pão de alho do Comadre - Fabricação  artesanal de pão de alho
Logotipo Pão de alho do Comadre – Fabricação artesanal de pão de alho

Dicas para a criação de logotipo para a sua empresa de alimentos

Identidade – Primeiramente, construa um estilo próprio para a sua marca de alimentos. Visto que, para o seu logo trazer o impacto que você deseja, ele precisa retratar o estilo de sua empresa. 

Cores – Nesse ínterim, as cores são um dos pontos principais na hora da escolha do logotipo. De acordo com estudos, 80% das pessoas acreditam que as cores são capazes de aumentar o reconhecimento de uma marca.

Assim,  por serem ligadas ao estímulo e alegria, as cores mais adequadas no ramo de alimentação são: o vermelho, o laranja e o amarelo. 

Por outro lado, o ramo de alimentação saudável ou com alguma outra especialidade, muitas vezes, vem com outras cores, como o verde e o roxo.

Tipografia – Em primeiro lugar, você precisa de uma fonte clara e precisa. Assim, um logo para empresa de alimentos pode ser de acordo com o símbolo e as cores. 

Além disso, as letras também podem ter uma cor que se sobressaia para ser o destaque da arte.

Escolha o logotipo perfeito – Vale ressaltar que a criação de um logo não é apenas desenhar uma imagem para as redes sociais ou a fachada de sua loja. 

Lembre-se que o logotipo irá representar o que o seu estabelecimento oferece, o que ele é e sua qualidade. Por isso, você precisa de um bom design de logo para se firmar no mercado. 

Conclusão

Então, que tal usar um site de concorrência criativa, como o We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina?

Desse modo, envie o seu pedido. Assim, de forma rápida, você irá receber as primeiras opções para dar a sua opinião. Além disso, você poderá pedir quantos ajustes quiser, até encontrar a arte perfeita para a sua marca.

Afinal, saiba mais sobre a We Do Logos:

Clique aqui para acessar o site da We Do Logos

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