Nomes de empresas multinacionais: dicas para criar e exemplos criativos

Antes de tudo, se o mercado brasileiro ficou pequeno pra você ou se a ideia da sua empresa é vender também fora do Brasil, pensar em nomes de empresas multinacionais adequados é o primeiro passo para ser visto com bons olhos nesta nova etapa de negócio. Dessa maneira, criar nomes de empresas multinacionais é um processo estratégico, portanto o cuidado ao escolher o nome certo para uma empresa desse porte é de importância é determinante para o sucesso.

Nesse âmbito, separamos 5 dicas para ajudar na criação de nomes de empresas multinacionais. Além disso, segundo a revista Forbes, no Brasil, há 30 grandes empresas nacionais que se internacionalizaram e conquistaram o mercado externo.

Ou seja, são empreendimentos que ampliaram seu mercado de vendas e aproveitam para crescer longe de seu país de origem. Todas, pensaram sobre nomes de empresas multinacionais, e definiram o nome apropriado para essa etapa da vida da empresa.

Agora, inspiradas nessas e em outras marcas, acompanhe as dicas para colocar em prática as técnicas para que sua multinacional ganhe um nome à altura do seu negócio e obtenha sucesso no mercado.

Saiba mais: Dicas para criar nomes criativos para empresas

5 dicas para criação de nomes de empresas multinacionais

1- O nome de empresas multinacionais precisa retratar seu posicionamento

Primeiramente, relacionar o nome do negócio ao seu segmento no mercado é a dica número 1 para dar nomes de empresas multinacionais. Por exemplo, a empresa de alimentos Sadia e a empresa de petróleo e gás do Brasil, Petrobras.

Dessa forma, o nome, então, precisa retratar os diferenciais da marca. Nesse campo, é importante fazer com que o cliente e o mercado tenham uma rápida compreensão da identidade e do posicionamento do empreendimento no setor em que atua.

2- O nome de empresas multinacionais precisa ser impactante para seu público

Em segundo lugar, nem sempre o nome de uma multinacional está relacionado à atividade do seu negócio. Por exemplo, a Ferrari, empresa automotiva famosa por fabricar carros esportivos altamente potentes e de luxo, foi batizada com o sobrenome do dono e fundador da marca, o italiano Enzo Ferrari.

Mas por que o nome pegou? Por causa da força e da tradição dos negócios. Desde 1939, a marca, de nome Scuderia Ferrari, já patrocinava eventos de corrida e passou a fabricar os próprios carros em 1946.

O nome já era conhecido, ficou mais conhecido e marcante com o passar do tempo e se tornou sinônimo de esporte e velocidade.

Outro exemplo é a Ford, fabricante de automóveis fundada por Henry Ford, nos Estados Unidos, em 1903. A empresa implementou sua primeira instalação no Brasil em 1919, ou seja, pouco tempo após sua fundação.

Pense fora da caixa, seja uma pessoa criativa e aposte em nomes potentes. Nem sempre a atividade comercial precisa estar estampada no nome da marca. Outras características também fazem a diferença para que o nome se sobressaia:

  • Nome que se identifica com seu mercado;
  • Seja de fácil compreensão;
  • Simples e objetivo;
  • Fácil de se recordar, gerando lembrança de marca.

3- Use o storytelling

Terceiramente, faça um exercício para encontrar significados importantes no nome escolhido para a sua multinacional. Um nome que tem uma boa história para contar agrega importantes valores.

Por exemplo, a empresa Wolksvagen, onde Wolks Vagen significa carro do povo. Dessa maneira, imagine o que isso despertava na mente do público quando a marca foi lançada.

4- Faça diferente

Faça uma pesquisa mais profunda sobre as marcas multinacionais que existem no mercado e tente se diferenciar.

É muito importante que sua marca não se confunda com outras, com nomes parecidos, causando erros de interpretação sobre seu posicionamento.

5- Simplifique

Seja direto, objetivo e descomplicado. Criar nomes de empresas multinacionais é uma tarefa difícil e demorada. O recomendado é testar possibilidades antes de escolher a melhor opção.

A melhor delas, conforme apontam os exemplos abaixo, são escolhas simples, que falam diretamente com o consumidor, e fáceis de pronunciar, de escrever e de ouvir.

Tente se perguntar? Esse nome soa bem aos ouvidos? E lembre-se:pessoas que falam diferentes idiomas irão usá-lo, é preciso que funciona para todas essas pessoas.

Já pensou em criar um personagem para sua marca? 10 dicas para criar nomes de mascotes para empresas

20 exemplos de nomes de empresas multinacionais no Brasil

Atuantes e tradicionais no Brasil, a lista traz 20 exemplos de nomes de empresas multinacionais com destaque no mercado mundial.

As áreas de atuação são as mais variadas, indo desde empreendimentos do ramo de alimentação, até bancos, petróleo, seguros e automotivos. Inspire-se!

  • Vale
  • Weg
  • Marcopolo
  • Gerdau
  • BRF
  • Itaú – Unibanco
  • Microsoft
  • Sadia
  • Perdigão
  • Alpargatas
  • Marfrig
  • Votorantim
  • Petrobras
  • IBM
  • Ford
  • Procter and Gamble
  • Banco Santander
  • Nestlé
  • Allianz
  • WallMart

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