Dicas e sugestões de nomes para escritório de contabilidade

Procurando um nome para seu escritório de contabilidade que passe credibilidade e confiança para seus clientes? Veja abaixo algumas dicas sobre o mercado e algumas regras de ouro para definir o melhor nome para seu escritório de contabilidade e transmitir credibilidade e confiança para seus clientes.

16 - eBook-Como-criar-nome-ideal-para-negocio-CTABlog

Veja também: Receita para criar nome e slogan de contabilidade perfeitos

Mas antes do Panorama do Mercado, vamos entender melhor o caminho para escolher um bom nome para seu escritório de contabilidade:

9 Regras práticas para escolher nome para escritório de contabilidade:

  1. Em um processo criativo não existe sugestão feia ou errada – Coloque para fora e anote o máximo de ideias que conseguir, sem se preocupar.
  2. Faça a ligação do nome de seu escritório de contabilidade àquilo que ele oferece – Um empreendimento chamado “Bom paladar” nos leva a pensar que se trata de algo ligado à comida, “Aventura extrema” seria uma agência de turismo, e assim por diante.
  3. Duas cabeças pensam melhor que uma – Peça a opinião de familiares, colegas e amigos nessa etapa criativa e peça para que eles contribuam com sugestões.
  4. Ter um nome de escritório de contabilidade muito parecido com o de outros escritórios não é uma saída elegante – O cliente identificará o plágio e seu negócio não pode crescer com a fama de imitador.
  5. Tem que funcionar online e off-line – Durante o processo, cheque os domínios disponíveis e descarte os que já estão sendo utilizados.
  6. Fugir do estrangeirismo é uma grande “sacada”. Consulte o dicionário, nele há uma gama de palavras interessantes, com significados instigantes. Procure uma palavra na qual o duplo sentido não exista, a não ser que seja de seu interesse chamar a atenção.
  7. Transmita uma ideia ou uma imagem no nome de seu escritório de contabilidade – Associar uma imagem facilitará na escolha de sua logomarca e na identificação de seu negócio.
  8. Tenha um nome curto e de fácil pronunciação – Isso facilitará de modo geral a vida de seus funcionários e clientes.
  9. Localização – Muitas vezes uma forma rápida de diferenciação e posicionamento está em utilizar o nome da rua ou bairro ou praça (em que seu negócio esteja localizado) no nome de seu escritório de contabilidade. Ex: Paulista Contábil ou Escritório de contabilidade Praia do Forte.

Pronto, agora você até poderia começar a criar o nome da sua empresa. Será?

nome escritório de contabilidade

Nomes de escritório de contabilidade, processo criativo:

Um processo criativo é sempre desafiador mas com certeza pode ser muito divertido. É preciso estar disposto a falar e deixar falar. Ouvir sem criticar e tentar potencializar as melhores ideias. Veja como conduzir esse tipo de processo:

  1. Escolha um local agradável, protegido de barulhos e espaçoso para reunir as pessoas que farão parte da reunião. Entre 3 e 8 pessoas pode ser um bom número.
  2. Faça um briefing do seu posicionamento para orientar as pessoas mas sem direcioná-las. Indique 3 fatores importantes que o nome deve trazer a mente dos clientes.
  3. Todos devem ouvir e falar, evitando críticas: todas as ideias são válidas. Esta técnica se chama “brainstorming”, quando se coletam várias ideias para só depois de uma pausa filtrá-las em grupo.
  4. Alguém será responsável por anotar TODAS as ideias.
  5. Depois de 1 hora e trinta minutos, faça um intervalo.
  6. Ao retornarem, os participantes podem discutir as qualidades e desvantagens de cada nome e votar nas 4 ou 5 melhores ideias.
  7. Em dado momento (já combinado antes) o líder deve dizer que a reunião irá terminar em breve mas que gostaria de ranquear as propostas em ordem de importância para selecionar a melhor.

Você acha que nesse ponto já estará tudo ok para definir o nome? Na verdade, estes 2 tópicos iniciais foram apenas para posicionar você de um roteiro geral de todo o processo. Existe um passo anterior a estes: Estudar o Mercado!

ferr13-ferramenta-quanto-custa-nome-ctablog

Veja mais: 10 dicas de como criar um nome e inspirações de marcas

O Mercado de Contabilidade no Brasil

Como dissemos, o primeiro passo que todo empresário ou empreendedor deve dar antes de iniciar um novo negócio é buscar dados para conhecer bem o mercado onde deseja investir seu tempo, conhecimento, experiência e dinheiro.

Desta forma ele poderá saber o que vai ser enfrentado nesse ambiente para definir estratégias, planejar táticas e, inclusive, determinar as ações de marketing posicionando sua empresa adequadamente diante dos concorrentes e na mente dos clientes.

Panorama nacional

De acordo com dados do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), só no Brasil, existem 491 mil profissionais registrados e 82 mil escritórios de contabilidade ativos. Destas, no Estado de São Paulo, 62% tem menos de quinze funcionários e 61% faturam menos de R$ 40.000,00 por mês.

A região Sudeste é destaque e concentra mais da metade dos contadores, seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Nos últimos cinco anos, houve aproximadamente 170 mil novos registros de profissionais da Contabilidade. Do total de contadores e técnicos em contabilidade registrados nos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cerca de 135 mil estão na faixa etária de até 35 anos.

Presença da mulher no mercado

E o universo feminino já ocupa quase metade do mercado na área da Contabilidade. De 491 mil profissionais, 202 mil são mulheres. Além disso, pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade mostra que mais de 58% dos profissionais da classe contábil preferem atuar em empresas da iniciativa privada ou abrir o próprio escritório a ter que ingressar no serviço público.

Evolução nos últimos anos

Nos últimos dez anos, o número de profissionais na área de contabilidade aumentou em 37%, o que mostra que a concorrência tem se acirrado e o interesse pela profissão subiu.

Além disso, pequenas e médias empresas tem tido uma percepção negativa das empresas e profissionais de contabilidade. 20% delas pensam em trocar de contador nos próximos 6 meses e metade das que tem contador a menos de um ano já não tem uma boa avaliação dos mesmos. Mais de 33% relata que já pagaram multas devido a erros desses profissionais.

Outra falha do mercado que você deve encarar como oportunidade: 67% das empresas não recebem nenhum relatório.

Veja mais dados como estes no infográfico da Nibo: O Contador e a Pequena e Média Empresa

E mais: O serviço de consultoria é pouco explorado pelas empresas contábeis. Dependendo do tipo de consultoria, apenas entre 41% a 62% dos escritórios oferecem esse serviço tão relevante, distribuídos nas áreas fiscal, contábil, tributária, planejamento tributário e contabilidade gerencial.

Duas coisas ficam claras a partir destes dados apresentados:

  • Existe uma oportunidade de conquistar clientes ao demonstrar a competência, a confiabilidade e a excelência do seu trabalho, dado que muitas empresas reclamam dos atuais serviços recebidos.
  • O mercado está em expansão, é preciso se diferenciar.
  • Existe uma lacuna na oferta de serviços de maior valor agregado, como consultoria fiscal, contábil e tributária.

Por tudo isso, é tão importante se diferenciar em cada em detalhe, a iniciar com um bom nome.

Agora que você conhece o mercado, vamos pensar em como escolher nomes para escritório de contabilidade?

dicas de nomes para escritorio de contabilidade

Veja mais para o seu escritório de contabilidade:

Dicas de nomes para escritório de contabilidade

Estes poderiam ser alguns nome genéricos:

  • Solução Contábil
  • Contacerta
  • Seu sobrenome + contabilidade
  • Seu sobrenome + Assessoria Contábil e Fiscal
  • Contabilidade Cálculo Real
  • Escritório de contabilidade + seu bairro, rua ou local de referência

Mas ficou claro para você pelo que dissemos nos parágrafos anteriores que alguns pontos devem ser levados em conta. A diferenciação!

Excelência nos serviços e qualidade “a prova” de falhas além de escolher um nome que passe esses valores. Veja alguns exemplos de nomes para cada “tipo” de escritório:

Dicas de nomes para escritório de contabilidade que passem confiabilidade:

  • Exata Contabilidade
  • Seta Contábil
  • Precisa Contabilidade
  • Double Check escritório de contabilidade
  • Rigor Contabilidade
  • Contabilidade Diamond

Dicas de nomes para escritório de contabilidade que passem um diferencial:

Neste caso, você precisa definir algo que diferencie seu escritório dos outros, como a tecnologia, rapidez, conhecimento técnico, a localização, serviços completos em todas as áreas etc.

Veja algumas sugestões para esses tipos de nomes de escritório de contabilidade:

  • Ágil Contabilidade
  • TecnoContábil
  • Sapiens Assessoria e contabilidade
  • Próxima Contabilidade e Finanças
  • Plena contabilidade

Dicas de nomes para escritório de contabilidade que mostrem especialização em consultoria:

São diversas áreas de consultoria para explorar, talvez seja interessante se especializar em alguma delas:

  • FisConsult assessoria e consultoria fiscal e contábil
  • Leão consultoria tributária e contabilidade
  • GestContábil consultoria de gerenciamento contábil
  • Plan assessoria e planejamento contábil

Como você viu, as possibilidades são infinitas, o importante é que haja por trás uma historia dos nomes de escritório de contabilidade que faça sentido para você e para seu público.

Esse posicionamento precisa ficar claro e ser verdadeiro. Se a Contábil Exata começar a cometer erros ou se a Ágil Contabilidade não ficar atenta, todas essas dicas de nomes de escritório de contabilidade não vão te ajudar em nada.

Isso vale também para as empresas que se especializarem em consultoria e assessoria. É preciso realmente dominar a área divulgada, ter procedimentos definidos e realmente saber como prestar esses serviços de forma adequada.

Checklist Final

Depois de passar por todos esses processos e com a lista gerada pelo brainstorming em mãos, o ideal é passar este cheklist com alguns dos pontos que ressaltamos para ver se o nome é bom mesmo:

  • O nome é de fácil pronúncia ou compreensão?
  • Ele não é muito grande?
  • Tem palavras em inglês que podem confundir o público?
  • O som e a escrita remetem a atividade da empresa?
  • Tem um bom apelo junto ao público alvo?
  • Se visse esse nome usado por um concorrente, o que acharia dele?

nomes de empresas de publicidade

Criando um nomes para escritório de contabilidade pela internet

Você é um empresário dinâmico e não tem tempo a perder em longos processos criativos. Além disso, quer investir um valor que caiba no seu orçamento.

Então ficou fácil de achar um nome para seu escritório contábil!

Faça como outros 35.000 empresários satisfeitos e cadastre-se no site We Do LogosCom ele você faz seu pedido de nome (ou materiais de design para sua marca) e imediatamente milhares de profissionais de comunicação recebem sua solicitação e começam a criar nomes para sua empresa.

Em 24h você já estará recebendo dezenas de sugestões, analisando, pedindo ajustes e selecionando as melhores e terá o nome que precisa, do jeito que queria e pagando um preço extremamente acessível.

E se você procura outros serviços como criar um slogan para sua empresa, fazer logotipo ou cartão de visita, pode contar com a We Do Logos também.

Webinar: Seu escritório já tem um site?

Descubra como fazer um assistindo a este vídeo com Pedro Renan, CMO da We Do Logos, e Sabrina Gallier, CMO do Nibo:

Já registrou o nome para escritório de contabilidade?

Caso já tenha o nome ideal para o seu escritório ou está em dúvida com alguns nomes sugeridos por amigos, sócios ou pessoas do seu meio, veja a disponibilidade de cada nome no nosso aplicativo Registro de Marca.

Em apenas 3 segundos você já terá a resposta se o seu nome preferido está ou não disponível para registro. A TechTudo – maior portal de tecnologia do mundo – usou e aprovou com nota 10 nosso aplicativo! Se preferir, pode ter acesso pelo desktop também, basta acessar o link a seguir: App Registro de Marca.

dicas imperdíveis para aprender a gerir seu tempo e aumentar a produtividade