Hoje em dia, quase todas as empresas têm presença forte na internet, seja para divulgar seu negócio, vender seus produtos e, principalmente, para manter uma relação mais humana com seus clientes.
Chega a ser espantoso uma empresa que não é participativa nas redes sociais, que não tenha um blog e, sobretudo, que não invista nos seus e-mails. Você se assustou quando falei nos e-mails?
As empresas, cada vez mais, tendem a focar em redes com grande visibilidade, e o e-mail não recebe a atenção que deveria, apesar de comprovadamente ser o método mais eficiente para se trabalhar on-line (e muitas vezes off-line também). Isso acontece porque há um enorme desafio em se criar estratégias eficientes de e-mail marketing para obter resultados satisfatórios.
Sabendo disso, nos juntamos com a Rock Content, que é especializada no assunto, e criamos um e-book que vai melhorar a conversão de seu e-mail marketing!
Ajudaremos você a ter total eficiência na comunicação, convertendo, assim, mais clientes qualificados para o seu negócio. Você aprenderá também:
A importância do e-mail marketing em uma estratégia digital;
O funil de e-mails por completo;
Como melhorar a taxa de entrega;
Como melhorar a taxa de abertura;
Como melhorar a taxa de cliques;
Como melhorar a taxa de conversão de vendas.
Aproveite, este e-book é gratuito. Baixe-o agora! Mas se você ainda não acredita no potencial do e-mail marketing, conheça mais sobre essa ferramenta e saiba como utilizá-la estrategicamente a seguir:
Melhore o seu e-mail marketing
O marketing digital está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso se deve ao fato de as estratégias digitais apresentarem uma melhor relação entre custo e benefício do que outras estratégias comuns. Porém, para utilizar a internet ao seu favor é preciso ter um conhecimento, no mínimo básico, para começar a ver resultados.
Isso serve para divulgar o seu negócio, vender seus produtos, ou, ainda, manter uma relação mais humana com seus clientes. As estratégias on-line são capazes de alcançar resultados incríveis quando bem planejadas! Uma ferramenta ótima, capaz de impulsionar vendas e que deve ser utilizada é o e-mail marketing.
Mas para conseguir o sucesso desejado, é preciso saber como melhorar a conversão do seu e-mail marketing: o e-mail tem um grande poder de convencimento, basta saber utilizá-lo. Quer saber como otimizar o seu e-mail marketing? Continue acompanhando!
Crie sua lista de e-mails
Um erro que prejudica sua taxa de conversão é a compra de lista de e-mails. Há quem fique animado em comprar uma lista com milhares de endereços de e-mail, porém, a maioria dessas pessoas nunca vai abrir o seu e-mail.
Isso acontece porque as pessoas tendem a ver mensagens que sejam interessantes para elas ou que elas solicitaram receber. Ao ver uma mensagem de um remetente que ela não conhece, o e-mail provavelmente será excluído e marcado como SPAM.
O ideal é que você crie a sua própria lista de e-mails. Para isso, use estratégias de captura, por exemplo, incluindo um campo em seu site para que os usuários se cadastrem e recebam a newsletter. Outra maneira é criar uma landing page e oferecer alguma vantagem em troca do endereço de e-mail: um e-book, por exemplo.
Não se esqueça de pedir a autorização para enviar seus e-mails. Afinal, ninguém quer ter sua caixa de entrada lotada de mensagens indesejadas.
Segmente seu público antes de disparar campanhas
Trabalhar a segmentação é fundamental para alcançar uma ótima taxa de conversão em suas campanhas de e-mail marketing. Afinal, é por meio delas que você consegue o maior número de pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
A segmentação é usada para disparar o e-mail certo para a pessoa certa. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas femininas, o seu público-alvo é formado por mulheres. Portanto, você deverá disparar o seu e-mail marketing para mulheres, conforme outras características, como idade e faixa de remuneração.
Ao fazer isso, você aumenta as chances de abertura de seus e-mails e, consequentemente, de conversão. Outra forma de segmentação é enviar mensagens de acordo com o perfil de cada grupo de consumidores. Para isso, você precisará saber o comportamento de compra ou os interesses de cada um, a fim de dividir as pessoas em grupos. Posteriormente, será possível enviar as mensagens apropriadas a cada perfil.
Capriche no título/assunto do e-mail
Com toda a correria do dia a dia, é natural que as pessoas selecionem o conteúdo que vão consumir e as mensagens de e-mails que lerão. Por esse motivo, o título ou assunto do e-mail marketing torna-se altamente relevante para aumentar sua conversão.
Se a chamada não for atraente, o usuário apagará o e-mail sem ao menos abrir a mensagem. Escreva um assunto que aguce a curiosidade do usuário e faça com que ele queira abrir o seu e-mail. Porém, nada de excessos! Escreva um título com até 70 caracteres.
Personalize também as mensagens
Se você conseguir fazer com que o usuário abra a sua mensagem, já terá um grande ponto positivo ao seu favor. Mas para fazer com que ele clique em seu e-mail, compre suas ofertas ou realize qualquer outra ação é preciso personalizar as mensagens.
A taxa de conversão significa que o seu consumidor clicou em alguma parte atraente em seu e-mail. Personalizar as mensagens é uma forma de tornar o e-mail mais interessante para um dado cliente. Assim, não hesite em chamá-lo pelo nome ou utilizar suas últimas compras ou pesquisas como referência para se comunicar com o potencial comprador.
Evite os exageros
Outra boa dica para melhorar a taxa de conversão é evitar os exageros. O e-mail marketing precisa ser praticado na medida certa.
Não envie mensagens descontroladamente Tal atitude pode desanimar o cliente e criar o efeito contrário: ele reter uma imagem negativa e não abrir mais seus e-mails.
Longos e cansativos textos também não são atraentes para sua conversão. As pessoas querem algo rápido, dinâmico e direto. Então nada de textos muito longos ou parágrafos extensos. Busque sempre focar em mensagens curtas, rápidas e sem palavras complicadas.
Procure também trabalhar com e-mails responsivos. Afinal, boa parte dos usuários acessa sua caixa de mensagens várias vezes ao dia, por meio de seus smartphones.
O e-mail marketing é uma ferramenta que pode aumentar consideravelmente suas vendas, por isso capriche em suas mensagens. E se você gostou dessas dicas de como turbinar o seu e-mail marketing, compartilhe-as nas suas redes sociais!