O inbound marketing é uma dessas tendências que causou alarde, nos últimos anos, principalmente pelo retorno que tem trazido a quem investiu nesse novo conceito.
Mas você sabe o que é inbound marketing?
Em tese, o inbound marketing é uma maneira nova de praticar as técnicas de marketing levando em conta 2 pontos fundamentais:
- Produzir o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo.
- A tendência do consumidor de procurar on-line antes de decidir por um produto ou serviço.
Quer saber mais sobre o que é o inbound marketing e como ele pode gerar novas e mais constantes receitas para a sua marca? Então confira tudo a respeito no nosso post de hoje!
Saiba mais: Content Trends 2016 – Entenda as tendências de marketing de conteúdo no Brasil
O que é inbound marketing e como ele funciona
Como falamos anteriormente, o consumidor está mais atento às novidades do mercado. Cerca de 90% deles, por exemplo, pesquisam sobre os produtos ou serviços de seu interesse antes adquiri-los ou visitar uma loja física.
Ou seja: em vez de seduzir o consumidor, a estratégia passou a ser chamar a atenção do seu público-alvo. E o inbound marketing se tornou a principal ferramenta para isso.
A seguir, separamos algumas das principais formas de colocar o inbound marketing em prática na sua empresa:
- Produção e publicação de posts no blog corporativo.
- Atuação sólida nas redes sociais da sua marca.
- Distribuição de conteúdo em canais de comunicação, como e-books e infográficos (ver exemplos).
- Realização de webinars e podcasts.
- Fóruns on-line.
- E-mail marketing.
- Técnicas de SEO.
Focando suas atenções em alguns dos itens acima, você vai compreender um pouco mais sobre o que é inbound marketing e o que ele pode fazer por você.
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O processo do inbound marketing
Com uma série de estratégias, como as listadas anteriormente, você consegue ampliar o alcance da sua marca.
Isso porque essa nova maneira de enxergar o marketing visa atuar em 5 etapas diferentes:
- Atrair mais tráfego para os seus canais virtuais.
- Converter os visitantes em leads (pessoas interessadas no que você tem a oferecer: veja “o que são leads“).
- Fazer de cada lead uma nova venda.
- Transformar as vendas em clientes fidelizados.
- Tornar os clientes fidelizados em promotores da sua marca.
Veja como isso é interessante e torna o inbound marketing um ciclo que conta, exclusivamente, com o engajamento do público.
Por isso dissemos que se trata de produzir o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo. Para fazer isso, os seguintes princípios devem fazer parte da sua rotina:
Marketing de conteúdo
A partir de uma pesquisa sobre quem é o seu público-alvo, você conclui a primeira etapa do que é inbound marketing, pois é a grande lição que você precisa aprender para criar conteúdos do interesse deles, para chamar a atenção deles.
DICAS: Veja como gerar leads produzindo conteúdos para o seu site
Ciclo de compra
Agora que você já conhece a sua persona (como é conhecido o seu público, no inbound marketing), é preciso iniciar o processo de conversão que falamos anteriormente.
Personalização
Com publicações e divulgações personalizadas, você estabelece um elo com seus clientes e potenciais clientes. Uma vez estabelecido, é preciso focar na manutenção dessa ligação entre vocês.
Veja mais: Invista nas redes sociais mais usadas por sua persona
Canais estratégicos
O seu público se concentra mais no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Snapchat ou em alguma outra rede social? Então, priorize o conteúdo nesse canal de comunicação, especificamente — mas sem ignorar os demais, é claro.
Afinal de contas, onde mais eles consomem conteúdo será, também, onde mais eles vão falar de você e compartilhar as suas publicações.
Interação
Como um complemento ao tópico anterior, trata-se de enraizar ainda mais o contato com o seu público-alvo. São os likes e compartilhamentos, assim como os comentários, a interação mais valorizada. Na verdade, este ponto é fundamental para medir o retorno do público, pois ajuda a trabalhar as próximas estratégias de inbound marketing.
Hoje em dia, likes e curtidas já não são mais tão relevantes quanto a participação direta via comentários e mesmo a criação de conteúdos originais pelos usuários e compartilhados. Com a chamada “compra de likes” (via anúncios em postagens ou na própria fã page) o empresário pode estar dando um tiro no pé ao encher suas páginas com perfis de pessoas que nada têm a ver com ela!
É por isso que o inbound e o marketing de conteúdo são cada vez mais relevantes, trazendo um público selecionado que verdadeiramente admira sua marca e chega a interagir com ela de forma espontânea!
Confira também: Marketing de Conteúdo: Por que é importante para as PMEs
Os resultados obtidos com o inbound marketing
Agora que você já sabe o que é inbound marketing, entenda a relevância dele nas suas estratégias atuais para divulgar o seu negócio e gerar mais vendas:
- 55% dos usuários navegam mais por sites com um blog atualizado do que sites sem blog.
- Cerca de 70% dos usuários clicam mais em resultados da sua busca orgânica do que em anúncios pagos, o que evidencia a eficácia das suas técnicas de SEO nas suas páéginas.
- 58% das empresas brasileiras já praticam estratégias de inbound marketing.
- O inbound marketing é 62% mais econômico do que o marketing tradicional para gerar um novo lead.
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