O que é o ponto de venda ou PDV de uma empresa?

Em primeiro lugar, PDV de uma empresa é o ponto de venda do comércio. Bem como, é um conceito abrangente, que traz mais de um significado para o dia a dia de uma empresa. Assim, podendo se referir à loja física, virtual, consultores de venda ou, como alguns empreendedores o chamam, Sistema de Frente de Caixa. 

Portanto, o Ponto de Venda, ou o popular PDV, consiste no local em que o consumidor tem acesso direto ao serviço ou produto oferecido pela empresa. Desse modo, é onde o cliente finaliza a compra. 

Imagem-PDV-WeDoLogos

Sistema de Vendas – PDV de uma empresa

A princípio, diferentes segmentos possuem diferentes definições de PDV, e, em alguns casos, a criação de ações podem representar uma aproximação e elo com os consumidores. Desse modo, podem ser ideias que estimulem a compra do produto, como promoções e amostras. 

Contudo, para que a realização dessas ações tenham sucesso, é preciso o conhecimento sobre seu nicho de vendas e sobre o público que está buscando atrair. 

Com isso, é no PDV que os vendedores irão lançar a tentativa de venda de seus produtos ou serviços. Assim, esses profissionais, geralmente, efetuam as vendas e contam com o uso da tecnologia para o lançamento no sistema de gestão para lojas.

O que é sistema de vendas PDV de uma empresa?

Um sistema de vendas PDV é um software, que integra todas as atividades e faz a automação de processos no ponto de venda. Assim, facilitando o desempenho dos colaboradores, otimizando a gestão da empresa e dando mais qualidade no atendimento ao cliente. 

Vantagens de utilizar o sistema PDV

O sistema PDV proporciona várias ferramentas para o auxílio da gestão empresarial, em tempo real. Sendo assim, oferecendo, por exemplo, dados referentes à transações, emissão de documentos fiscais, controle de estoque e diversas outras informações de extrema importância, reunidas em um único lugar para facilitar o gerenciamento do negócio.

Além disso, ao integrar o sistema de PDV ao seu software ERP as operações passam a funcionar de maneira ainda mais fácil e linear.

Gestão do estoque com o PDV

De modo que, o PDV traz a funcionalidade de integração do sistema ao estoque do comércio. Com isso, tendo a atualização automática, de acordo com a venda de cada mercadoria. Portanto, evitando a falta de produtos, pois possibilita a visualização, com antecedência, para a reposição da mercadoria em tempo hábil.

Além disso, o sistema mostra a data em que os produtos entraram no estoque, o que dá um controle de movimentação da mercadoria.

Controle financeiro

O controle financeiro também é mais um ponto positivo da utilização do sistema de ponto de venda. Visto que possibilita um maior poder sobre a parte financeira e fiscal do negócio. Dessa maneira, através do registro em tempo real das vendas e dos valores que a empresa tem a receber.

Melhor atendimento utilizando o PDV

O PDV traz a automatização de processos, o que resulta em uma agilidade no atendimento para os clientes. Bem como, facilita e otimiza o trabalho dos colaboradores da empresa.

Gerenciamento de diversos PDV de uma empresa

Apesar das vantagens, é essencial o conhecimento de qual sistema trará o melhor retorno na gestão de seu negócio.

Nesse hiato, há disponíveis alguns sistemas mais antigos. Assim, tais modelos, que são exportados manualmente, atuam na asseguração de todos os dados do projeto em um servidor localizado no próprio comércio.

Por outro lado, os modelos mais modernos garantem mais vantagens e segurança de dados. Assim sendo, oferecendo a expansão com dispositivos sem fios, o acesso remoto a outros Pontos de Vendas e o armazenamento em nuvem, o qual protege as informações por meio de criptografia. 

Conclusão

Há cada dia surgem novas formas de negociações, através do e-commerce e internet. Ademais, a concorrência apresenta cada vez mais criatividade e abrangência. Portanto, como uma prioridade do negócio, o sistema PDV é indispensável na gestão e no controle de uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *