Rebranding: o que é, motivos para fazer e empresas que fizeram

Antes de mais nada, é interessante analisarmos a palavra rebranding pelo ponto de vista etimológico, o prefixo “re”, origina-se do latim, e possui o sentido de significar, já a palavra branding, origina-se do inglês, e significa marca. Ou seja, rebranding é a resignificação de uma marca.

O que é rebranding?

Rebranding é uma forma processual de gestão da marca, onde pode ocorrer mudanças na identidade, na imagem, na linguagem e/ou no posicionamento da empresa, a fim de que a marca seja percebida de uma outra maneira. 

O resultado disso pode ser verificado através do engajamento do público, tendo reflexo no aspecto comercial (faturamento), ou institucional. Dessa forma, o rebranding está ligado a uma ressignificação da empresa no entendimento dos stakeholders. 

Stakeholders são todas as pessoas que possuem relação direta ou indireta com a marca, sejam eles os consumidores, os funcionários, os acionistas, os concorrentes, o Estado, entre outros.

Sendo assim, o rebranding pode impactar efetivamente a vida de variadas pessoas e dependendo da estratégia, esse impacto pode ser positivo ou negativo.

Entendendo rebranding

A gestão do rebranding ocorre através de um conjunto de processos com a finalidade de criar valor para a marca e/ ou potencializar os resultados esperados. 

A partir do entendimento das necessidades de cada negócio, é traçada uma estratégia. Essa estratégia guiará a escolha do tipo de mudança no branding. Após essa definição, iniciam-se as mudanças operacionais, as ações de marketing/ comerciais, ações de comunicação, entre outras. 

Diante disto,  faz-se necessário  o acompanhamento destas ações para analisar os resultados e caso algo esteja em desconformidade, tenham oportunidade de fazer os ajustes necessários.

Motivos para fazer rebranding

Há uma série de motivos para se tomar a decisão de realizar o rebranding de uma empresa. Entre os motivos mais frequentes, estão: a mudança de posicionamento da empresa; a alteração do público-alvo; imagem da empresa afetada negativamente; e a mudança da estratégia comercial.

Apesar de muita gente ligar rebranding à parte visual, esse processo envolve muito mais que isto.

Estes são alguns tipos de mudanças de um rebranding:

  • Alteração de Nome
  • Modernização de Logo (redesign)
  • Alteração da Identidade Visual
  • Modificação das cores institucionais
  • Variação de elementos visuais
  • Transformação na linguagem e abordagem junto aos stakeholders

Empresas que fizeram rebranding

Skol

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A Skol é uma das maiores marcas de cerveja presentes no Brasil, ainda assim, não ficou ilesa das críticas de seus consumidores. Nesse sentido, seus comerciais adotavam um viés machista, em que as mulheres eram colocadas como objeto de desejo. Nos dias atuais, isso é inaceitável.

Por isso, a Skol precisou ressignificar a sua marca (rebranding), e ficar de acordo com o mercado atual. Em 2016 a empresa realizou uma grande mudança no seu posicionamento, adotando uma nova linguagem e modernizando seu logotipo.  Podemos observar essas transformações por meio das suas campanhas publicitárias e das redes sociais.

Ponto ( Ponto Frio)

Imagem-Ponto-WeDoLogos

Em abril de 2021, o Ponto Frio surpreendeu a todos com o rebranding da empresa – sendo este o caso mais famoso que vamos apresentar nessa lista.

O Ponto Frio tornou-se simplesmente Ponto. A mudança ocorreu devido à alteração de sua estratégia comercial que agora é focar no segmento de tecnologia e deseja atingir um público-alvo mais jovem. Esta nova estratégia resultou, portanto, na troca do nome, assim como na mudança gigantesca da identidade visual, e da linguagem adotada em sua comunicação.

Visualmente, observamos que houve alteração tipográfica, em que a fonte passou a ter traços mais arredondados, alteração nas cores, tiraram o predomínio do vermelho e o preto passou a ter maior destaque, e alteração no tradicional símbolo do pinguim, que passou a ser mais abstrato e minimalista, o que é uma tendência mercadológica.

Hotmail | Outlook

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Voltando um pouco no tempo, em 2012, visando uma ressignificação da marca, ou seja, o rebranding, a Microsoft ‘aposentou’ o famoso Hotmail e nos apresentou o Outlook – uma nova plataforma de gerenciamento e-mails, com um outro nome e uma identidade visual totalmente nova e moderna.

A decisão da empresa para a mudança aconteceu pois a antiga plataforma já estava um pouco ultrapassada tecnologicamente. E, com a chegada do Gmail, seu maior concorrente, precisou ser totalmente modernizada e assim continuar atingindo novos públicos.

Você pode ir além fazendo o rebranding da sua empresa

Ao fazer o rebranding, a sua empresa pode adquirir vantagens competitivas em relação aos concorrentes.  Essas vantagens podem ter relação com aumento da lembrança da marca, familiaridade com o nome, identificação da sua marca em meios as outras, aumento no volume de vendas, fidelização na experiência de consumo.

Ademais, é notório que no processo de definição da mudança na marca é preciso analisar a estratégia. 

Nós, da We Do Logos, somos especialistas em design e há mais de 10 anos ajudamos empreendedores a realizar o rebranding de suas empresas. 

Por isso, podemos te ajudar no rebranding nos seguintes aspectos: redesign da logo, definição de slogan, nova identidade visual, novo nome, definição das cores institucionais, embalagem ou rótulo do seu produto, padronização nos elementos visuais das redes sociais, criação de uniformes, layout de itens personalizados e artes de todos materiais que possuem ponto de contato com o público-alvo que você deseja atingir.

Nós te ajudamos a ter uma marca conectada com o seu público.

Por fim, entre em contato com a gente clicando no botão abaixo e converse, pelo chat, com um de nossos consultores.

Se você não gostar, você não paga por isso!

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