Ocupados X produtivos

É fato que no universo corporativo as pessoas estão quase sempre ocupadas. Porém ocupação não é significado de produtividade. Veja a diferença apontada por Millor Machado, em post publicado no blog Saia do Lugar e faça seu dia render mais.

Ocupar o tempo X Aproveitar o tempo

As pessoas ocupadas costumam preencher suas horas com várias tarefas, que por sinal acabam enrolando-as e dificilmente conseguem entregar o trabalho no prazo. Já a pessoa produtiva foca em uma atividade e visa entregá-la de forma que vá além das expectativas, aproveitando o máximo do tempo para realizar sua tarefa.

 

Fazer o que acontece X Fazer acontecer

As pessoas ocupadas se distraem fácil e o que é importante, mais não urgente, fica para depois. Os produtivos sobem o que precisam para alcançar seu objetivo e ignoram qualquer coisa que possa atrapalhar. Por exemplo, imagina um piloto de F1 checando o Facebook a cada cinco minutos na corrida.

 

Seguir as regras X Criar as regras

Pessoas ocupadas ao receber muitas tarefas saem executando sem entender bem o motivo real, o que dificulta realizá-la. Os produtivos fazem questão de entender tudo para estarem ciente de onde precisam chegar. Assim traçam seus planos de maneira diferente.

 

Conclusão: Produza ou descanse, enrolação é desperdício

O corpo humano necessita de descanso, para produzir com excelência não é necessário trabalhar 24h por dia, pois assim dificilmente será produtivo. Não há problema em checar as redes sociais, cochilar ou tomar um café. Basta ter foco e organização.

 

Fonte: Blog dos empreendedores

Veja Também:

Como empreender e manter a qualidade de vida?

Empreendedor e empregado ao mesmo tempo

7 perfis de empreendedores