Apesar — ou por causa — da crise econômica, o mercado de empreendedorismo no Brasil continua em alta. Nesse contexto, muitas pequenas e médias empresas sabem que recorrer a estratégias de marketing é o melhor caminho para se destacar em meio à concorrência acirrada. Mesmo assim, na hora de escolherem onde e como gastar a verba de divulgação, surgem grandes dúvidas.
Investir em inbound marketing ou em outbound marketing? Qual é o ideal para sua empresa? Se você se faz essa pergunta ou se ambos os termos parecem de outro mundo para você, então este post chegou na hora certa! Continue a leitura para saber as diferenças entre esses dois tipos de marketing e qual é a melhor opção para uma empresa que deseja crescer. Vamos lá?
As diferenças entre outbound e inbound marketing
Antes de avaliar qual tipo de marketing funciona melhor para uma PME, precisamos definir com clareza quais são as opções disponíveis. Atualmente, podemos dividir o marketing em duas grandes vertentes: o outbound marketing e o inbound marketing.
Outbound: marketing de interrupção
O outbound marketing, também chamado de “velho marketing”, consiste em interromper o que o consumidor está fazendo para captar sua atenção e, assim, transmitir sua mensagem. Ou seja, é um marketing de interrupção, que busca ganhar clientes por meio de estratégias, de certa forma, mais diretas.
Exemplos de ações de outbound marketing são comerciais de TV, outdoors nas ruas, telemarketing e distribuição de flyers para as pessoas em suas casas ou nas ruas.
Inbound: marketing de atração
Conhecido como “novo marketing”, o inbound consiste na atração e na conquista da atenção do consumidor através de conteúdos qualificados para o público-alvo da empresa. Este é, portanto, um marketing de permissão, em que a empresa trabalha para oferecer conteúdos que atendam às necessidades dos clientes quando esses procuram por eles.
A estratégia, aqui, é ganhar a atenção do consumidor com a permissão do mesmo. As ações de inbound marketing investem a maior parte das suas estratégias no marketing digital, através de blogs corporativos, e-mail marketing, redes sociais e canais de vídeos no YouTube, entre outros recursos.
Inbound marketing x outbound marketing
Ok, agora já sabemos um pouco mais sobre o que é inbound marketing e outbound marketing, entendendo como eles se diferem. Mas, para poder decidir qual é o mais efetivo para uma PME, precisamos ir ainda mais fundo em suas características. Após entendermos as diferenças conceituais entre ambos, é hora de conhecer as diferenças práticas. Veja:
Investimento
O investimento necessário para o inbound marketing costuma ser muito menor que o do outbound marketing. Investir em estratégias de inbound inclui, basicamente, apenas os custos de produção e manutenção de um blog ou de outros meios de divulgação dos conteúdos.
Já o outbound marketing possui custos de produção e realização dos conteúdos, além do aluguel ou conquista do espaço para as divulgações maiores. Um comercial na TV aberta nacional, por exemplo, dificilmente sai por menos de R$ 300 mil, enquanto um blog pode alcançar o mesmo público com um gasto consideravelmente menor.
Conversão
O segundo ponto a ser considerado tem a ver com a conversão. O inbound marketing converte muito mais que o outbound por uma razão óbvia: como o marketing de permissão convida as pessoas a conhecer o conteúdo e a mensagem, ele atrai pessoas já pré-dispostas a ouvir o que está sendo comunicado. Além disso, a estratégia agrega valor e conhecimento à vida das pessoas e, assim, constrói um relacionamento forte e de confiança.
O marketing de interrupção, por sua vez, expõe a mensagem para pessoas que, muitas vezes, não possuem nenhum interesse em relação ao que está sendo exposto a ele. Entretanto, o inbound exige constante monitoramento, para você saber o que está ou não funcionando dentro de seu planejamento.
Apesar de o outbound marketing ainda ser muito efetivo, ele não é o mais indicado para uma empresa de pequeno ou médio porte. Para PMEs, o inbound marketing funciona muito melhor, pois exige um investimento inferior e traz um retorno significativamente maior com o passar do tempo.
Gostou de conhecer o outbound e o inbound marketing? Então, confira mais ideias de divulgação para o seu negócio em nosso post sobre marketing nas redes sociais!