Para que as pequenas e médias empresas continuem a atender a demanda dos clientes num momento em que o crédito bancário está mais caro, Marcio Torres, gerente especialista em Crédito da Serasa Experian, aconselha os empreendedores a intensificarem sua negociação com os fornecedores, tendo em vista ampliar parcerias de médio e longo prazo.
O indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas obteve sua sétima queda consecutiva, com o recuo de 0,6% em maio deste ano. Isto se inverte a situação de 2010, quando o crédito bancário estava mais atrativo. Com base no balanço de 60 mil PMEs no segmento de indústria, comércio e serviço os dados do Serasa apresentaram que 54% das dividas de curto prazo estavam ligadas a financiamentos bancário.
Na opinião do especialista, independente do tamanho da empresa, todas devem buscar o fortalecimento nas relações com os fornecedores. Pois, está é uma forma de conseguir negociar novas condições de prazos e preços.
“Ao buscar alternativas ao financiamento bancário numa relação mais forte com os fornecedores, o empreendedor poderá encontrar soluções para acompanhar o crescimento de sua demanda”, analisa o especialista em crédito.
Fonte: Agência Sebrae