Conheça as principais plataformas para sites e entenda suas diferenças

Ter um site hoje em dia deixou de ser um diferencial de mercado, para se tornar uma obrigação de qualquer empresa, principalmente aquelas que estão chegando agora. E, principalmente no início, deparar-se sempre com a mesma pergunta: “onde fazer o meu site?”, uma dúvida comum em meio a todas as plataformas existentes.

Mas em meio a tantas possibilidades disponíveis, qual escolher? Antes de tudo, é necessário que você saiba o que precisa, quais seus objetivos e qual seu orçamento para esse investimento. Para te ajudar a solucionar essa dúvida, fizemos uma rápida análise de algumas das opções mais conhecidas no mercado. Veja abaixo alguns das principais opções e suas diferenças:

Um ponto importante já que você está prestes a criar seu site ou mudar ele de local é você se atentar a ter uma política de privacidade clara e concisa. Parece algo simples, mas poucas empresas possuem e a falta dela pode te gerar problemas como campanhas de marketing negadas pelo google, seus e-mails no spam etc.

Wix

A Wix está no mercado há alguns anos, mas vale destacar a evolução de sua ferramenta e sua marca ao longo desse tempo. O serviço oferece um construtor de sites completo, logo, você não precisa ter conhecimentos de programação para utilizar. A variedade de templates do Wix é grande e sua base oferece a possibilidade de criar desde sites corporativos até lojas virtuais.

Confira também: Como criar layout para site unindo beleza e usabilidade

Seus planos pagos têm um valor atraente, mas nada que se destaque tanto assim no mercado. Também há um plano grátis, com limitações nos recursos, como um espaço de armazenamento reduzido e o uso de um domínio próprio não é permitido. A exibição de propagandas nos planos grátis também é um ponto negativo do serviço. Mas, por outro lado, o envio de newsletters pela própria ferramenta é um diferencial importante no Wix, que não se vê nos concorrentes.

responsivo

Webnode

Em relação aos seus concorrentes diretos, o Webnode oferece um serviço relativamente limitado em seu editor para a criação e customização de seu website, mas nem por isso ele deixa a desejar. Mesmo sem conhecimento em programação, você consegue construir sua página sem maiores problemas, além de ter a seu dispor uma variedade grande de templates e possibilidades.

Sobre os planos, também não há muitas novidades. O Webnode oferece um plano grátis e bem limitado, onde não se pode configurar um domínio próprio, o espaço de armazenamento é limitado e o tráfego mais ainda. Já nos planos pagos, a história muda bastante e seus limites e possibilidades aumentam de acordo com o pacote escolhido. Ao optar pelo plano pago, você também tem acesso às ferramentas de marketing que não estão disponíveis no plano grátis.

Weebly

O Weebly segue as mesmas propostas de seus antecessores: oferecendo um editor visual intuitivo, sem necessidade de conhecimentos de programação e uma variedade enorme de templates e possibilidades dentro da própria ferramenta. Também oferece criação de lojas virtuais entre outros diversos modelos e tipos de websites.

Confira também: Saiba tudo sobre como vender produtos pela internet

Em seus planos pagos, o armazenamento de arquivos é ilimitado, o que é um diferencial importante para quem quer fazer um portfólio fotográfico, por exemplo. Websites responsivos, infelizmente, só no segundo plano pago, pois nem o grátis nem o plano pago mais básico oferecem esse suporte.

Jimdo

O Jimdo oferece ao usuário algumas possibilidades de criação e customização semelhantes aos anteriores, sem requerer que você tenha algum conhecimento de programação. Por outro lado, ele peca na variedade de templates e widgets disponíveis para o usuário final.

Novamente, os planos grátis e pagos destoam entre si, com limitações de espaço e possibilidades. Porém, o Jimdo oferece alguns recursos que não vemos no Wix, Weebly e Webnode. A plataforma oferece aplicativos para celulares com sistemas Android e iOS, permitindo que você edite seu site, adicione conteúdo e veja suas estatísticas diretamente do seu celular.

identidade visual da marca

Outro recurso interessante do Jimdo é a integração com o Dropbox. Caso você tenha uma conta na ferramenta, os seus arquivos ficam disponíveis para serem adicionados no Jimdo, facilitando o envio de fotos e outros arquivos que já estejam na nuvem, diretamente para o seu site.

WordPress

Por último, mas não menos importante, temos o WordPress — uma das soluções mais conhecidas. A plataforma oferece duas possibilidades, como podemos ver a seguir:

WordPress.com

O WordPress.com segue o modelo das soluções anteriores, permitindo que você crie seu site dentro da plataforma, com planos grátis e pagos. Em seu plano gratuito, a personalização de templates não oferece a liberdade que citamos na concorrência, mas a variedade e qualidade dos templates compensa esse ponto.

O WordPress é conhecido como uma plataforma para blogs, mas é completo o suficiente para permitir a criação de sites de negócios, pessoais, portfólios de fotografia, dentre vários outros. Nele, é possível adicionar um domínio próprio sem realizar o upgrade de tema (mas você paga por isso separadamente). O plano gratuito exibe propagandas e tem menos recursos que os pagos, como já era de se esperar.

Mas lembre-se: seu site não é tudo que sua empresa necessita, principalmente no início. Confira agora algumas dicas de como fazer cartões de visita profissionais e algumas dicas para te guiar na criação do seu logotipo!

wordpress-essencial-iniciantes

WordPress.org

O WordPress.org é uma versão completamente grátis da plataforma WordPress. Porém, por ser completamente gratuito e aberto, você precisa investir em sua própria estrutura para hospedar a ferramenta. Ou seja: você deve arcar com custos de hospedagem e um registro de domínio.

Aqui, o editor de temas é completamente aberto, sem limitação alguma, mas ele requer que você tenha conhecimentos básicos de programação, ou contrate alguém devidamente capacitado para realizar esse tipo trabalho. Mas não se preocupe, caso o orçamento esteja limitado, ainda é possível encontrar temas (tanto pagos quanto gratuitos) dos mais variados tipos e gostos no repositório de temas do WordPress.

No WordPress.org, temos as mais diversas possibilidades, desde que você ou outra pessoa seja capaz de fazê-las. Também é importante citar que ambas versões do WordPress possuem aplicativos para celulares, tablets e para desktop, permitindo que você adicione conteúdo e acompanhe seu site de qualquer lugar.

Depois de ler essa lista de plataformas para sites, podemos concluir que com um baixo investimento inicial é possível ter seu nome e sua marca na web. Caso você já deseje um trabalho diferenciado, sem a dependência de um serviço, e tenha capacidade para investir nisso, o WordPress.org é uma ótima opção.

We Do Logos

Agora que você viu toda a importância de um site que tal deixar a We do Logos te ajudar? Nós criamos o design e toda a programação do seu site. Ficou curioso? Basta clicar <<AQUI>>.

Se quiser conhecer melhor nosso site acesse a We Do Logos e conheça nossas opções de materiais, como a criação de logomarca, nome de empresalayout de site e muito mais.