Por que investir no Instagram? Conheça 3 motivos!

Todos os anos, surgem novas tendências nas redes sociais. As marcas e influenciadores que não querem ficar para trás precisam acompanhar as novidades e aproveitá-las para gerar mais oportunidades de negócio.

E além das tendências, há também uma audiência muito forte pronta para ser encantada. No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. 

Isso mostra que é imprescindível estar presente nas mídias. Se a sua marca quer ser conhecida e quer competir em um cenário desafiador, ser ativo nas mídias sociais é regra básica.


Impacto do Instagram nas estratégias de Marketing

O Instagram já possui mais de um bilhão de usuários ativos e é a rede social que gera maior engajamento no mundo.

Sua expansão se iniciou em 2018. Neste ano, o Instagram bateu o recorde com um bilhão de usuários ativos por mês, e 90% desses um bilhão de usuários seguiam ao menos um perfil comercial.

O Brasil é o 3º país com mais usuários ativos durante esse ano de 2021, com aproximadamente 99 milhões de usuários utilizando a rede diariamente.

Portanto, é uma peça-chave para montar seu plano de Marketing, afinal, o ambiente está repleto de possibilidades para os empreendedores escalarem sua marca.

Devido sua popularidade, o Instagram dita tendências na internet em relação ao modo como compramos, nos comunicamos e fazemos negócios.

Também é um protagonista na jornada de compra do consumidor. Segundo estudo da  Opinion Box, 83% dos entrevistados seguem alguma empresa na rede social e 48% já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram.

Para as marcas, essa rede social é fundamental para gerar proximidade com o público-alvo, atrair novos clientes e transmitir uma imagem positiva da marca.

Se você está começando agora na rede social, vale considerar a compra de curtidas no Instagram para gerar mais engajamento para seu perfil. Essa estratégia ajuda a aumentar a visibilidade da marca e a obter mais clientes.

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Dados sobre o Instagram

São diversas as redes sociais e possibilidades de ambientação. Mas aqui, focaremos no Instagram por sua grande capacidade de alcance e comercial.

Um excelente benefício do Instagram é a possibilidade de criar uma conta comercial na plataforma. Com isso, o negócio tem acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises e métricas dos posts. 

O acesso aos dados é fácil e intuitivo de ler. Assim, você consegue mencionar onde está acertando e quais são os pontos de evolução. Conhecendo o que o público gosta de consumir e o que gosta de comprar, a sua marca consegue tirar insights valiosos para a tomada de decisão.

Outro ponto relevante e inovador foi a criação do Instagram Shopping. Isso gerou a construção de um catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada. 

Com isso, a probabilidade de perder a compra é muito baixa. Afinal, o consumidor se interessou por um produto e já está sendo instintivamente redirecionado para a compra. Com o gatilho emocional de urgência ativo, o consumidor passa a comprar os seus produtos e conhecer mais sobre sua empresa. 

Nesse cenário, a presença das empresas no Instagram moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseado em informações relevantes.

3 motivos para investir no Instagram 

Além da grande audiência, o Instagram também tem ótimos recursos para serem explorados. E, caso você tenha um pequeno ou médio negócio, aposte em comprar seguidores reais para ampliar o alcance.

E aqui, listamos bons motivos: 

#1 Instagram Ads


Além das postagens orgânicas, o Instagram oferece o recurso de fazer anúncios. Eles são bem vantajosos pois aparecem em formato linear e arrojado. 

Existem atualmente 6 formatos de anúncios disponíveis: anúncios do stories, anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel, anúncios de coleção e anúncios no explorar. 

O Instagram também é bem democrático em como comprar esses anúncios, podendo ser no aplicativo, no gerador de anúncios e com parceiros do Instagram. Assim, cabe avaliar qual é o mais vantajoso e qual apresenta o melhor custo x benefício.

#2 Instagram Stories

O Instagram Stories é uma funcionalidade que consiste na postagem de um conteúdo, seja imagem ou vídeo, com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização.

Atualmente os stories contam com diversas ferramentas como o uso de filtros, Boomerang, Layout e Reels. Isso permite a criação de publicidades e conteúdos altamente dinâmicos e criativos.

O uso dos stories se torna benéfico para as empresas pois quebra um pouco a visão artificial de postagens regulares de imagens e vídeos. Esse recurso ajuda a passar uma imagem mais humanizada da marca.


Aliás, os stories permitem com que os conteúdos disponibilizados sejam altamente personalizáveis e passam uma sensação de exclusividade. 

Para quem está assistindo os stories e seus conteúdos criativos, passa uma ideia de que está consumindo um conteúdo particular e de dentro do universo da empresa.

E para ter uma ligação ainda mais especial com seu público, por que não investir em brindes nos pós-compra? 

#3 IGTV e Reels

Os vídeos são conteúdos audiovisuais que proporcionam uma conexão imediata com seu público. 

Segundo pesquisa da HighQ, 78% dos usuários do Instagram consomem vídeos online todas as semanas e 55% diariamente.

Eles atraem e vendem pois despertam mais facilmente o interesse do usuário, são fáceis de consumir e criam um vínculo emocional com seu seguidor.

Além disso, a plataforma reproduz vídeos automaticamente, o que aumenta o número de visualizações. 

Também é uma ferramenta importante para os produtos que são difíceis de serem entendidos apenas por imagens, como os materiais de construções e hospedagem de hotéis e pousadas.

Portanto, explore as funcionalidades de vídeo do Instagram, como o IGTV e Reels, em suas estratégias de redes sociais e de marketing de conteúdo

Conclusão

As mídias sociais se tornaram um fenômeno chamativo e habitual no cotidiano das pessoas. É cada vez mais comum nos deparamos com jovens, adultos e idosos conectados nas redes.

Esse é um cenário oportuno para empresas se conectarem com seus públicos e também de se tornarem marcas atrativas e interessantes para novos clientes.

Ser humano, transparente e constante nas publicações do Instagram, uma rede em constante crescimento, traz um diferencial para sua marca e seu alcance.

Aposte em se diferenciar e se conectar com seus seguidores. 

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