Guia para projetos de branding e design empresarial [+cases]

we do logos projetos de design gráfico

Quanto vale a marca da sua empresa? Você já se perguntou isso?

Não apenas no financeiro, mas na representação que ela tem junto ao público do seu negócio, pois isso é o que realmente define o quão valiosa é a sua marca.

Para construir o valor de uma marca é necessário um bom projeto de design gráfico, com um branding icônico e uma comunicação que faça sua marca grudar na cabeça dos consumidores.

Sem dúvidas quando falamos o termo “marcas icônicas” algumas devem vir a sua cabeça por serem consolidadas no mercado, e o que essas marcas têm em comum é um projeto de design muito bem elaborado para que o visual atinja o objetivo que é fixar o conceito na mente do público alvo.

Mas calma, para que você compreenda melhor como funciona e como aplicar esses conceitos ao branding da sua empresa, separamos alguns exemplos e dicas práticas para desenvolver um bom projeto de design gráfico para o seu negócio.

Boa leitura.

o que é projetos de design gráfico

O que é um projeto de branding empresarial?

Toda empresa, mesmo no seu início, busca se consolidar no mercado criando um reconhecimento perante ao seus consumidores, e não tem outra forma de fazer isso que não utilizando um projeto de branding empresarial.

E mesmo para pequenas empresas, ter uma marca reconhecível é fundamental para que sua empresa se destaque das demais, assim o seu público alvo saberá reconhecer suas comunicações onde estiverem.

Para isso, é preciso um projeto de branding coeso, desenvolvido por quem realmente entende os conceitos de design gráfico para que a comunicação seja realmente efetiva no seu propósito.

Qual a sua importância para a construção da sua marca?

O projeto de design gráfico aplicado à criação, renovação ou construção de uma marca é fundamental para que qualquer empresa consiga se estabelecer em meio uma concorrência tão competitiva.

Principalmente com o aumento das redes sociais, o público é bombardeado por várias peças publicitárias em várias mídias diferentes e por isso, se o visual da sua marca for comum, as chances são que ela irá sumir em meio a um mar de anúncios.

Então, o primeiro passo é entender qual o conceito do seu negócio e o que você quer expressar, dentro da personalidade que tem a sua empresa, depois disso, o projeto de design gráfico vai dar vida a esse conceito criando um visual único que consiga se destacar.

peças projetos de design gráfico

Planejamento e implementação do projeto, por onde começar?

Por que será que uma maçãzinha mordida faz tanta diferença na sua escolha por um eletrônico? 

Será por que ela é muito bem desenhada ou apenas por ser de uma empresa grande?

Na verdade, o valor está no que aquela marca representa, pois quando você olha aquela maçã atrelada a um produto eletrônico, você sabe que ali tem qualidade e que o produto vai entregar a performance que você precisa.

Porém a Apple não nasceu gigante, pelo contrário, começou em uma garagem, mas desde o início a maçã estava lá, porque nela já continha todo o conceito por trás da marca: design minimalista, elegante e de qualidade, que é tudo que você encontra nos produtos da empresa.

Com esse exemplo em mente, entenda que a sua marca desde o princípio tem de estar conectada com o objetivo que sua empresa quer transparecer e o tipo de público que ela quer atingir.

Comece simples que não tem erro.

planejamento projetos de design gráfico

4 áreas essenciais no branding + projetos de sucesso para se inspirar

Construir um projeto de design gráfico não é uma tarefa intuitiva, por mais que muitos empreendedores façam isso por conta, para ter qualquer tipo de sucesso na tentativa de consolidar a sua marca é necessário estratégia.

Então, para que você compreenda o caminho para construção do seu projeto de branding, separamos os quatro elementos principais para um design eficiente, e de quebra, vamos trazer exemplos práticos para você ter sua inspiração.

1. Identidade Visual

Já temos aqui um conteúdo bastante completo sobre identidade visual que vale muito a pena conferir, mas em resumo a identidade visual vai ser o primeiro passo para construção da sua marca, pois é ali onde vai se concentrar todos os aspectos visuais que tornam sua comunicação identificável.

Isso envolve as cores, fontes e ícones gráficos não apenas do logo mas de todas as peças de comunicação tanto em mídias online quanto offlines.

Ou seja, se o DNA da sua empresa é divertido e arrojado, a sua comunicação tem que utilizar cores e fontes que transmitam isso, caso seu mercado seja mais sério, utilize fontes mais sóbrias e cores mais condizentes, pois o consumidor precisa associar esses aspectos visuais a sua empresa.

Portanto, construa a sua marca toda em torno desses valores definidos na criação da identidade visual.

Cases na criação de logos

A identidade visual ela começa até antes da criação da logo, pois como dissemos, alguns elementos e cores vão refletir mensagens diferentes, então, para começo de conversa tudo começa de fato numa boa conversa.

Aqui na We Do Logos, essa “conversa” é o briefing onde nosso time vai coletar todas as informações relevantes da sua empresa para captar bem qual é a mensagem que a logo precisará transmitir.

Em seguida, essas informações vão para nossos designers (isso mesmo, no plural) para que comecem a criar ideias em cima do briefing.

Essa é a metodologia que chamamos de concorrência criativa, pois mais de um designer vai trabalhar com o mesmo briefing chegando a resultados distintos mas ainda assim coerentes entre si.

 Dessa forma, conseguimos entregar rapidamente algumas opções de design para você conferir e fazer suas escolhas, mas chega de papo e vamos ver alguns trabalhos da We Do Logos na prática.

Orconsil Contabilidade Digital

Arte Escolhida pelo Cliente:

orconsil arte escolhida

Outras opções:

orconsul opção 2
orconsil opção 3
orconsil opção 1

API Expert

Arte escolhida pelo cliente:

api arte escolhida

Outras opções:

api opção 1
api opção 2

Angels Capital

Arte escolhida pelo cliente:

angels arte escolhida

Outras opções:

angels opção 1
angels opção 2

Cases em design de cartão de visita

Definido o logo ideal para sua empresa, aí é ideal começar a desenvolver os projetos de design gráfico dentro da identidade visual pré estabelecida e uma dessas peças é o cartão de visitas.

E um bom design de cartão de visita é importantíssimo pois muitas vezes é o primeiro contato que um possível cliente ou parceiro comercial terá da identidade visual da sua empresa.

Por isso, nossos designers são bons na hora de aplicar o logo e a identidade visual em um cartão de visitas bastante impactante para você apresentar aos consumidores e outros possíveis parceiros.

Confira a seguir alguns exemplos de cartão de visitas criado aqui na We Do Logos:

Cristiana Bianco – Fisioterapeuta

Arte escolhida pelo cliente:

cristiana arte escolhida

Mechso Soluções Industriais

mechso arte escolhida

Fairfield Seguros

fairfield cartao 2
farfield cartao 1
farfield cartao 2

Cases em criação de manual da marca

A próxima etapa lógica após a escolha de um logo é a elaboração de um manual da marca que vai ser o guia para todo o projeto de design gráfico e elaboração das peças tanto no ambiente online quanto no offline.

O manual precisa conter todas as formas de efetuar a aplicação do logo nas peças para que se garanta uma legibilidade alta e que principalmente respeite todo o conceito da identidade visual pré estabelecida.

Com isso em mente, confira a seguir alguns exemplos de manuais da marca que a We Do Logos já entregou ao longo dos anos:

Up Education

up education manual 1
up education manual 2
up education manual 3
up education manual 4

Casa das Nativas

casa das nativas 1
casa das nativas 2
casa das nativas 3
casa das nativas 4

Tecnótica

tecnotica 6
tecnotica 1
tecnotica 5

2. Web design e marketing digital

Depois da identidade visual bem definida, já com o manual do logo e o material de escritório com seu design estabelecido, o próximo caminho para construção da marca é pensar na parte digital envolvida no processo.

Nesse caso estamos falando de alguns aspectos básicos para um marketing digital no seu negócio, e um dos mais importantes é o web design, que trata tanto da construção do web site quanto do visual das publicações nas redes sociais.

Para construção do seu site, tudo vai começar a partir do logo e do manual da marca para elaborar toda estrutura, cores e fontes utilizadas, e para isso é fundamental que um profissional de web designer transforme a identidade visual criada em um website funcional.

Cases em design de sites

Nosso processo de criação de sites começa igual aos dos logos, pois a ideia é entender melhor a sua empresa para que o site contenha as informações mais relevantes distribuídas ali.

Além disso, para websites funcionais é importante toda uma estrutura em volta que nós também oferecemos para que seu site não seja apenas estéticamente bonito mas que também seja fácil de navegar.

Temos alguns bons exemplos no nosso portfólio que irão te dar uma bela noção de como trabalhamos para criação de websites modernos, responsivos e com hospedagem segura para que seu site não fique fora do ar.

Confira os exemplos:

DeServ Tecnologia e Serviço

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deserv 2
deserv 3

Flávia Matheus Advocacia

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flavia matheus 1
flavia matheus 2
flavia matheus 3

Cases de criativos para redes sociais

O website é uma extensão do que foi definido no manual da marca e no material de escritório, enquanto as redes sociais é onde seu projeto de design gráfico pode ser mais voltado para promover seus produtos ou serviços, sempre seguindo a estética visual previamente definida.

Então, as peças para redes sociais precisam ser visualmente chamativas para concorrer com tudo que rola ali no feed do seu consumidor, sem desrespeitar a estética da marca em si.

Esse equilíbrio fino precisa ser feito por quem entende do assunto, e na We Do Logos temos cases de sucesso de alguns criativos que criamos para redes sociais que causaram um impacto positivo no público alvo, confira nossa seleção de exemplos.

Protect Plus Seguros

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protect 2
protect 3

Desconto Solar

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desconto 1
desconto 2
desconto 3

Pick n’ Go

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pickngo 1
pickngo 2
pick n go 3

3. Peças Gráficas e marketing promocional

Saindo do digital e voltando para o bom e velho mundo dos impressos, a nossa próxima fase do projeto de design gráfico da sua empresa são as peças promocionais que você precisa utilizar.

O cartão de visitas que é o primeiro contato que um possível cliente vai ter com seu negócio, mas é apenas um breve vislumbre do seu logo e os contatos da sua empresa, por isso, é preciso ter algo para trazer mais informações sobre seus produtos ou serviços.

Para isso temos os folders que são peças gráficas impressas onde você pode expor um pouco mais da sua empresa para distribuir aos consumidores, colocando ali também a identidade visual da sua marca.

Criação de folders

Os folders são peças gráficas impressas que  como o nome diz são dobráveis e por isso podem se beneficiar de um design único para apresentar as informações da sua empresa e até dos atributos dos seus produtos e serviços.

Na We Do Logos, temos um processo de criação de folders bastante eficiente, pois como já conhecemos a identidade visual das empresas, nossos profissionais conseguem transformar isso em uma peça impactante.

Não só visualmente, mas também em texto, pois nossos designers trabalham em conjunto com roteiristas habilidosos que juntos criam folders que demonstram as informações de uma forma mais eficiente.

Confira alguns exemplos de folders feitos por nós:

Automasim Tecnologia

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uniplus 1
uniplus 2
uniplus 3

Rashirama

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rashirama 2
rashirama 3

Design de cardápio

O cardápio de um estabelecimentos não é apenas uma lista dos pratos que o local comercializa, é na verdade uma peça de publicidade também, pois um bom design ajuda o cliente a se decidir pelo o que comer.

Por isso, na hora de elaborar o design de um cardápio é importantíssimo que você leve em conta o design visual da marca, mas também qual o objetivo, pois há muitas formas de descrever um prato, e o ideal é que ao ler a pessoa já comece a salivar.

Isso, aliado a fotos bem encaixadas numa diagramação inteligente vai deixar seu cardápio muito mais eficiente.

Quer ver isso na prática? Confira a seguir algumas criações das cabeças criativas aqui da We Do Logos:

Bonavive

bonavive 1
bonavive 2
bonavive 3
bonavive 4

Beike

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beike 1
beike 2
beike 3

vaiCoxinha

vaicoxinha 1
vaicoxinha 2
vaicoxinha 3
vaicoxinha 4

4. Marketing de produtos

O projeto de design gráfico não para por aí, principalmente se você trabalha com produtos, pois uma peça publicitária tão importante quanto as que citamos é a embalagem.

Nos estabelecimentos físicos, como supermercados, por exemplo, se a embalagem do seu produto tiver um design bacana ela vai saltar aos olhos dos consumidores que vão ao menos se interessar em ver do que se trata o produto.

Por isso, temos também o serviço de design de embalagens para que suas mercadorias se tornam peças incríveis para se destacar dos demais, tanto no online quanto nos espaços físicos.

Design de layout de rótulo

A gente começa o trabalho pensando no design do rótulo para que se encaixe no seu produto.

Por exemplo, latas e garrafas vão demandar uma diagramação específica que respeite o formato cilíndrico, já pacotes como sacos precisam de outro tipo de design, por isso o melhor caminho é ter um profissional elaborando.

Confira alguns exemplos incríveis que criamos aqui na We Do Logos:

Agroincasa

agroincasa 1
agroincasa 2
agroincasa 3
agroincasa 4

Eco Carvão

ecocarvão 4
ecocarvão 1
ecocarvão 2
ecocarvão 3

Barba Cerrada Cosméticos

barba 4
barba 1
barba 2
barba 3

Criação de embalagens

Além dos rótulos, nós também criamos as embalagens em si, afinal, a silhueta do produto também é uma maneira de fazer um design eficiente.

Nossos profissionais sabem como fazer embalagens incríveis que tenham tudo a ver com seu produto, confira nos exemplos a seguir:

Vale Agrícola

vale 1
vale 2
vale 3
vale 4

Baterias Motorlight

motorlight 1
motorlight 2
motorlight 3
motorlight 4

Coyote Performance

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coyote 1
coyote 2
coyote 3

Como a We Do Logos auxilia na construção da sua marca?

Viu só quanta coisa dá para fazer utilizando projetos de design gráfico feito por profissionais?

Se sua empresa ainda não está aproveitando isso, está perdendo tempo, pois sua marca precisa disso para crescer e se consolidar independente do mercado.

Com auxílio da We Do Logos, você pode ter tudo isso, com altíssima qualidade e em menor tempo, aproveitando a nossa metodologia de concorrência criativa onde nossos designer trabalham no mesmo briefing para entregar opções profissionais para você escolher.

Temos planos variados para encaixar em todo tipo de orçamento e tamanho de empresa, conheça as soluções da We Do Logos e eleve o nível da sua marca.

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