A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para quem deseja abrir um negócio. É através dela que você irá avaliar as condições, favoráveis ou não, para a abertura da sua empresa. E isso envolve colher dados a respeito dos clientes, concorrentes e fornecedores. O ideal é que essa pesquisa seja feita antes da abertura da empresa, pois ajuda na elaboração do plano de negócios.
São poucas as empresas de pequeno porte que procuram uma consultoria para análise de mercado. E muitas que procuram acabam desistindo pelo preço, que na cabeça do empreendedor, pode ser investido em outra necessidade da empresa. Porém existem alternativas como procurar as empresas juniores dos cursos de administração e marketing das universidades, por exemplo, que oferecem serviços por preços mais em conta.
Mas se ainda não puder, vale fazer por conta própria. Para isso o Sebrae – MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais) desenvolveu um manual com o passo a passo completo. Disponível aqui.
Luciana Cristine de Carvalho Lessa é consultora em gestão de marketing do Sebrae-MG e conta que a pesquisa de mercado é a primeira orientação fornecida ao empreendedor que busca o serviço da entidade. “Mas a maioria ainda resiste a fazê-la antes de abrir a empresa. Nesse caso, acaba tendo de fazer mais tarde para reorientar os negócios, pois ela é importante em qualquer fase, já que o mercado está sempre mudando”, conta.