Saiba quanto seu cliente gasta! | Bate papo com Financeiro #5

Fala galera, meu nome é João Cruz e eu sou responsável pelo Financeiro da We Do Logos!

Acompanhem comigo que hoje vou mostrar para vocês alguns indicadores que serão extremamente úteis para conhecer cada vez mais seu cliente e, claro, vender mais!

Vamos criar análises para o seu negócio?

Gostaria de mostrar para vocês um pouco sobre como calcular o tempo de vida médio do seu cliente no seu negócio.

Antes, vale lembrar que criar análises para o seu negócio servem para você direcionar melhor o seu público, aplicar preços mais competitivos e com isso chegar sempre mais longe!

E mais, criar análises faz com que você fique mais atento aos detalhes do seu negócio. Começar a prestar atenção nos seus clientes que sempre voltam, reparar quanto gastam e etc.

Bom, antes de tudo, é importante saber calcular seu ticket médio, ele representa o quanto cada cliente gasta em média no seu negócio. Simplesmente deve somar tudo que seus clientes já gastaram com seu negócio (pode fazer essa conta por mês, caso sejam muitos clientes) e dividir pelo número total de clientes.

Saber o ticket médio da sua empresa é a primeira coisa que se deve fazer para criar análises.

Bom, o tempo de vida médio dos seus clientes nada mais é que uma forma de saber em média quanto seu cliente irá gastar com sua empresa, olha que bacana! Com isso você pode começar a prever seu faturamento.

Todo negócio tem certa recorrência de clientes. É importante prestar atenção nesses detalhes pois essas informações, ou dados, são a base para fazer cálculos que irão ajudar a prever suas vendas.

O tempo de vida médio do seu cliente, ou life time value (LTV) é uma conta simples que precisará que você preste atenção nesses pontos:

Você saberia dizer em média quantas vezes o mesmo cliente compra na sua empresa por mês?

Saberia dizer por quantos meses esse cliente se mantém fiel?

Tendo esses 3 números, basta multiplica-los para saber o quanto que seu cliente gasta com seu negócio!

Agora sabendo isso, você já pode pensar em fazer algum investimento no futuro, pois tem noção de quanto seu cliente irá gastar com você.

Vamos para a parte prática?

Vamos supor que você tenha um restaurante e o ticket médio é de R$40,00.

Vamos supor também que com o tempo, você percebe que o mesmo cliente vai pelo menos 1 vez na semana para jantar no seu restaurante.

Por fim, seu olhar analítico repara que esse cliente se mantém fiel por cerca de 3 meses e depois para de frequentar.

Sabendo que em três meses tem em média 12 semanas.

Temos:

40 (ticket médio) x 4 (vezes no mês) x 12 (tempo fidelidade) = R$1920,00.

Prontinho! Sabemos que um cliente médio do seu restaurante gasta por volta de R$1920,00.

Já dá pra pensar em fazer algum investimento, não? 😀

Consegui ser claro, galera? Como já sabem, tendo dúvidas, é só chamar!

Vamos juntos!

João Gabriel M Cruz
Financeiro
We Do Logos

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