Seis coisas que os empreendedores devem fazer em 2012

 

O começo do ano é o momento em que muitas pessoas costumam rever suas prioridades para tentar melhorar. Com as empresas é a mesma coisa, planejar, reavaliar e criar novas estratégias faz parte das promessas, mas diferente emagrecer e parar de fumar, essas promessas devem ser levadas a sério, pois elas são a base para o futuro de sua empresa.

 

 

Estudar ambientes internos e externos
Para o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins os empreendedores devem analisas os seguintes ambientes: o macroambiente, que inclui os cenários: político, legal, econômico, social e tecnológico em que a empresa está inserida; o ambiente operacional ou setor de atuação, ligado ao comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e mercado-alvo; e, por fim, o ambiente interno, que determina as forças e fraquezas da organização.

 

 

 

Definir a missão da empresa
A missão a empresa deve estar definida e clara para todos os colaboradores, para que os mesmos trabalhem em um mesmo ideal e potencialize sua colaboração dentro da organização.

 

 

 

Criar estratégias
As estratégias auxiliam no posicionamento da organização e devem levar em conta informações sobre os clientes, mercado, fornecedores, colaboradores, assim como a prestação de serviços, produção e vendas.
Todos na empresa devem estar cientes das estratégias. As informações podem ser transmitidas em quadros de aviso, folders, intranet, boletins informativos e memorandos internos.

 

 

 

Desenvolver indicadores de meta
Os indicadores permitem avaliar os resultados e verificar se a empresa está atingindo os objetivos traçados nas estratégias. O estabelecimento de metas a curto e longo prazo ajuda a definir o nível dos resultados e o desempenho do negócio. E todos os colaboradores devem estar envolvidos e cientes dessas metas.

 

 

 

Desenvolver um plano de ação
Não basta só definir os planos, deve-se acompanhar todas as etapas para atingir o sucesso desejado. O plano de ações deve ser criado para por em prática as estratégias e fazer que ela seja bem sucedida. E deve incluir os responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução das ações.

 

 

 

Revisar as estratégias
Os ambientes internos e externos estão sempre mudando, essa revisão vai ajudar a empresa a mudar suas estratégias caso ocorra algum imprevisto dentro e fora da organização.

 

 

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