Sistema ERP para pequenas empresas: você precisa ter um!

Um sistema de ERP (enterprise resource planning, ou, em português, planejamento de recursos empresariais) nada mais é do que um software de gestão empresarial projetado para atender as necessidades e processos de uma pequena empresa. Independentemente do tamanho do seu negócio, esse tipo de software é muito importante e é por isso que recomendamos o uso de um sistema ERP para pequenas empresas.

Esse tipo de sistema integra e automatiza todas as fases de um negócio, incluindo desenvolvimento, fabricação, vendas e marketing. Normalmente, é contratado como um SaaS (software como serviço) e inclui modelos de gerenciamento de projetos, finanças, manufatura, gestão de estoque, contabilidade e vendas.

Mesmo com poucos funcionários, uma pequena empresa pode se beneficiar de um sistema ERP de inúmeras maneiras por causa de suas funcionalidades. Para que você possa entender melhor as vantagens e saber como escolher um sistema ERP para pequenas empresas, listamos aqui algumas dicas práticas. Confira!

Dicas de marketing

Confira também: Como cortar gastos na empresa com 7 sites de colaborativos

Dicas sobre sistema ERP para pequenas empresas

Contratar um sistema ERP para uma empresa pequena pode ser uma grande ideia, já que esse tipo de software foi projetado para auxiliar a gestão do negócio. O sistema envolve desde a precificação, controle de estoque, de vendas e até mesmo gerencia as tarefas.

Investir em sistema desse porte oferece inúmeras vantagens para os pequenos empresários, que vão evitar inúmeras dores de cabeça e poderão aumentar seus lucros. Confira algumas dicas de como utilizar esse sistema:

Acesso rápido as informações

Se você contratou um ERP na nuvem, poderá encontrar todas as informações do seu negócio de qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Em uma loja virtual, por exemplo, você pode acompanhar a distância quando o cliente fez uma compra, quando ela saiu do estoque, quando a nota fiscal foi emitida e quando o cliente recebeu a compra. Um sistema ERP para pequenas empresas integra os dados de diversos departamentos e transforma diversas tabelas e arquivos em atividades simples, a poucos cliques.

Além disso, com um sistema ERP em nuvem, as informações ficam armazenadas na internet e apenas poderão ser acessadas por pessoas e equipamentos autorizados, o que significa mais segurança para os seus dados. Cada setor que necessite de uma informação contida no ERP poderá acessá-la sem problemas por meio da nuvem, basta o setor estar autorizado.

Saiba mais: O que é automação comercial: aproveite as vantagens!

Tomada de decisões rápidas

Como visto anteriormente, você tem acesso às diversas informações de maneira rápida e fácil. Por conta dessa agilidade, o dono da empresa ou um gerente responsável por determinado setor pode tomar decisões de negócios mais rápidas.

Sua equipe também é capaz de identificar padrões de erros dentro da produção da empresa que podem afetar a qualidade do serviço oferecido e a produtividade dos setores. Caso você contrate uma equipe externa de auditoria, um sistema ERP também vai facilitar seu trabalho, centralizando todas as informações primordiais sobre a empresa.

O acesso rápido às informações pela nuvem também agiliza e facilita esse processo de tomada de decisões, como a margem de desconto de um produto ou até mesmo a compra de itens que estão faltando em estoque. É possível também ter o auxílio do sistema para encontrar gargalos que estejam interferindo na produção.

Você já ouviu falar em BPM – Business Process Management? Conheça o Heflo, um software de bpm – modelagem de processos gratuito, online e bem moderno!

Transformação da empresa

Um processo de implementação de sistema ERP para pequenas empresas é complexo, mas pode ajudar a empresa a reavaliar todos os seus processos internos e externos. Assim você pode observar os indicadores de desempenho de cada setor e cada colaborador, enxergando claramente quais processos podem ser otimizados e quais tarefas manuais você pode substituir para deixar o sistema ERP cumprir seu papel.

Sua equipe, assim que estiver equipada com dados poderosos sobre os processos da empresa, poderá passar mais tempo trabalhando no que realmente importa para gerar valor a todo o negócio e investindo menos tempo para “apagar incêndios”, ou seja, menos tempo realizando tarefas emergenciais.

O sistema também vai colaborar para aumentar a produtividade da empresa, pois facilitará a comunicação e a transação das informações necessárias para a realização de projetos, melhorando o desenvolvimento de muito trabalho.

Veja também: Agenda online compartilhada e programas para empresas

Modernização e performance

O sistema ERP também é uma ferramenta de modernização para sua empresa. Por meio dela, os processos serão agilizados e a performance de seu atendimento também sofrerá modernizações, o que é um ponto positivo.

Levando em consideração a grande concorrência no mercado, o tradicional não oferece mais tantas vantagens quanto o moderno. Pensando assim, um sistema automatizado vai levar a sua empresa a superar modelos de negócios que já estão no mercado há algum tempo. Quando se faz essa automatização, não é apenas a gestão que melhora, mas a forma como os processos acontecem lá dentro também — o que, consequentemente, também aumentará os lucros da empresa.

A modernização também dá suporte a uma melhor administração do tempo, o que também vai favorecer uma melhor performance e mais produtividade.

Riscos que precisam ser evitados

Para que o sistema ERP seja utilizado de forma que resulte em bons frutos, é preciso planejamento para evitar alguns riscos. O primeiro é quanto à escolha do fornecedor. Se a empresa em questão não for boa, você estará correndo o risco de ter problemas futuros no servidor, o que poderá custar muito caro quanto à segurança e o acesso de seus dados.

O principal risco na implementação do sistema ERP é quando o sistema utilizado não tem a capacidade de importar os dados preexistentes. Algumas empresas já têm algum tipo de controle automatizado, necessitando apenas da importação dos dados para a nuvem. Quando o sistema adquirido não oferece essa importação, será preciso muito tempo e alguns funcionários para essa atualização acontecer.

É assim que funciona o sistema ERP para pequenas empresas. Viu que já passou da hora de o seu negócio ter um? Ainda tem dúvidas ou experiências para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no blog e aproveite para conferir como ser um empreendedor e se dar bem no mercado!

Um sistema ERP em uma pequena empresa é um grande passo. Mas antes disso é preciso tomar muitas outras providências, como a criação de identidade visual, nome e logotipo. Você conhece o case do restaurante Point do Macarrão que desenvolveu tudo isso online com a We Do Logos? Confira o vídeo CASE.

Criação de nome online

A We Do Logos está preparada para desenvolver nome e slogan para sua empresa com muita criatividade, qualidade e variedade. Dê uma olhada neste projeto onde 388 opções de nome e slogan foram enviadas por 33 redatores para esta empresa de cosméticos para banho.

É assim que a gente trabalha na We Do Logos, oferecendo muitas opções de escolha e sempre com alta qualidade. Não importa se sua empresa precisa de folder, layout para site ou um flyer, nossos designers estão esperando por seu pedido 24 horas por dia!

We Do Logos