Slogan é uma frase curta que define o posicionamento e/ou os diferenciais de um negócio. Assim, até parece fácil de fazer um slogan de contabilidade, correto?
Mas a verdade é que apesar de normalmente ser um processo bastante divertido, principalmente em grupo, criar um slogan de contabilidade (ou de qualquer outro tipo de empresa) é uma empreitada muito séria e que demanda bastante criatividade e conhecimentos de marketing.
Normalmente, a ajuda de um profissional de comunicação especializado pode ser bastante útil. Mas para direcionar você neste processo de criação de um slogan para contabilidade, vamos passar uma série de dicas e esclarecimentos sobre o assunto.
Você poderá tanto conduzir o processo “dentro de casa”, com auxílio de sua equipe, como contatar alguém de fora. E, nos dois casos, quanto mais conhecimentos para produzir seu slogan de contabilidade, melhor!
Confira também: Dicas e sugestões de nomes para escritório de contabilidade
Funções de um slogan de contabilidade
Além de ser um negócio que exige confiança total do cliente em sua empresa, um escritório de contabilidade pode se dedicar a diferentes funções e trabalhos, se direcionando para os mais variados segmentos empresariais e tipos de negócios.
Além disso, seu escritório pode ser especializado em determinados serviços e preferir não prestar outros.
Nesse contexto, um slogan de contabilidade tem a função de ajudar seus clientes a formarem um entendimento de que tipo de soluções sua empresa oferece e se elas são adequadas às necessidades deles.
Veja também: 12 slogans de marcas famosas que fizeram história
Usualmente, seu slogan deve passar 2 conceitos principais, na medida do possível:
Posicionamento:
O lugar que você quer ocupar nos corações e mentes de seus clientes. Para entender isso melhor, pense neste exemplo referente a 2 restaurantes “fast food” que são conhecidos em boa parte do Brasil: Burger King e Giraffas.
Burger King é um restaurante que se preocupa em ser um local agradável, bonito e divertido, que oferece um sanduiche gostoso, com sabor diferenciado e preço médio.
Seu slogan atual no Brasil é: Dê um tempo no tédio.
Passa, portanto, um posicionamento de programa divertido para fazer com os amigos.
Já o restaurante Giraffas é quase um genérico de “fast food”, com um perfil mais popular. Tanto é verdade que atualmente serve até pratos feitos com arroz, feijão, bife e salada.
Atualmente usa 2 slogans, dependendo do momento e da mídia usada:
Girafas, sanduíches e grelhados: Quase não chega a ser um slogan, é um descritivo básico da atividade, sem diferenciais.
Original é ser girafas: aqui o posicionamento é passado de forma sutil: em vez de ir a um “fast food” mais caro e da moda, seja diferente e coma uma refeição barata no Giraffas.
Diferencial:
Diferencial é aquilo que sua empresa faz melhor que as outras e por isso é preferida por seus clientes. Muitos atributos e qualidades podem levar a isso, como tecnologia moderna, atendimento de qualidade, conhecimento técnico superior, agilidade, uso da internet para acompanhamento dos serviços e até localização.
No caso de slogans de contabilidade, este parece ser o melhor caminho para atrair clientes.
Como bolar um slogan de contabilidade
A forma mais comum para se ter ideias de slogan é o chamado brainstorming, uma técnica de estímulo da criatividade que você pode aplicar em sua própria empresa desta forma:
Reúna em uma sala um grupo de 5 a 8 pessoas.
Apresente os conceitos de diferencial e posicionamento e como você os definiu para seu escritório.
Peça que todas passem a dar suas ideias de slogan.
ATENÇÃO: nesta fase do brainstorming o objetivo é acumular ideias, portanto é proibido criticar ou mesmo complementar as ideias dos outros.
Uma pessoa é encarregada de anotar todas as ideias.
Depois de 2 ou 3 horas é feito um intervalo (pode-se até mesmo recomeçar só no dia seguinte).
Ao retornar, todas as ideias de slogan de contabilidade são lidas e se escolhem as 3 ou 4 melhores.
Em seguida, segue-se uma discussão sobre como melhorar as ideias. Nesta fase é possível criticar e complementar até se chegar ao consenso do slogan ideal.
Não podemos falar de slogan de contabilidade sem ligar imediatamente com um bom nome e também com um bom logotipo, correto? Para te ajudar em mais um passo além do slogan, vamos te dar 3 super dicas também de como criar um logo de contabilidade!
Passo a passo para criação de logotipo de contabilidade
É claro que antes de começar a fazer o logo, é preciso já ter o nome do escritório de contabilidade definido. E estas duas primeiras etapas abaixo também podem auxiliar nessa tarefa de criar o nome, veja:
1- Conhecer seu público alvo
A logomarca de contabilidade deve conversar adequadamente com seus clientes, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Para isso, é preciso saber quais são seus valores, objetivos e preferências. É muito importante que sua marca compartilhe uma identidade com seu público, para que ele não a rejeite.
2- Definir claramente seu posicionamento
Se o logo de contabilidade vai diferenciar sua empresa da concorrência, é preciso definir claramente qual é este diferencial.
Algumas empresas se destacam por oferecer o melhor preço. Se este for o caso, o logotipo terá que transmitir isso de alguma forma. Outros escritório de contabilidade são especializados em certos segmentos de empresas. Por exemplo: sabem tudo para atender bem escritórios de advocacia, ou empresas de telemarketing. Novamente, é papel do logo associar a figura desse tipo de empresa com o escritório de contabilidade.
Por fim, pode haver algum grande diferencial de qualidade, um determinado serviço ou atividade que a empresa oferece com alta qualidade em relação aos demais concorrentes: este diferencial deve ser abordado de maneira muito destacada no logo, transformando-se no motivo da escolha da empresa pelo público.
Para transmitir essas características, existem diversas técnicas empregadas pelos designers profissionais e que abordaremos nas 4 etapas seguintes. Vamos falar rapidamente sobre elas e indicar alguns links em nosso blog para você se aprofundar em cada assunto.
3- Que formas usar no logo
O logo não precisa ter necessariamente uma forma, muitas vezes ele tem ícones ou apenas o nome, em um tipografia especial.
Formas arredondadas são ligadas a um universo mais feminino, de conciliação, acolhimento e continuidade. Forma angulares, com pontas, remetem ao masculino, à força, à competição, à determinação e até à instabilidade.
Que tal conferir mais 3 dicas e também exemplos de logo de contabilidade?
Se você precisar de sugestão de slogan para empresas ou produto de maneira profissional e segura, então venha para o We Do Logos. Nossos profissionais esperando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Conheça a We Do Logos: