Começar um novo negócio é um grande desafio, tanto em termos de organização quanto de investimento. Por isso, fazer um empréstimo para abrir empresa é uma das opções mais procuradas por quem vai começar a se aventurar no mundo do empreendedorismo e não dispõe do capital imediato disponível para isso.
Antes de mais nada, é preciso avaliar a sua ideia de negócio para poder estimar qual será o valor necessário para realmente iniciar a empresa e qual será o período de retorno. Isso é fundamental para entender a qual linha de crédito é preciso recorrer para pedir o empréstimo para abrir empresa.
Vale muito a pena escolher uma forma econômica de começar os negócios. As startup’s são um dos melhores exemplos de uma forma interessante de criar um empreendimento lucrativo e promissor.
Isso porque elas estruturam-se basicamente a partir da ideia central, com investimentos que aumentam à medida em que parceiros e clientes começam a surgir.
Esse modelo costuma nascer a partir de um aporte básico que envolve somente os meios essenciais para a produção e, nesse caso, o empréstimo para abrir empresa no regime startup pode ser baixo e, portanto, mais fácil de conseguir, se tudo tiver sido planejado corretamente.
Confira estes exemplos: 4 histórias inspiradoras de empreendedorismo em entrevistas
Como conseguir empréstimo para abrir empresa?
Não pense que será fácil! Um bom plano de negócios e nome limpo na praça são fundamentais. Vista aquela roupa de executivo e vá falar com o gerente do banco e outros agentes financeiros.
Além disso, mostrar que está capacitado e que sabe o que é gestão financeira empresarial pode ajudar bastante. E se sua ideia for boa, muita gente pode querer entrar messa com você!
Como começar?
Burocracia: a primeira coisa é ter efetivamente a empresa criada do ponto de vista legal. Formalize a sua ideia, determine o escopo, o campo de atuação e a atividades que a sua empresa vai realizar. Tendo isso em mãos, inicia-se a parte legal. Faça o registro efetivo e crie um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), determinando a forma de tributação, porte e outros detalhes da empresa.
Requisitos: além da documentação básica para abertura da empresa (documentos dos sócios, informações de sede etc.), é preciso ter também quatro documentos básicos:
o contrato social, que define a atividade da empresa e o papel dos sócios;
o registro na Junta Comercial, que deve ser feito no órgão estadual competente;
o alvará de funcionamento, que deve ser expedido pela prefeitura da sede após a vistoria adequada;
e a inscrição estadual, que precisa ser realizada para que haja controle sobre a arrecadação de impostos e do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços).
É, burocracia é uma das coisas que temos que enfrentar sempre, neste país!
Linhas de crédito
Quando estiver com tudo pronto e preparado, é hora de começar a pensar em quais linhas de crédito você vai solicitar o seu empréstimo para abrir empresa. É preciso conferir sempre as taxas de juros, as condições de pagamento e outros detalhes burocráticos, tais como os termos do contrato e as garantias exigidas pelo banco.
PNMPO
Criado em 2005, o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) é voltado para microempresas com o objetivo de incentivar o seu crescimento e o potencial de geração de empregos e de renda.
Como solicitar: como se trata de um programa do governo, é preciso fazer a solicitação de crédito junto às instituições financeiras que têm acesso ao fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é de onde vem o capital para esses empréstimos. Ou seja, você precisa ir à bancos como:
Banco do Brasil,
Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste,
Banco da Amazônia ou
Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Financiamento do BNDES
Seja para solicitar um empréstimo para abrir empresa ou para ajudar a reestabelecer um negócio já em andamento, o financiamento do BNDES é sempre uma das boas opções. O banco oferece linhas de crédito para empresas de todos os portes e é possível encontrar ótimas taxas de juros e condições de financiamento.
Como solicitar: ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de financiamento não necessariamente precisa ser solicitado diretamente no BNDES, mas sim em bancos conveniados a ele. É possível acessar o site do banco, fazer a simulação do empréstimo desejado e checar quais os locais possíveis parta fazer o pedido definitivo.
Banco Nexoos
O Banco Nexoos é um dos mais procurados por quem está em busca de um empréstimo para abrir empresa. Isso porque ele trabalha diferente das demais linhas de crédito dos demais bancos e oferece financiamentos a partir de capital de investidores que querem propiciar o crescimento de novos negócios.
Ou seja, o banco faz a mediação entre os investidores com capital sobrando e os empresários que precisam do investimento para abrir seus negócios.
Como solicitar: ao fazer a solicitação de crédito, há a avaliação do banco e, caso seja aprovada, a ideia é levada aos investidores. Se os investidores se interessarem, eles apontam quanto será oferecido e, assim, você tem em mãos o montante que será pago mensalmente.
Preparado para solicitar seu empréstimo, depois dessas dicas? Então confira nesta postagem como fazer um plano de negócios e corra para o banco: Modelo de Negócio Canvas: Tudo para planejar sua empresa