Muitas pessoas ainda possuem o velho hábito de sair para “olhar as vitrines”, por isso é muito importante que a empresa esteja atenta a organização da mesma. A decoração vai além da exposição de produtos e engloba elementos estéticos e estratégicos.
A vitrine é uma prévia do que o consumidor encontrará no interior da loja. Por este motivo é fundamental estar ciente do perfil do seu público-alvo e trabalhar em cima de um conceito que valorizem o produto e criem uma identidade entre marca e consumidor.
Algumas estratégias como o calendário promocional, por exemplo, valem independente do tamanho de sua empresa. Outra também muito eficaz é a utilização do marketing sensorial, mesmo que a visão seja o grande diferencial, oferece algo como cheiros e sons que acompanhem o conceito exibido são grandes diferenciais.
Veja algumas dicas para organizar sua vitrine com sucesso. Você também pode contratar o serviço de um vitrinista, artista que desenvolve toda composição visual da vitrine.
1 – Decoração
A vitrine além de exibir o produto é uma distração para quem esta circulando. Tente manter um equilíbrio entre a ornamentação e o destaque do produto. Cuidado na escolha das cores e elementos que farão parte da composição.
3 – Informações
É obrigatório informar preços de todos os produtos expostos! Não se esqueça de informar todas as formas de pagamentos.
5 – Etiqueta
Geralmente as tabelas de preços são associadas a um mercado mais elitizado. Para uma loja mais popular a melhor opção é a etiqueta na peça.
6 – Manequim
Humanize seus manequins de acordo com o seu público. Maquiagens, tatuagens e perucas ajudam na identificação com os clientes. Mas, desde que tudo esteja em ordem! Nada de perucas sujas e despenteadas.
8 – Exponha
A vitrine é um meio de valorizar seu produto. Se quiser vender algo, exponha!
Fonte: Blog dos Empreendedores