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Venda online: por que investir em um negócio virtual? Saiba aqui!

São vários os motivos para investir na modalidade de venda online para comercializar os produtos ou serviços de sua empresa. O mercado de e-commerce do Brasil está batendo recordes de venda a cada ano que passa, e alguns dos custos são bem menores que no modelo de comércio tradicional, tornando a ideia de investir em um negócio digital ainda mais atrativa.

E se você é um empreendedor que quer aproveitar o bom momento do mercado, vamos listar os principais motivos para investir nas vendas online. Confira!

O mercado de e-commerce está aquecido atualmente

Como dito no início deste artigo, o mercado de e-commerce brasileiro está em alta, quebrando todos os recordes de venda ano após ano.

Para você ter uma ideia, só em 2015 o número das vendas online realizadas cresceu 22% em relação a 2014, alcançando um faturamento total de R$ 48,2 bilhões, segundo a ABComm.

As perspectivas para 2016 as perspectivas são ainda mais otimistas, e o mercado de e-commerce pode crescer mais 18% em relação a 2015, alcançando um faturamento de R$ 56,8 bilhões no fim do período. Um número incrível, principalmente se levarmos em consideração a crise  econômica que vivemos neste início de ano.

Investir em venda online exigem um investimento inicial menor

Este é talvez o principal motivo para investir nas vendas online como forma de otimizar o negócio. Isso porque o investimento necessário para criar este tipo de venda é muito menor que em um negócio tradicional, pois exclui a necessidade de estabelecer um ponto de venda para atrair clientes, ou de contratar uma equipe responsável pelo atendimento dos clientes.

Os custos podem ser ainda menores caso não seja necessário criar uma loja virtual apenas para comercializar seus produtos e serviços. Com isso pode ser que seja possível excluir até mesmo a necessidade de investir em um estoque para inauguração ou no treinamento de uma equipe responsável pelo atendimento.

Menor custo de manutenção

Os custos necessários para manter o funcionamento de um negócio virtual também são muito menores que os necessários para manter um comércio tradicional. Isso porque ao investir na modalidade de venda online os custos para a locação de um imóvel bem localizado são reduzidos, assim como o pagamento dos salários e bonificações de seu time de colaboradores, a manutenção de equipamentos e até mesmo os gastos com energia elétrica.

De fato, os custos para a manutenção de uma loja virtual são mínimos, exigindo apenas o pagamento da hospedagem da loja, as taxas envolvidas em cada venda para os gateways de pagamento ou dos responsáveis pela atualização de todo o conteúdo da loja virtual.

Você poderá realizar vendas online 24 horas por dia

Uma loja tradicional depende do horário de funcionamento do ponto para realizar as vendas, o que impede a realização de negócios fora do horário comercial. Nas vendas online este problema não acontece, e você poderá vender seus produtos ou serviços a qualquer horário do dia, seja na madruga,a nos fins de semana ou feriado.

Isso garante que sua empresa alcance um número ainda maior de clientes, permitindo que eles conheçam os produtos ou serviços oferecidos por você sem sair de casa, o que não seria possível nas modalidades de venda tradicionais.

Com isso você poderá vender mais, além de alcançar um novo público que você dificilmente alcançaria por conta das diferenças de horário.

Elimina as barreiras geográficas de seu negócio

Além das limitações relacionadas ao horário de funcionamento da loja virtual, no modelo de vendas tradicional a atuação de sua empresa é limitada pela localização de sua loja, o que pode restringir o número de clientes que você poderia alcançar.

Ao investir nas vendas online você elimina este problema, superando qualquer barreira geográfica que pode existir entre sua empresa e seus clientes. Isso permite que você venda seus produtos para qualquer lugar do Brasil ou do mundo, bastando apenas que seu cliente tenha acesso a internet para o fechamento do negócio.

O alcance de sua empresa poderá ser ainda maior caso sua empresa esteja preparada para realizar vendas através dos dispositivos mobile ou tenha versões da loja em outros idiomas, aumentando as chances de fechar negócios em sua empresa.

Taxa de inadimplência menor que nas vendas tradicionais

O pagamento das vendas online foi por muito tempo uma das maiores preocupações entre os empreendedores digitais, pois além da obrigação de superar a insegurança dos clientes por realizar transações online havia o receio da taxa de inadimplência, que poderia atrapalhar a lucratividade do negócio.

Atualmente isso não é mais um problema que impede a realização de vendas online, tendo em vista que grande parte das transações são realizadas através de boleto bancário ou cartão de crédito. Isso garante mais segurança para os clientes, pois há toda uma estrutura financeira de credibilidade gerenciando a transação, além de uma maior segurança para os empreendedores digitais, pois a venda só é finalizada após o pagamento do cliente. Com isso a taxa de inadimplência nas vendas online é muito menor que nos negócios tradicionais.

Garante maior comodidade para seus clientes

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas estão em busca de maior praticidade na hora de fazer as suas compras.

Além da comodidade por pagar e receber pelos produtos sem ter de sair de casa, oferecer seus produtos a venda pela internet facilita a coleta de informações de seus clientes, tornando a opção de pagar e receber sem sair de casa mais vantajosa se comparada à ida até o estabelecimento.

O fator comodidade é aumentado ainda mais se levarmos em consideração que a compra poderá ser realizada a qualquer horário do dia ou da noite, independente do local onde o cliente se encontra.

Investir em um modelo de negócio que busque realizar venda online não é tarefa fácil. Exige que o empreendedor escolha uma boa plataforma de e-commerce e trabalhe duro para a manutenção do negócio. Porém todas as vantagens de um negócio online compensam o esforço, pois permitirão um maior retorno no investimento, aumentar suas vendas e, com isso, alcançando o sucesso do negócio.

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