Você conhece a importância de manter a identidade visual em todos seus materiais na empresa?

Objetivos traçados, produtos ou serviços definidos, plano de ação detalhado para o futuro, público delimitado e uma equipe preparada: enfim, nasceu uma empresa. Falta um item de peso, apontado pelos marketeiros como “o bem mais valioso de uma empresa”: a marca. Ela é o elo entre tudo o que foi criado e o público, aquilo que leva aos futuros consumidores todos os valores e conceitos da empresa e é por tudo isso que a sua marca deve ser forte e muito bem trabalhada. Só existe uma forma de ter uma marca perfeitamente desenvolvida: construindo uma identidade visual única que permeie todos os materiais da empresa. De cartões de visitas e banners, papéis timbrados, envelopes, rótulos, embalagens, outdoors, uniformes à manuais internos e etiquetas, a marca deve estar presente em tudo harmoniosamente. Uma boa identidade visual é aquela onde um pequeno detalhe, seja ela uma forma, uma cor ou uma fonte exclusiva, remeta imediatamente o público à marca. E você, já avaliou se sua empresa possui uma identidade visual estruturada em todos os seus materiais? Saiba por que isso é tão importante.

voce conhece a importancia de manter a identidade visual em todos seus materiais na empresa

A identidade visual fortalece a marca

De nada adianta ter uma logomarca fantástica, capaz de traduzir exatamente as ideias, os valores, sentimentos e conceitos de sua empresa se ela estiver perdida em meio a uma infinidade de materiais que não conversam entre si. Não faz sentido, por exemplo, ter um logo repleto de tons quentes e traços fortes e um website desenhado com tons pastéis e formas suaves, ou ter um logo incrível mas apresentar uma proposta de trabalho em papel sem timbre. Incoerências como estas são fatores que podem influenciar negativamente o público no momento de construção do vínculo com a empresa. A falta de uniformidade nos materiais da empresa gera estímulos negativos pois remete à desordem, tira a credibilidade e sugere uma postura amadora, pouco preocupada com a apresentação da organização.

Ter um material completo, elaborado de forma harmônica e que remeta à marca de maneira inteligente reforça todos os conceitos e fortalece sua marca. Grandes empresas como a Apple, Coca Cola,  Ferrari e a Nike, por exemplo, construíram um império só com o valor de suas marcas. Fazer com que qualquer pessoa que veja uma pequena maçã mordida pense primeiro na Apple é fruto de uma identidade visual bem feita.

voce conhece a importancia de manter a identidade visual em todos seus materiais na empresa

A Identidade visual traduz a imagem da empresa

Paleta de cores cuidadosamente definida, onde as cores quentes remetem à força, energia, movimento e os tons pastéis trazem sofisticação e estabilidade. Formas e linhas retas para representar a firmeza, seriedade e segurança, as curvas trazem conceitos de maleabilidade e flexibilidade. Poucas letras indicam objetividade e agilidade, muitas letras trazem a minuciosidade e o cuidado com os detalhes. Sim, a identidade visual traduz a imagem da sua empresa. Ela é o instrumento que faz com que seu público perceba sua empresa como você quer, e tudo isso pode ser planejado e colocado em prática com a ajuda de bons profissionais.

O segredo do sucesso das grandes franquias é justamente a posse de uma identidade visual emplacada. Quando alguém opta por uma franquia o faz por que compra a marca, paga pelo valor de uma identidade que já conquistou seu lugar no mercado. A construção de uma identidade visual através da padronização do material da empresa é um passo fundamental para essa conquista.

Seu cliente pode não se lembrar do nome do seu produto, dos benefícios reais dele, mas se a identidade for forte, ele possivelmente se lembrará da marca, da forma, da cor, do logo. O cérebro humano é extremamente visual e é por isso que ter uma identidade visual marcante é imprescindível para linkar seu produto com o público. As crianças de hoje não querem um cereal matinal de milho, elas querem o “Leão da Kellog’s” com elas no café da manhã. Algumas mulheres não querem uma bolsa que comporte seus objetos, elas querem uma Vitor Hugo a tira colo, elas querem o glamour e o bom gosto que aquela identidade oferece.

Se você ainda não possui uma identidade visual definida ou está pensando em retrabalhar a imagem de sua empresa, invista nisso! Estamos aqui para te ajudar a ter os melhores materiais e uma identidade visual incrível. Faça seu projeto na We Do Logos, a maior plataforma de concorrência criativa da América Latina. Só na We Do Logos você faz um material completo de identidade visual com um preço muito acessível!

E aí, o que achou das nossas dicas? Compartilhe seu comentário com a gente!