Como escolher o tamanho de um folder

O Folder é um material impresso de divulgação com 1,2 ou 3 dobras na vertical ou horizontal e não tem formatos padrões muito definidos, mas segue uma normatização com capa, apresentação do produto, serviço ou promoção e dados para contatos.

O tamanho de um folder pode variar muito pois pode ser criado em formato tanto com 2 dobras (dobrado no meio) quanto no tamanho de uma folha A5 (21 cm de largura x 14,8 cm de altura) ou de uma A4 (29,7 cm de largura x 21 cm de altura). Já se for usado na versão de 3 dobras, o tamanho mais usado é de folha A4.

Quer criar um folder criativo e inspirador?

Importante: Antes de criar o folder, é essencial fazer a marcação das dobras no arquivo, para que as informações não fiquem entre as dobras, pois depois de pronto, se não forem verificados os espaços no layout com as marcas, corre o risco de não ficar tão bom.

tamanho folder

Dependendo do uso e da finalidade pode ser escolhido um tamanho e um tipo de material bem diferenciado. Veja abaixo alguns exemplos de tamanhos de folder:

3 tipos de tamanho de folder couchê:

  • Folder 10×15, couchê 90/120/150g
  • Folder 15×21, couchê 90/120/150g
  • Folder 21×29,7 couchê 90/120/150g

3 tipos de tamanho de folder fechado com uma ou duas dobras:

  • Folder 10×21 (fechado) com duas dobras. Tamanho total aberto 30×21
  • Folder 21×29,7 (fechado) com uma dobra. Tamanho total aberto 59,4×21
  • Folder 21×21 (fechado) com duas dobras. Tamanho total aberto 63×21
  • Folder 30×30 (fechado) com duas dobras. Tamanho total aberto 90×30

É possível montar o folder em tamanhos completamente personalizados e incluir dobras e cortes especiais. Os tipos de papéis mais utilizados são o Couchê (liso ou fosco), Supremo Duo, Triplex, Offset, com gramaturas de 60 até 400.

tamanho folder

DICA IMPORTANTE!

Conte com a ajuda de profissionais para fazer seus folders e materiais de comunicação. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um folder, por exemplo, vários redatores e designers enviarão opções para seu projeto, de acordo com suas exigências.

Você pode interagir com eles (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o folder que mais gostou, dentro de dezenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80 000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Receba em 24 horas dezenas de propostas para analisar e interagir com os profissionais e escolher a arte que tenha acertado no conceito da sua marca.

tamanho folder