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Descubra o que é inbound marketing e todo seu poder

O inbound marketing é uma dessas tendências que causou alarde, nos últimos anos, principalmente pelo retorno que tem trazido a quem investiu nesse novo conceito.

Mas você sabe o que é inbound marketing?

Em tese, o inbound marketing é uma maneira nova de praticar as técnicas de marketing levando em conta 2 pontos fundamentais:

  1. Produzir o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo.

  2. A tendência do consumidor de procurar on-line antes de decidir por um produto ou serviço.

Quer saber mais sobre o que é o inbound marketing e como ele pode gerar novas e mais constantes receitas para a sua marca? Então confira tudo a respeito no nosso post de hoje!


O que é inbound marketing e como ele funciona

Como falamos anteriormente, o consumidor está mais atento às novidades do mercado. Cerca de 90% deles, por exemplo, pesquisam sobre os produtos ou serviços de seu interesse antes adquiri-los ou visitar uma loja física.

Ou seja: em vez de seduzir o consumidor, a estratégia passou a ser chamar a atenção do seu público-alvo. E o inbound marketing se tornou a principal ferramenta para isso.

A seguir, separamos algumas das principais formas de colocar o inbound marketing em prática na sua empresa:

  1. Produção e publicação de posts no blog corporativo.

  2. Atuação sólida nas redes sociais da sua marca.

  3. Distribuição de conteúdo em canais de comunicação, como e-books e infográficos (ver exemplos).

  4. Realização de webinars e podcasts.

  5. Fóruns on-line.

  6. E-mail marketing.

  7. Técnicas de SEO.

Focando suas atenções em alguns dos itens acima, você vai compreender um pouco mais sobre o que é inbound marketing e o que ele pode fazer por você.

O processo do inbound marketing

Com uma série de estratégias, como as listadas anteriormente, você consegue ampliar o alcance da sua marca.

Isso porque essa nova maneira de enxergar o marketing visa atuar em 5 etapas diferentes:

  1. Atrair mais tráfego para os seus canais virtuais.

  2. Converter os visitantes em leads (pessoas interessadas no que você tem a oferecer: veja “o que são leads“).

  3. Fazer de cada lead uma nova venda.

  4. Transformar as vendas em clientes fidelizados.

  5. Tornar os clientes fidelizados em promotores da sua marca.

Veja como isso é interessante e torna o inbound marketing um ciclo que conta, exclusivamente, com o engajamento do público.

Por isso dissemos que se trata de produzir o conteúdo certo para a pessoa certa e no momento certo. Para fazer isso, os seguintes princípios devem fazer parte da sua rotina:

Marketing de conteúdo

A partir de uma pesquisa sobre quem é o seu público-alvo, você conclui a primeira etapa do que é inbound marketing, pois é a grande lição que você precisa aprender para criar conteúdos do interesse deles, para chamar a atenção deles.

Ciclo de compra

Agora que você já conhece a sua persona (como é conhecido o seu público, no inbound marketing), é preciso iniciar o processo de conversão que falamos anteriormente.

Personalização

Com publicações e divulgações personalizadas, você estabelece um elo com seus clientes e potenciais clientes. Uma vez estabelecido, é preciso focar na manutenção dessa ligação entre vocês.

Canais estratégicos

O seu público se concentra mais no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Snapchat ou em alguma outra rede social? Então, priorize o conteúdo nesse canal de comunicação, especificamente — mas sem ignorar os demais, é claro.

Afinal de contas, onde mais eles consomem conteúdo será, também, onde mais eles vão falar de você e compartilhar as suas publicações.

Interação

Como um complemento ao tópico anterior, trata-se de enraizar ainda mais o contato com o seu público-alvo. São os likes e compartilhamentos, assim como os comentários, a interação mais valorizada.  Na verdade, este ponto é fundamental para medir o retorno do público, pois ajuda a trabalhar as próximas estratégias de inbound marketing.

Hoje em dia, likes e curtidas já não são mais tão relevantes quanto a participação direta via comentários e mesmo a criação de conteúdos originais pelos usuários e compartilhados. Com a chamada “compra de likes” (via anúncios em postagens ou na própria fã page) o empresário pode estar dando um tiro no pé ao encher suas páginas com perfis de pessoas que nada têm a ver com ela!

É por isso que o inbound e o marketing de conteúdo são cada vez mais relevantes, trazendo um público selecionado que verdadeiramente admira sua marca e chega a interagir com ela de forma espontânea!


Os resultados obtidos com o inbound marketing

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, entenda a relevância dele nas suas estratégias atuais para divulgar o seu negócio e gerar mais vendas:

  1. 55% dos usuários navegam mais por sites com um blog atualizado do que sites sem blog.

  2. Cerca de 70% dos usuários clicam mais em resultados da sua busca orgânica do que em anúncios pagos, o que evidencia a eficácia das suas técnicas de SEO nas suas páéginas.

  3. 58% das empresas brasileiras já praticam estratégias de inbound marketing.

  4. O inbound marketing é 62% mais econômico do que o marketing tradicional para gerar um novo lead.

Que tal conferir por si só as outras vantagens que o inbound marketing pode trazer para o seu negócio? Comece agora a criar um blog! Se precisar de ajuda, pode contar com os designers da We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Vamos lá, use este link para começar agora a criar seu blog de conteúdo.


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