Nomes de mascotes para empresas são extremamente eficientes para criar conexões fortes com o público. Ao longo dos anos, as empresas perceberam que poderiam se comunicar com o seu público-alvo por meio de uma linguagem mais atrativa: a partir da criação de mascotes. A partir disso surge a necessidade de como criar nomes de mascotes para empresas de forma criativa e original.
Acontece que a execução desse planejamento não é tão simples quanto imaginamos. Afinal, esse personagem é a materialização dos valores de sua marca e, portanto, deve ser uma tradução personificada dessas qualidades.
Daí, a fundamental importância em criar nomes de mascotes criativos!
E, se você se encontra em uma etapa desta criação na qual falta criar os adereços e o nome certo para o seu personagem, convidamos você a seguir com a leitura deste post, onde falaremos da relevância em criar nomes de mascotes criativos e traremos também algumas dicas para atingir o resultado desejado.
Confira!
Saiba mais: 5 dicas para criar um bom mascote para empresa
O desafio em criar nomes de mascotes para empresas
Como mencionamos, os nomes de mascotes são uma extensão daquilo que o personagem representa e como ele interage com o seu público-alvo, ajudando a posicionar a sua empresa no seu mercado de atuação.
Toda a criatividade, portanto, deve estar alinhada com o propósito de sua marca. Algo que pode render muitas vantagens para atrair e fidelizar clientes, bem como gerar um diferencial competitivo para o seu negócio, como:
1- A comunicação humanizada
Da mesma maneira que logos são idealizados para criar conexões sensitivas com o consumidor, o mascote vai além, humanizando o seu negócio para criar um relacionamento duradouro com o público-alvo.
Além disso, por meio de nomes de mascotes criativos, você também estabelece a personalidade desse personagem, ajudando a tornar tangíveis os valores de sua empresa que não são facilmente expostos nos serviços prestados ou no seu portfólio de produtos.
Veja também: 5 dicas para criar um bom mascote para empresa
2- A diferenciação com uma comunicação simbólica
A criação de mascotes ajuda a expor a marca de diferentes maneiras. Uma delas é a possibilidade de retratar diferentes momentos de sua empresa, com uma atuação que pode ser impressa on-line e até presencial.
Assim, dá para usar mascotes em eventos, para divulgar produtos, interagir com os consumidores nas redes sociais ou mesmo apresentar novidades da empresa, tornando-se um de seus porta-vozes.
3- Gera facilidade para contar histórias e cativar o consumidor
Vale lembrar que, hoje em dia, o storytelling está em alta e, com nomes de mascotes criativos, você tem um personagem cativante que pode ajudar a expor a sua marca de múltiplas maneiras.
Sem falar que há a possibilidade de contar histórias lúdicas, interativas e cativantes para manter a sua marca em evidência e, ainda, oferecer ao consumidor novas formas de se relacionar com os seus produtos e serviços.
Por isso, além do nome, é importante pensar em detalhes a respeito da personalidade e características de sua mascote.
Dicas para criar nomes de mascotes para empresas de forma criativa e original
Com base no que vimos até aqui, os nomes de mascotes criativos têm ampla participação na maneira como o público vai absorver a novidade.
Por isso, selecionamos algumas dicas para elaborar um nome atrativo e que ajude a impactar o interesse do consumidor:
Alinhe o nome aos seus valores: em primeiro lugar, a mascote deve ter a ver com o mote da empresa ou os valores que ela deseja exprimir para seus clientes. Assim, o nome deve seguir por esse mesmo caminho.
Emocione: para criar uma relação com o consumidor é importante trabalhar as emoções e, por meio de nomes de mascotes criativos, você pode ajudar a reforçar a sua marca na percepção do consumidor — seja resgatando memórias da infância, remetendo a sensações alegres etc.
Trabalhe de acordo com o perfil do consumidor: mascotes não são criações exclusivas para o público infantil. Por isso, trabalhe de maneira que seus personagens cativem, principalmente, o seu público-alvo.
Confira também: 10 dicas para criar nomes de mascotes para empresas
5 exemplos de nomes de mascotes para empresas criativos já criados por grandes marcas
Se você quer saber como criar nomes de mascotes, é porque ou já tem ou pretende criar uma mascote para seu negócio. Confira alguns exemplos famosos e como foram criados.
Lequetreque: O galinho da Sadia, um dos mais icônicos do Brasil. O nome é uma referência ao som que os galos fazem e à rapidez com que o frango fica pronto para ser consumido.
Mr. Músculo: O personagem forte e musculoso da linha de produtos de limpeza Mr. Músculo. O nome e a imagem passam a ideia de força e eficiência na limpeza.
Bibendum: O famoso "boneco" da Michelin, feito de pneus. O nome, que significa "beber" em latim, surgiu de um slogan da marca: "Nunc est bibendum" ("Agora é hora de beber").
Tony the Tiger: O tigre cheio de energia do cereal Kellogg's Frosted Flakes. O nome e a personalidade do mascote transmitem a ideia de força e vitalidade.
Ronald McDonald: O palhaço alegre e divertido do McDonald's. O nome é uma combinação de "Ronald" (um nome comum e amigável) e "McDonald" (o nome da empresa).
Na We Do Logos também criamos nomes de mascotes para empresas
Para conhecer outras opções de mascotes que participaram desta concorrência criativa, acesse este link: Criação de Mascote Ciência e Tecnologia.
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E então, deu para sentir um pouquinho a importância de criar nomes de mascotes para empresas criativos para expor a sua marca com mais qualidade? Agora, caso você já trabalhe com esses personagens para divulgar o seu negócio, compartilhe conosco os nomes deles para ampliarmos a discussão sobre o tema e trazermos boas ideias aos nossos leitores!