top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

7 dicas de como criar nomes de empresas de alimentos e 30 exemplos inspiradores

Criar nomes de empresas de alimentos é uma tarefa complexa, exercida por profissionais da área de branding, mas há algumas dicas importantes para que um empreendimento receba o nome certo.

Afinal, essa escolha é muitas vezes responsável por definir o fracasso ou o sucesso de uma empresa.

Chamado de naming, o processo de criação para o desenvolvimento de uma marca vai além do objetivo de elaborar um nome forte e interessante. Criar um nome também faz parte de uma estratégia negócios para a empresa alcançar o público certo e ressaltar seu posicionamento.


Existem até casos de produtos que fracassaram no mercado devido a escolha errada de seu nome.

Para empreendedores que iniciam no negócio de alimentação e querem um bom nome para estampar em seus produtos ou designar seus serviços e colocar a empresa no mundo dos negócios, a dica é ficar atento aos 7 passos para criar nomes de empresas de alimentos que seguem logo abaixo.

Guia para criar nomes de empresas de alimentos

1- Defina o posicionamento de sua empresa

Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é se preocupar com a parte visual e escolher um nome aleatório para o seu negócio, considerando portanto apenas um nome que soe simpático.

Mas na verdade, o recomendado é que o nome de empresa de alimento esteja relacionado à sua atividade comercial. A intenção é que os próprios clientes, a concorrência e até os fornecedores reconheçam rapidamente do que se trata a empresa e o que ela oferece com qualidade para o mercado.

2- Explore nomes diferentes

Invista parte do tempo estudando o que a concorrência já fez e como a sua empresa pode fazer diferente e melhor do que há no mercado. Lembre-se da importância de se tornar destaque e referência no ramo de negócios de alimentação.

Começar se diferenciando pelo nome é um bom passo.

Portanto, explore junções que dão certo, inspire-se em referências como países e regiões atrelados a produtos do seu negócio e procure palavras que podem trazer lembranças que se relacionar com a atividade comercial da sua empresa.

3- Evite nomes longos

A ideia de criar um nome conciso, curto, é estabelecer rápida comunicação da empresa com os seus consumidores. Quanto mais simples e objetivo, melhor e mais rapidamente a empresa de alimentos será lembrada no mercado. Siga o exemplo de grandes marcas como Nestlé, Del Valle e Sadia.

4- Atenção ao fazer combinações

Empresas com sociedade tendem a unir nomes dos sócios para agradar ambas as partes ou representá-los, mas veja se essa realmente será uma boa ideia. Algumas combinações, como união de nomes, podem ser catastróficas.

Os resultados de más combinações podem gerar péssima sonoridade e pronúncia, escrita confusa e dificuldade de leitura. Tudo isso pode levar a sua empresa a servir de piada. Fuja desse risco.

5- Pesquise e compare

Exercício útil para iniciantes, realizar uma pesquisa mais profunda conhecendo os nomes de empresas de alimentos já existente no mercado é uma boa estratégia.

A pesquisa e comparação são úteis durante o processo de criação, podem, inclusive, evitar a criação de nomes já existentes e eximir a empresa de mais trabalho nessa etapa, tendo que mudar todos os seus materiais de comunicação e até a fachada e uma loja, por exemplo.

6- Seja criativo: seu nome deve ser único

A dica não menos importante neste processo de criar nomes de empresa de alimentos é: seja criativo e não tenha medo de errar.

Na publicidade, esse processo criativo muitas vezes começa com um brainstorming (tempestade de ideias). É quando uma equipe se une para colocar todas as propostas à mesa e pensar nas possibilidades. Sem medo de errar ou de expor o que pensa.

Todos pensam, relacionam insights, lembram de referências e colocam ideias sobre a mesa, depois que a primeira rodada da reunião reuniu o máximo de ideias possível. A partir daí, começam a selecionar as melhores ideias.

7- Peça a opinião de amigos e outras pessoas

Depois de selecionar 2 ou  3 nomes preferidos, peça a opinião de amigos e de pessoas que acredita que tem um perfil semelhante ao do seu público, isso ajuda a se certificar de que não está cometendo um erro.

Confira 30 exemplos de nomes de empresas de alimentos

Abaixo, confira  alguns exemplos de nomes de empresas de alimentos sugeridos por profissionais da We Do Logos, em diversos projetos criativos. Há empreendimentos focados em food service, alimentos prontos para bares e restaurantes e outros em pães e massas.

1- Empresa do ramo de iogurte

O projeto contou com a participação de 33 retadores, que enviaram mais de 250 sugestões de nomes para a empresa do ramo de iogurtes e derivados do leite. Confira o resultado:

  1. Unavitta

  2. Campo Nutri

  3. PuroNutri

  4. Campo em Casa

  5. Sabor do Campo

  6. Nutrepuro

  7. Campo e Vida

  8. Felicyttá

  9. Vitaly

  10. D’leite

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

2- Empresa de pão de queijo

Focada em pães de queijo gourmet, a empresa solicitou um nome para a sua marca e garantiu mais de mil sugestões. O projeto teve participação de 64 redatores. Seguem alguns exemplos dos nomes sugeridos pela equipe de criação da We Do Logos:

  1. Empório Du’Queijo

  2. Petit diQueijo

  3. Levizz

  4. Privilège

  5. duQ

  6. Chee’siê

  7. DeliCheese

  8. OhMG!

  9. Sabor de Perto

  10. Hoje Tem

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

3-  Empresa do ramo de pães

Padaria tradicional, esta empresa obteve 160 opções de um novo nome para a sua fábrica de pães no interior do Brasil. Participaram 20 redatores no projeto. Confira alguns exemplos:

  1. PanDeli

  2. Espaço Fino Sabor

  3. Menegusso Panificadora

  4. Panificadora e Confeitaria Coloniary

  5. Colônia do Trigo

  6. Confeitos do Sítio

  7. Cheirinho dy Pão

  8. Puro Sabor

  9. Empório do Pão

  10. Caseiro Sabor

Veja mais exemplos de nome para empresas de alimentos que participaram do projeto.

Precisando criar nome para sua empresa de alimentos por um preço justo, com rapidez e qualidade? Pode contar coma We Do Logos.

Você envia seu pedido de nome e, rapidamente, estará recebendo as primeiras opções para dar sua opinião e pedir quantos ajustes quiser, até o nome perfeito ser definido.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

Confira outros link importantes: Criar Logotipo, Comprar Logomarca, Criar Nome, Criar Site

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page