We Do LogosVocê conhece os 10 princípios mais queridos dos profissionais de comunicação visual sobre design de logotipos? São dicas de profissionais do ramo gráfico retiradas do site que tentam estabelecer uma fundação para a construção da marca. Eles definem as ferramentas e os blocos de construção que ilustram a criação de marcas fortes através de exemplos de design de classe mundial.
Vamos as dicas:
Princípios de design de logotipos
1. Design de Logotipos Ilustrativos
Logos ilustrativos são aqueles que usam de imagens para agregar significados à marca. É possível ser extremamente literal e ilustrar exatamente o serviço ou o produto oferecido ou então representar a ideia por trás da empresa, de maneira simbólica, e também representar algum tipo de sentimento relacionado à marca, em vez de ilustrar algo específico.
2. Design de logos em Estilo Visual
Mais do que criar um logo, é necessário pensar em toda uma programação visual para se ter uma marca com a comunicação visual coerente e fácil de ser assimilada. Isto vai além das aplicações básicas do manual de identidade visual. Muitos esquecem de pensar, por exemplo, nos tipos de imagens que acompanharão os materiais gráficos, quais gamas cromáticas podem ser usadas na identidade, etc. Um exemplo de quem fez isso muito bem é o Skype.
3. Nichos Estéticos para design de logotipos
Imagens trazem poder. Isso quer dizer que uma ilustração ou imagem podem fazer seu projeto de identidade visual fique mais interessante. Por exemplo, não pense só em um logo mas também em algum tipo de grafismo ou foto que possa ser usado em toda a comunicação. Além de ajudar na identificação da marca, vai trazer sofisticação à comunicação.
4. Escolhas Cromáticas no design de marcas
Um dos elementos mais importantes de um logo é a cor e uma má escolha cromática pode acabar com qualquer desenho incrível. Todo o cuidado é pouco na hora de optar por tendências e padrões cromáticos muito específicos, que podem parecer antiquados em alguns anos. Além disso, é preciso estar atento às limitações de cor e sempre ter um plano B para conseguir fazer com que o logo seja compreendido integralmente em todas as aplicações.
5. Aplicações Cromáticas para o design de logos
Cores comunicam emoções e sentimentos. Nosso cérebro é imediatamente afetado pelas cores que vemos. Por isso, é importante que o padrão cromático escolhido para comunicar uma marca seja coerente em toda a comunicação: site, embalagem, ambiente, etc.
6. O poder das cores na construção de logos
Vocês já perceberam como algumas marcas têm “cores próprias” e imediatamente assimilamos aquela cor à marca, mesmo que o que estamos vendo talvez não tenha nada a ver com a marca em questão? Escolher uma cor única, específica e que converse com o posicionamento da marca pode torná-la um ícone único da comunicação.
Veja mais: A Psicologia das Cores
7. Logos 3D
Como os programas de identidade 3D interagem em espaços físicos, apresentam oportunidades de ouro para amplificar atributos da marca. Conceitos sugeridos no bidimensional, forma, cor, contraste, etc, podem ser realizado de formas sofisticadas, surpreendentes e iluminados quando se deslocam para o espaço tridimensional. Lembre-se: é importante saber usar esse tipo de recurso para não ficar exagerado.
8. Noção de espaço no design de logotipos
É importante saber como o posicionamento da marca deve estar presente em todos os pontos de contato da marca, inclusive em espaços como vitrines, lojas, flagships, escritórios, etc.
Um espaço alinhado com a comunicação da marca pode trazer uma experiência muito envolvente. Boas identidades também são expressadas em espaços e as maiores marcas do mundo já investem nisso há algum tempo, como por exemplo a Coca-cola.
9. Estruturação de Logos
Uma boa estrutura estabelece as bases para ser memorável. Quase todas as fortes marcas que você vai encontrar aderem a uma estrutura interna, uma característica gráfica. Marcas memoráveis muitas vezes trabalham com simetria ou um padrão de estilo, como por exemplo: tudo sobre círculos ou tudo sobre linha, mas sempre trabalha em cima da base que se transforma no manual de marca da empresa.
10. Contraste ao criar logotipos
Boas identidades gráficas costumam usar contraste para estabelecer uma comparação entre duas coisas. Normalmente, essa comparação leva o espectador a se questionar “por que o peso desta letra é diferente daquela?”, “porque é que esta forma difere de todo o resto?”, “e o que isso tudo significa?”. O contraste é uma ferramenta poderosa na concepção de um logo, e uma das ferramentas mais antigas do design, sendo usada desde os primórdios da história da programação visual e podem dar toques incríveis na sua logo.
Caso queira ver a lista completa com as 100 dicas, basta acessar o blog do Chocoladesign!
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