Design e comunicação visual são elementos tão importantes nas estratégias de marketing das empresas que muitas pessoas acreditam que esta atividade se resume a elas.
Quem trabalha com marketing sabe que esse trabalho envolve muitas outras disciplinas e competências, os famosos “Ps” do marketing, que começaram com 4 e hoje já há quem fale em mais de 10.
Vamos repassar rapidamente os elementos do marketing mix, ou composto mercadológico, como originalmente proposto:
Os 4 “Ps” do marketing
Produto: Variedade, qualidade, características, nome, embalagem, tamanho, garantias, política de troca e serviços agregados.
Preço: Preço base, descontos, prazo e financiamento.
Praça: Canais, cobertura, variedades, PDV, estoque e transporte.
Promoção: Design gráfico, comunicação visual, publicidade, relações públicas e identidade visual.
Mas, sem dúvida, de todas essas atividades citadas acima, o design e a comunicação visual são as que mais encantam os profissionais e ao público, principalmente pelo fato de serem o principal ponto de contato com seu consumidor. É por meio do design na comunicação visual que você conseguirá transmitir aos seus clientes todas as outras decisões tomadas, em todos os outros “Ps” do composto mercadológico.
Ainda não se convenceu em investir em design?
E isso transfere uma grande responsabilidade para as atividades de design e comunicação visual. Afinal, qualquer erro cometido nessa esfera do trabalho de marketing, contaminará todos os outros esforços do mix, levando a perder um demorado trabalho estratégico e mercadológico de planejamento, desenvolvido em conjunto com as demais áreas da empresa e envolvendo diversas equipes de profissionais.
Por isso, é muito importante que você dedique a devida atenção nesta tarefa. E para ajudá-lo nesta missão, vamos apresentar um guia com 4 passos para implementar um ótimo design na comunicação visual de sua empresa.
Design e comunicação visual em 4 passos
Passo 1: Escolhendo nomes
Talvez sua empresa esteja em atividade há algum tempo e já definiu um nome. Mesmo assim, ao desenvolver novos produtos, serviços e até promoções de vendas, será preciso criar um nome que envolva o público, seja atrativo e passe seu posicionamento. Para isso, aqui vão algumas dicas:
Deve remeter ao seu posicionamento
Precisa passar seus diferenciais claramente
Tem que “conversar” com seu público alvo
Tem que ter o DNA da sua empresa
Fácil de lembrar
Não deve ser muito longo
Evite nomes estrangeiros
Não use nomes difíceis de pronunciar
Não use nada parecido com concorrentes
Tem que ser único e ter personalidade
Use a técnica do Brainstorm para achar nomes criativos
Além disso, tente não limitar a ampliação do seu negócio escolhendo nomes que focam nos produtos e serviços atuais. Lembre-se, um restaurante pode se tornar um hotel no futuro, e um cabeleireiro, um SPA de cuidados de beleza.
Ah, assim que decidir o nome, registre sua marca!
Precisa de uma ajudinha para criar um nome?
Passo 2: Desenvolvendo a identidade visual
Um dos elementos mais importantes da identidade visual é seu logotipo. Vamos falar dele, com mais detalhes, no próximo passo. Devido a esta importância, o logotipo e o design na comunicação visual acabam sendo criados quase que ao mesmo tempo. Mas é preciso diferenciar uma coisa da outra.
A identidade visual vai determinar uma uniformidade estética em toda criação do design das peças de comunicação. Para isso, além do logotipo, engloba diversos outros elementos (que normalmente estão também presentes no logo) como cores, formas e tipografia. A seguir, vamos apresentar algumas dicas sobre isso, e que poderão ser usadas também no momento de criar o logo da empresa.
Cores
Este elemento é o primeiro que chama a atenção do público e desperta nele as primeiras impressões sobre a marca. Por isso, as escolhas das combinações cromáticas envolvem determinar aquelas que imprimem as sensações mais próximas de seu posicionamento para o público. Veja alguns significados que as cores podem transmitir:
Descubra também o significado das cores ao redor do mundo!
Azul é a cor da tradição, passando segurança ao público. Já o vermelho é uma cor de alerta e paixão, passando sentimento de urgência! Seu primo, o laranja, sempre atrai e transmite alegria, semelhante ao amarelo que nos lembra da luz, do calor e do otimismo. O verde é muito usado para se referir à natureza, saúde, crescimento e prosperidade. O roxo é uma cor polêmica, que tanto pode mostrar nobreza como criatividade. O preto é a cor da sofisticação e da exclusividade, enquanto o branco é pureza e inocência.
Tipografia
Quais tipos de letras vai usar em sua comunicação? Normalmente se escolhe uma tipografia principal e uma ou duas de apoio. Uma dica é ter também uma letra que sempre funcione em meios digitais. Alguns tipos ficam bem impressos, mas não funcionam na internet.
Três elementos são muito usados na escolha de tipografia: serifas, espessura das fontes e inclinação (itálico). Basicamente letras com serifas passam uma ideia de tradição, letras grossas (bold) transmitem solidez, enquanto as estreitas (ligth) são associadas com cuidado e técnica. Letras itálicas podem passar a sensação de movimento e velocidade.
Formas
Formas são elementos fundamentais para um logo, mas também fazem parte da identidade visual, em ornamentos, ícones e ilustrações.
Formas arredondadas se ligam ao feminino, às curvas do corpo da mulher, transmitindo acolhimento e cuidado. Já formas angulares, pontiagudas, remetem ao universo masculino, pois lembram objetos cortantes, como espadas. São mais instáveis e “agressivas”. Outro elemento importante a se levar em conta é a simetria das formas, que indica equilíbrio e estabilidade.
Passo 3: Criando ou renovando seu logotipo
Da mesma forma que o nome, não só empresas novas precisam de logotipo como também seus produtos, serviços e promoções também.
A principais funções do logo de sua marca são:
Identificar para o público qual empresa é responsável por aquele produto ou serviço.
Diferenciar a sua marca das marcas concorrentes.
Evidenciar para o público o seu posicionamento mercadológico.
Mostrar o que sua marca faz de diferente da concorrência, o motivo para ser escolhida pelo cliente.
Definir claramente para o consumidor suaoferta de valor, o que ele ganha comprando seu produto ou serviço.
Um logotipo bem desenvolvido, por si só, remete à sua marca de uma forma que agrega valores intangíveis à sua oferta.
Destaca seus produtos e serviços nos pontos de venda.
Evita que seu produto ou serviço seja facilmente imitado ou falsificado.
Para isso, use os elementos comentados no passo 2, sobre identidade visual.
Passo 4: Desenvolvendo o design na comunicação visual
Chegou a hora de pegar seu nome, logo e identidade visual e transformar em excelentes peças de comunicação que vão atrair seu público, encantar o cliente e alavancar vendas.
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