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Como criar o nome de uma marca - 10 dicas e inspirações

Uma das primeiras dificuldades de quem quer se inserir no ramo do empreendedorismo é escolher o nome da empresa. Muitos empreendedores iniciantes podem não imaginar a força que o nome terá na hora de posicionar o negócio no mercado, e acabam fazendo escolhas baseadas em análises pessoais da situação, sendo influenciados apenas por seus gostos pessoais.

starbucks nome da marca e logo

Criar um nome único e interessante não é uma tarefa simples, ela exige trabalho, criatividade e muita pesquisa, e deve observar detalhes como a facilidade de pronunciar, escrever e lembrar.


É importante que o nome escolhido não cause dúvida ou insegurança no consumidor na hora de falar ou escrever. Ele deve ter ligação com o produto e ser fácil de ser encontrado no ambiente virtual. Se você optar por um nome de simples pronúncia, mas de escrita diferente, pode ser que as pessoas tenham dificuldade na hora de procurar seus contatos na internet, por exemplo.



A facilidade da lembrança do seu nome está diretamente ligada à escrita e pronúncia, por isso, caso o empreendedor queira fazer algo mais original, deve ter o cuidado para que isso não faça uma confusão na mente de seus clientes.


Entretanto, alguns empreendedores que tem boas ideias para o negócio não dão tanta atenção quanto deveriam na hora de decidir qual nome será melhor para lançar suas empresas no mercado, e acabam fazendo a escolha deixando-se levar por suas emoções, o que, para eles, pode fazer todo o sentido do mundo, mas para o cliente, pode soar estranho, e até engraçado. Esse tipo de escolha pode até dar certo, em alguns casos, em outros, pode espantar clientes, ou mesmo causar boas risadas.


Confira abaixo alguns nomes inusitados de empresas brasileiras:


Cê Que Sabe Motel

Em Fortaleza, o Motel Cê que Sabe fica no bairro Barra do Ceará e é bem conhecido por seu nome diferente, que pode ser uma pegadinha para os casais indecisos na hora de decidir o lugar para onde sair num sábado à noite.

Para quem acha que o nome pode ser super criativo, outras pessoas também já tiveram a mesma ideia, e é possível encontrar lugares com o nome “você que sabe” em outras cidades pelo Brasil.


Cê que sabe motel logo

Suvaco de Cobra

Quem escuta o nome pela primeira vez com certeza não consegue adivinhar do que se trata o estabelecimento. O Suvaco de Cobra fica também em Fortaleza e é famoso pela cozinha regional e ambiente aconchegante.

O nome se refere a um corredor apertadinho que dá acesso a um pequeno salão com placas de aviso, teto verde de folhas, fotos de celebridades e toalhas coloridas.


Costurando Gostoso

A empresa de equipamentos de costura tem um nome que identifica do que se trata o negócio, mas se decidiu por um nome que não tem muito a ver com o segmento em que atua.


Costurando Gostoso máquinas

Facas Vira Bosta

Este é talvez o nome mais controverso que se pode encontrar em uma empresa no Brasil. A marca de facas Vira Bosta é do Rio Grande do Sul e é especializada em cutelaria e acessórios exclusivos, fabricados artesanalmente.


Facas Vira Bosta

O nome é esse em razão do besouro chamado vira bosta, que é, proporcionalmente, o bicho mais forte do mundo. Ele vira e rola a bosta do gado com suas patas traseiras e a enterra, fertilizando o solo. Pela força que ele representa, seu nome batizou a empresa.


O que seu criador talvez não tenha percebido, é que ninguém além dele entenderia a justificativa, que faz mesmo sentido, para um nome tão estranho.

Nem sempre empresas com nomes inusitados crescem e fazem sucesso como as citadas acima, por isso, ao criar o nome da sua empresa, você deve ter bastante critério e buscar ajuda profissional. Por isso, além de mostrar mais adiante nesse texto o que você deve fazer, vamos te mostrar antes os erros mais comuns! Assim fica mais fácil você assimilar o que não fazer e no que se inspirar! 😉


Os erros mais comuns ao escolher o nome de uma marca e empresa

As consequências de um nome mal escolhido, além de não serem boas para a imagem da empresa, podem acarretar problemas se você não verificar se sua marca está de acordo com as especificações da Junta Comercial, por exemplo. Além disso, para promover outro nome, é preciso tempo e dinheiro. Ideal que

você saiba o passo a passo de como registrar o nome de uma empresa.


Abaixo, reunimos os erros mais comuns dos empreendedores ao escolher o nome de uma empresa, confira.


Não fazer um planejamento para criar o nome de uma marca

Todas as empresas de sucesso são embasadas em um bom planejamento. Por isso, é importante que você não escolha o nome do seu negócio aleatoriamente.

Escolher um nome leva tempo e envolve uma série de estudos em torno da marca. Assim, é fundamental pensar no posicionamento que a empresa terá no mercado e saber que pessoas se deseja atingir.

Portanto, na hora de escolher o nome, planeje-se bem, não tenha pressa e, se possível, busque ajuda profissional.


Escolher um nome muito parecido com o do concorrente

O nome da sua empresa é um dos elementos que a ajudarão a se destacar no mercado, por isso, tentar se assemelhar ao concorrente só porque ele é o líder no seu segmento pode não ser uma boa ideia, pois confundirá seus clientes.

Além disso, ainda que a estratégia funcione a curto prazo, no futuro você pode ser visto como uma cópia e como uma empresa sem identidade própria.


Usar palavras muito genéricas ou muito específicas

Nomes muito específicos e óbvios, que sintetizam o produto ou serviço da empresa podem até ser uma saída fácil, pois ajuda a definir melhor o que a empresa faz.


Criação de nomes de marca

No entanto, escolher palavras muito genéricas ou específicas pode ser um erro, já que faz com que a empresa fique com uma marca bem definida. Além disso, nomes regionais podem limitar o crescimento, já que um termo típico de uma região pode não fazer sentido em outra.


Recorrer às palavras estrangeiras

O problema não é exatamente utilizar palavras em outro idioma. Nesse caso, o que você precisa fazer é se preocupar com o sentido da palavra e, principalmente, se as pessoas vão entender e conseguir pronunciar.


Procure palavras que já são mais conhecidas pelo público e avalie a sonoridade, pois não vale a pena incluir um termo com um significado bacana, mas que não soe bem em nossa língua.


Abusar das siglas

Siglas podem ser mais fáceis, porém, é importante que elas signifiquem alguma coisa. É importante que você saiba qual produto ou serviço que a sigla traduz.


Como criar um nome para uma marca?

Abrir um negócio, seja em qual for a área, é uma tarefa que exige passos não muito longos. Nessa empreitada, a primeira barreira que se apresenta é a de como criar um nome para uma marca que será exibida ao mundo.


Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso dedicar um bom tempo à leitura de informações para poder definir o nome da sua marca. Muitos não sabem, mas é pelo nome da marca que o sucesso ou o fracasso da empreitada será conhecido. Agora que você já conferiu nomes super inusitados e também dicas de quais erros não cometer chegou a hora de 10 super dicas do que você DEVE fazer para criar um nome perfeito!


10 dicas de como criar um nome para uma marca

Existem duas alternativas para quem está começando a caminhar: fazer o processo de criação de nome internamente ou contratar um profissional. Se você optou pela primeira opção, então vamos em frente.


1 - Levante o perfil do público-alvo da marca

Em um grupo de profissionais, a discussão começa quando as percepções não batem uma com a outra. É preciso unir as opiniões dos envolvidos utilizando o perfil de público-alvo da marca. Muitos que estão em nosso meio não sabem diferenciar o que é um nome popular ou sofisticado.


2 - Entenda as necessidades de comunicação da marca

Para muitos, criar o nome de uma marca é uma tarefa fácil. Quem pensa dessa maneira deve ter em mente os segredos do sucesso. Criar uma marca é complicado, pois é preciso entender as necessidades de comunicação da marca. Para isso, faça perguntas a si mesmo: Quem é a empresa ou serviço? Quais os seus valores, diferenciais e personalidade? Se você quer ter sucesso com sua marca, questione.


3 - Analise os territórios onde a marca irá operar

Um dos passos fundamentais para o sucesso de uma marca é analisar os lugares em que ela irá atuar. No exterior ou apenas no Brasil? Uma forma de fazer sucesso com a sua marca é imaginar as barreiras que ela irá enfrentar. Marcas prontas para o exterior enfrentam barreiras como a linguagem que deverá ser excedida, a percepção, o entendimento e outros.


4 - Identifique a estratégia de visibilidade da marca

Esse procedimento deve ser feito de forma cautelosa. É preciso saber onde o nome da marca será mais utilizado e comunicado. Seja qual for o local, é de suma importância ter em mente se esse espaço não afetará o nome ou se o nome não afetará o espaço.


5 - Analise os aspectos jurídicos

Os aspectos jurídicos de probabilidade de registro e proteção são de suma importância. O segmento específico em que a marca vai agir dá uma idéia de como criar o nome, sendo que fica até mais fácil de designar o que pode ser registrado. Identificar isso logo no começo da jornada contribui para que o nome seja mais forte e original e, o principal, exclusivo para a companhia.


Balança de direito reforçando o aspecto jurídico ao criar um nome para uma marca

6 – Escolha um nome de acordo com o ramo da empresa

Se sua empresa for no ramo de construções, um nome que traga confiança e passe a sensação de uma empresa séria e segura é o ideal. Esse exemplo é fundamental para associar diretamente a sua empresa com o trabalho fornecido por ela.


7 - Evite Combinações de Nomes

Por mais bonito que seja uma homenagem aos amigos, filhos e outros parentes, combinar nomes para criar um nome empresarial não é algo muito bom. Além de não passar credibilidade e fácil associação ao trabalho realizado, algumas combinações podem ficar extremamente bizarras.


8 - Tente Transparecer um Sentimento com o Cliente ou Trabalho Exercido

Algumas empresas adotam em seus nomes, palavras chaves que afetam o cliente positivamente. Um exemplo disso é a Cacau Show, que transparece em seu nome aparência de chocolate esplêndido antes mesmo do cliente experimentar os seus doces.


9 - Procure Simplificar

Pensar em nomes com poucas sílabas ou com fácil pronúncia é o ideal. Evitar nomes com a pronúncia diferente da escrita pode ajudar muito.


10 - Criatividade

Usar todas essas dicas sem deixar de lado a criatividade é o verdadeiro diferencial para as concorrentes. Saber utilizar um nome sugestionado e aplicar a criatividade é fundamental para um reconhecimento diferenciado no mercado.

Agora você tem o pacote completo! o/ Você aprendeu os erros mais comuns na hora de criar um nome e também tudo que você deve analisar para criar um nome matador. Então, para finalizar vamos contar a história da criação do nome de várias marcas de automóveis famosas para poder te inspirar.


A origem por trás do nome de marcas famosas de carros

Você certamente já se perguntou por que algumas marcas têm seus nomes não é? Confira abaixo as explicações sobre os nomes de grandes empresas montadoras de veículos famosos no mundo todo:


Alfa Romeo

A empresa era conhecida originalmente como ALFA, sigla que correspondia a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Quando Nicola Romeo comprou a ALFA em 1915, seu nome foi inserido como “sobrenome” da marca.

Marca de carros Alfa Romeo como um exemplo de nome de marca

Audi

Tradução em latim do nome “Horch”, escrito em alemão e alusivo ao ato de ouvir. O fundador da marca, August Horch deixou a companhia após 5 anos, mas ainda desejava produzir carros. Uma vez que a empresa original, Horch, ainda existia, August decidiu chamar sua nova empresa de Audi, a forma em latim de seu sobrenome.

Marca de carros Audi como um exemplo de nome de marca

BMW

Sigla que significa Bayerische Motoren Werke (Empresa de Motores da Bavária).

Marca de carros BMW como um exemplo de nome de marca

Chevrolet

Batizada em homenagem ao co-fundador da companhia, Louis Chevrolet, um piloto de corrida suíço. A empresa foi comprada pela General Motors (GM) em 1917 e existe hoje apenas como uma marca.

Marca de carros Chevrolet como um exemplo de nome de marca

Citroën

Batizada em homenagem a André-Gustave Citroën (1878-1935), um empreendedor francês de origem holandesa. André-Gustave foi o quinto e último filho de um famoso mercador de diamantes polonês.

Marca de carros Citroen como um exemplo de nome de marca

Ferrari

Em homenagem ao fundador da marca, Enzo Ferrari.

Marca de carros Ferrari como um exemplo de nome de marca

Hyundai

Termo em coreano que corresponde ao sentindo de “presente” ou “modernidade”.

Marca de carros Hyundai como um exemplo de nome de marca

Nissan

O termo Nissan é alusivo ao nome original da companhia, Nippon Sangyo, que significa “Empresa Japonesa”.

Marca de carros Nissan como um exemplo de nome de marca

Subaru

Batizada em homenagem à constelação conhecida no Japão como As Sete Irmãs. A empresa que deu origem à Subaru, a Fuji Heavy Industries, foi resultado da união de outras seis companhias. Daí vem o motivo pelo qual se deu o uso da figura da constelação para representar a marca da montadora.

Marca de carros Subaru como um exemplo de nome de marca

Toyota

O nome origina-se do sobrenome do fundador da marca, Sakichi Toyoda. Inicialmente, a marca se chamaria Toyoeda, contudo, o nome foi alterado para Toyota por conta de uma melhor sonoridade. Além disso, o nome, em japonês é escrito utilizando 8 letras, o que é considerado como de sorte na cultura japonesa.

Marca de carros Toyota como um exemplo de nome de marca

Volkswagen

Termo em alemão que significa “carro do povo”. Ferdinand Porsche desejava desenvolver um automóvel para as massas, que fosse bom e barato. Com apoio do partido nazista da época, o criador da Porsche conseguiu fabricar o primeiro Volkswagen, o famoso, Fusca.

Marca de carros Volkswagen como um exemplo de nome de marca

Se você precisa de sugestão de nomes para empresas ou produto de maneira profissional e segura, então venha para o We Do Logos. Nossos profissionais esperando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Conheça a We Do Logos:

Logo da We Do Logos como reforço da marca no final do artigo

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