A linha divisória entre o e-mail bem vindo e o spam é tênue. É preciso cuidado na hora de elaborar uma campanha de e-mail marketing. Mas que cuidados são esses? Você sabe utilizar bem essa ferramenta preciosa de divulgação?
Embora as queridinhas do momento sejam as redes sociais, o e-mail marketing continua sendo um meio bastante efetivo de captação de clientes. Afinal, a maioria das pessoas checa o e-mail várias vezes ao dia, e por isso, uma mensagem matadora e bem direcionada tem mais chances de emplacar no e-mail, onde não compete com nenhuma outra, do que na timeline lotada do Facebook ou do Twitter.
Fique atento às nossas dicas e traga mais clientes para a sua página!
1. Comprar lista de e-mails é furada
Você já parou para olhar a sua caixa de spam? Notou a quantidade de mensagens sobre produtos e serviços que não lhe interessam, e de sites que você nunca visitou? Isso acontece porque a prática de se comprar listas de e-mails é corrente – mas muito pouco efetiva! Quando uma empresa utiliza esse tipo de recurso, fatalmente estará enviando mensagens a pessoas que não passam nem perto de ter o perfil de seus clientes, e estará desperdiçando munição.
O melhor a fazer é capturar sua própria lista de e-mails, em campos específicos para isso espalhados por seu site e blog, e montar uma base de emails de pessoas que realmente se interessam pelo tema que você aborda. Dessa forma, além de não importunar quem não se interessa pelo seu produto/serviço, você conseguirá um retorno muito maior com suas mensagens.
2. Seja relevante, direto e conciso
Só envie mensagens por e-mail quando o conteúdo realmente valer a pena. Do contrário, o seu potencial cliente o achará um chato – e pode ter certeza, você vai parar no spam. Seja relevante! Está fazendo uma promoção exclusiva para quem se cadastrou na loja? Vai enviar um cupom de desconto, ou o acesso a um e-book com dicas imperdíveis? Ótimo, esses temas valem um email. Mas se o post da semana no blog é meio requentado e não oferece conteúdo muito interessante, melhor deixar para a próxima. Não seja chato!
3. Escolha um título matador
O título de um e-mail marketing é um dos elementos mais importantes – senão for o mais importante! O título é o primeiro ponto de atração, e o responsável por conquistar o cliente para que este conheça todo o conteúdo da campanha.
Dedique atenção especial ao título. Mensagens que começam de forma genérica (“um show de ofertas”, “confira as ofertas que separamos para você”, “novo post no blog”) dificilmente colam. Seja específico! O que você está oferecendo no e-mail? Venda o seu peixe!
4. Repita a call to action no decorrer do e-mail
A call to action (em português, “chamada para a ação”) de um e-mail marketing deve direcionar o potencial cliente para o seu site ou blog – ou seja, é o link que o levará até lá. Ao invés de utilizá-lo somente no final da mensagem, ofereça essa possibilidade mais vezes, espalhando o link em diversas áreas do email, para que o seu cliente não precise procurá-lo muito.
5. Atenção para a visualização em celulares e tablets
Cada vez mais o acesso à internet é feito através de smartphones e tablets. Na hora de escolher o software por meio do qual você fará o gerenciamento da sua lista de e-mails, atenção a essa possibilidade! Procure um software que seja responsivo, ou seja, que adapte a sua mensagem a qualquer largura de tela. Na hora da composição do email também é importante lembrar-se do usuário de internet móvel, e não carregar a mensagem com imagens nem exagerar no tamanho do texto.
Agora, uma dica muito importante é: como você apresenta seu e-mail marketing? Empresas tem investido cada vez mais nos Layouts que transmitem as mensagens. Não adianta você deixar um comunicado para o seu cliente em uma arte mal feita e descuidada, ou pior, sem arte nenhuma. Quer criar um Layout E-mail Marketing bem criativo e dinâmico para atrair atenção dos seus clientes e não cair na caixa de spam? Acesse a We Do Logos e tenha acesso a mais de 80.000 profissionais a sua disposição!
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