Muitos designers têm dificuldades para escolher a cor ideal da peça gráfica. E isso não é um problema e sim uma questão comum a todo profissional que lida com artes e criatividade.
Existem várias formas de se estudar esse conceito, separamos 5 maneiras alternativas para te ajudar:
1 – Inspiração
No meio audiovisual é comum ver cineastas usando as cores para imprimir sua assinatura, como é o caso de Jean-Pierre Jenuet e Quentin Tarantino, ou mesmo para situar o espectador do ambiente retratado na cena.
Ainda no meio audiovisual temos as animações, que usam das cores para transmitir emoção a cena. No vídeo a seguir, podemos observar o potencial emocional das cores: ROYGBIV: A Pixar Supercut
ROYGBIV: A Pixar Supercut from Rishi Kaneria on Vimeo.
4 filmes onde as cores tem um papel fundamental
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – Jean-Pierre Jeunet;
2 – Bastardos Inglórios – Quentin Tarantino;
3 – Abraços Partidos – Pedro Almodóvar;
4 – Maria Antonieta – de Sofia Coppola.
2 – Percepção da luz
Uma simples observação do sol no seu dia, pode te ajudar a desvendar os mistérios da luz. A luz influencia no aspecto de como as cores se apresentam, algumas absorvem a luz, outras refletem. Ao criar peças publicitárias por exemplo, é importante saber qual tipo de luz irá iluminar a peça, pois isso influenciará a maneira com que seu público interpretará sua mensagem. O estudo das cores no seu ambiente de trabalho ou por onde você passa, deve ser uma prática constante pois, em cada ambiente a luz se apresenta de maneira diferente.
3 – Experimentação com tinta
Tem coisa melhor que aprender brincando? Porque não voltar à infância e comprar uma paleta de tinta guache. Você pode pensar que não, mas essa simples brincadeira de pintar e experimentar a mistura das cores pode te ajudar muito a aprender sobre Cor Pigmento, um aspecto muito relevante e imprescindível para todo designer que irá trabalhar com peças gráficas (impressos).
4 – Apps
Que tal compreender melhor o estudo das cores com as do seu dia a dia, de maneira simples e funcional? Seja no simples ato da escolha do look, a harmonia das cores é fundamental. Alguns apps podem tanto te ajudar nesta função, quanto te ensinar mais sobre o conceito das cores. Basta selecionar uma imagem e o app te mostra automaticamente as principais cores presentes na fotografia e suas correspondentes em CMYK e RGB. Isso é o que o myPANTONE é capaz de fazer. Além disso, é possível compartilhar, imprimir ou criar uma conta e salvar sua paleta. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
5 – Softwares
O estudo das cores é fundamental para que um designer possa expressar toda sua criatividade em seus trabalhos. Uma excelente fonte de inspiração é o Adobe Kuler, uma ferramenta online que trabalha com paletes de cores. A partir de uma cor-base ele cria seis tipos de combinações harmônicas em cinco tonalidades e quatro sistemas de cores: RGB, CMYK, LAB e HSV. Também é possível criar tabelas de cores, partilhar com outros usuários ou mesmo abri-las no Photoshop, Illustrator, InDesign e outros programas da Adobe.