O maior erro que pode ocorrer ao criar um rótulo é achar que ele deve ou serve para conter simplesmente as informações do produto. Sinceramente, se você pensar dessa maneira estará perdendo boas oportunidades para vender mais ou fidelizar os seus clientes.
Aqui vão cinco dicas para o rótulo do seu produto se destacar dos demais:
1 – Criar uma marca forte para o seu produto:
Sempre temos a tendência a colocar em um produto o nome da nossa empresa entendendo que com uma marca mais forte ou antiga, venderá mais, nesse quesito precisamos avaliar diversas características como crescimento da linha, adequação da marca para o novo produto e principalmente afinidade conceitual no que é o produto e o que é sua empresa.
Sugiro pensar nesses quesitos e com isso criar de fato uma marca e um conceito para sua linha, vemos hoje grandes empresas que são gestoras de grandes marcas com Unilever, Nestlé, P&G, todas utilizam esses conceito de forma bem consistente que são bem alinhados para criar produtos e rótulos personalizados que será uma base para uma marca forte.
2- Evidencie as principais características:
Resuma as principais características de seus produtos e faça uma pesquisa com seus clientes para definir as maiores dúvidas ou os maiores pontos que definem pela compra, com isso saberá o que de fato vale a pela colocar no seu rótulo para que criar algo bem alinhado com as expectativas dos clientes.
Outra dica para melhorar suas vendas é avaliar como seu produto é exposto, se tiver junto com diversos produtos concorrentes, é interessante fazer esse mesmo trabalho, porém focado em diferenciar as principais características com relação aos seus principais concorrentes;
3- Defina a embalagem antes do rótulo e ajuste:
Defina a embalagem, pacote antes de criar o seu rótulo, assim poderá utilizar de forma bem mais profissional o espaço que pode ativar todas as dicas dadas anteriormente. Pense também que tanto a embalagem como o pacote tem que fazer parte da experiência que o seu cliente terá, com isso tem que pensar na melhor usabilidade e praticidade.
4- Distribua e crie uma hierarquia com as informações principais:
A partir das informações principais hierarquizadas precisará agora distribuir todas as informações, tanto técnicas como práticas de uso em um local bem pequeno.
Entenda o perfil do seu produto, no sentido de ser fácil de usar ou não, se existem muitas dúvidas do uso ou de contra indicações. Tente evidenciar e organizar o que de fato faz parte em ajudar os cliente em toda a experiência que terá, não é necessário, por exemplo, na parte de trás de um rótulo ter tudo sobre o produto de forma igualitária. O ideal seria dividir por exemplo em três partes, como funciona rápido e simples, uma dica de uso ou um argumento de branding da sua marca e assim por diante, as informações técnicas, acredite, o cliente que quer irá procurar e achar.
Descubra qual o poder da embalagem na hora da venda.
5- Defina uma forma de melhorar ou fidelizar o seu cliente:
Pense e analise toda a experiência. Tem algo melhor do que ser surpreendido? Exato! Pense no que o cliente ficaria feliz: desde abrir o pacote de sorvete e achar uma espátula premiada até mesmo num sapato social e ter uma calçadeira. Coisas simples como esses exemplos, devem ser analisados no quesito re-compra. Pense também em folhetos, cupons ou até mesmo dicas. O que é mais difícil é trazer um cliente novo, mantê-lo satisfeito é o melhor investimento que existe, porém, se analisar custos de curto prazo, sempre precisará gastar para trazer o cliente que perdeu.
Dica importante: Para ter o resultado que espera, é preciso investir em no design do seu rótulo. Quanto a isso você não precisa se preocupar, a We Do Logos tem dezenas de profissionais prontos para criar um rótulo bem criativo e inovador para o seu produto! E melhor, com um preço bem acessível! Acesse a We Do Logos e conheça as vantagens!