Não há mais como fugir: o consumidor está na internet. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2013, que ouviu internautas de todo o país, revela que 86% dos entrevistados já haviam ido às compras no comércio eletrônico e 31% deles compravam na web pelo menos uma vez por mês.
As empresas que se preparam melhor para receber seus consumidores pela internet conseguem estabelecer uma vantagem competitiva significativa.
Nesse cenário, apostar em estratégias de divulgação na internet certamente poderá trazer excelentes resultados. São inúmeras as possibilidades, algumas delas podem ser até muito baratas. O importante é apostar em um modelo, verificar se está dando certo e continuar investindo.
Neste post, resolvemos trazer para os nossos leitores algumas dicas para divulgar produto da melhor forma na web. São 5 possibilidades bastante usadas atualmente, que podem trazer excelentes resultados. Confira!
Marketing de conteúdo
Certamente, esta é uma excelente forma para engajar seu público e, ao mesmo tempo, educá-lo sobre a área de atuação da sua empresa. O marketing de conteúdo tem sido uma estratégia muito utilizada por empreendedores, principalmente quando o objetivo é gerar leads, ou seja, contatos qualificados para futura ação.
Normalmente, essas ações são realizadas por meio de blogs, e-mail marketing e mídias sociais. Desta forma, além de ampliar sua base de dados, é possível também trabalhar na reputação da sua marca.
Para conseguir isso, entretanto, é preciso considerar que o conteúdo não pode e nem deve ser estritamente comercial. Não se trata do seu produto, e sim do seu cliente.
O ideal é produzir ou oferecer conteúdo altamente relevante para responder às dores e dúvidas do seu público-alvo no momento em que ele mais precisa. Se o seu cliente ainda não sabe que um bom tênis de corrida é indispensável para a saúde e para a performance, não adianta sair divulgando as vantagens do seu tênis em relação aos demais.
Em vez disso, preocupe-se em educar, ensinar e, com isso, conduzir o seu contato qualificado em direção à conversão.
E-marketplace
Sim, competir com as grandes empresas é difícil, mesmo quando estamos falando da internet. No entanto, uma forma de concorrer lado a lado com essas companhias é apostar em uma plataforma de e-marketplace.
Basicamente, esses sites oferecem uma “vitrine” para a sua empresa, onde você pode disponibilizar seus produtos e detalhá-los. O funcionamento é como de um shopping virtual: várias lojas ficam no mesmo lugar e o cliente escolhe aquilo que mais agradar. Existem, inclusive, plataformas destinadas especificamente para um segmento de mercado.
Para não errar, é fundamental entender melhor o funcionamento do marketplace considerado. Pense em questões como taxa praticada sobre o preço, forma de cadastro dos produtos e também o público que vai acessar.
Dependendo, vale a pena até mesmo diversificar seu mix de produtos para conseguir atender a uma gama maior de clientes.
Remarketing
Você tem ideia de quantas pessoas acessaram seu site no último mês? Se conhece os números, também está ciente de que existem muitos consumidores que, apesar de terem feito a visita, resolveram não consumir nada.
O remarketing é uma forma de correr atrás desses possíveis clientes. Empresas como o Google e o Facebook oferecem uma publicidade direcionada, dedicada exclusivamente para o remarketing. É uma ótima estratégia para capturar as pessoas que visualizaram seus produtos e navegaram em seu site.
A principal justificativa para o uso dessa abordagem é simples: é mais fácil capturar alguém que já teve algum contato com a sua marca do que alguém que ainda não conhece o seu negócio.
Com a definição certa de parâmetros, você pode conseguir a conversão que parecia perdida quando o cliente deixou o site na primeira vez.
Compras coletivas
Fazer o consumidor conhecer os seus produtos e serviços é o primeiro passo para que ele se torne, algum dia, um cliente fiel. Para começar a estabelecer contato com essas pessoas, muitas companhias têm optado por oferecer descontos em sites de compras coletivas.
Vale ressaltar, no entanto, que os clientes que chegarem por meio desses sites devem ser muito bem tratados. A ideia é passar uma ótima experiência para o consumidor e fazê-lo divulgar o seu empreendimento por meio do buzz marketing (boca a boca).
Se essa estratégia faz sentido para o seu produto, como acontece com restaurantes, hotéis ou clínicas de estética, escolha uma plataforma adequada, com bom reconhecimento do público, e capriche na oferta para conseguir a promoção certa do produto.
Mídias sociais
Não há como falar em divulgação pela internet sem mencionar as mídias sociais. Essas poderosas ferramentas facilitam muito o relacionamento entre uma marca e o seu público, além, é claro, de atuarem como verdadeiros canais de fidelização.
Nas redes sociais, as empresas podem divulgar seus produtos e serviços a baixos custos, mas é importante manter um nível de qualidade nas publicações, tanto naquelas destinadas a publicidade, quanto nas divulgadas na própria página do empreendimento.
Nesse sentido, uma estratégia vencedora é retornar justamente para o marketing de conteúdo e mesclar o conteúdo promocional ao conteúdo informativo. Em vez de fazer da sua marca um megafone de ofertas, transforme-a em uma agregadora de conteúdo e interesse nas redes sociais.
Influenciadores
Os influenciadores são personalidades que possuem um grande impacto na sua audiência digital. Sabe aquela estrela do YouTube ou uma pessoa muito conhecida no Instagram? Elas podem ser influenciadoras para o seu público.
Ao garantir que essas pessoas divulguem o seu produto, você vai conseguir atrair um público de maneira mais orgânica e potencialmente conquistará conversões.
Para alcançar influenciadores, você pode seguir para a compra de espaço publicitário — os chamados publieditoriais — ou investir em uma promoção orgânica. É o que acontece quando você envia seu produto para o influenciador e ele faz a divulgação por livre e espontânea vontade.
Considerando que 92% dos consumidores confiam em recomendações de uma pessoa, mesmo que não a conheçam, é uma forma de gerar exposição para seu produto.
Mas atenção: selecione corretamente o influenciador de interesse, de modo a conseguir realmente falar com o seu público — ainda que indiretamente.
Para divulgar seu produto da melhor maneira na internet e conseguir vendas online, vale a pena considerar desde questões como o marketing de conteúdo até o uso benéfico do poder dos influenciadores. Com isso, você garante que mais gente saiba sobre o seu produto, aumentando as chances de conversão.
E você, já desenvolve campanhas pela internet? Para não errar, veja como preparar um bom plano de marketing!