Você sabia que a taxa de abertura de e-mails em dispositivos mobile é 20% maior do que no computador? E que essa tendência só tem a crescer nos próximos anos? É por isso que desenvolver recursos cada vez mais responsivos é o caminho para se manter no mercado e atender à demanda crescente das pessoas no consumo de conteúdo de qualidade, principalmente por meio de e-mails, um dos principais veículos de atração e retenção de clientes na rede.
Mas afinal, o que são e-mails responsivos? São e-mails preparados para serem visualizados em qualquer dispositivo, seja mobile ou não. Ou seja, sua layout deve ser o mesmo tanto em desktop, notebook, smartphone, tablet, enfim, em todos os lugares. E quais são os motivos para você investir nisso? Vamos lá!
Custo X Benefício
É claro que, de primeira vamos falar nas vantagens financeiras de você fazer e-mails responsivos, afinal linguagem de empreendedor tem que ter bons números. Neste caso, você reduz os investimentos em desenvolvimento web quando elabora uma única plataforma que serve para todos os destinatários, ganhando tempo e dinheiro. Ao invés de criar um tipo de e-mail para cada dispositivo, você cria um e-mail que serve para todos eles. Muito melhor, não?
Maior usabilidade e acessibilidade
Com e-mails responsivos você aumenta a experiência do usuário com a sua marca, deixando-o satisfeito, confiante e engajado com as campanhas. Fornecendo diversos canais de interação para seus clientes, você garante uma maior taxa de conversões e aumenta sua visibilidade, uma vez que, o compartilhamento de conteúdos pela rede se torna mais fácil.
Vantagem competitiva
As empresas ainda estão se movimentando para aderir ao uso do design responsivo em seus canais de comunicação, sendo assim, quem optar por usufruí-lo primeiro, terá vantagens sobre a concorrência. Conquistando seus clientes através de uma ótima navegação em mobile, você adquire um aliado para a vida toda, além do grande diferencial que sua empresa terá.
Manutenção única
Alimentar diversos canais de comunicação pode ser muito trabalhoso e acabar atrapalhando sua estratégia de marketing digital, por isso, apostar em e-mails responsivos pode ser uma maneira mais adequada de manter o contato com o seu público-alvo, utilizando diversos canais através de uma única atualização, deixando mais tempo livre para sua equipe trabalhar em outras estratégias.
Sem conteúdo duplicado
Preparar uma campanha de e-mail marketing para cada canal de comunicação pode gerar um grande trabalho, pois você replica por uma, duas, três vezes o mesmo conteúdo, segmentando sua base de dados e demorando três vezes mais tempo do que gastaria com um e-mail responsivo. Com o conteúdo duplicado, além da mão de obra, o Google penaliza as páginas, prejudicando nos resultados de busca, SEO, da empresa.
Investir em e-mails responsivos é mais do que investir em tecnologia, é ter um aliado no seu processo de geração de leads, conversões e vendas, já que toda a sua comunicação passa a ser direcionada para um único recurso. Com essa facilidade, você dispõe de mais tempo e dinheiro para investir em outras oportunidades de negócio.
E, você, já utiliza o design responsivo para fazer suas campanhas de e-mail marketing? Já parou para pensar sobre o investimento? Compartilhe sua opinião e não deixe de acompanhar nosso blog!