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Aprenda a utilizar as novas e principais ferramentas de Marketing Digital

Algumas ferramentas de Marketing Digital, bem como suas respectivas estratégias já não são mais novidade para você, gestor e profissional da área de marketing. Estar nas redes sociais, ter um site institucional que expresse os valores e a identidade da sua empresa e trabalhar para a construção e solidificação da sua marca, com certeza são tópicos que já têm sua atenção.

No entanto, como no mundo virtual tudo se movimenta cada vez mais rápido, novos padrões de comportamento surgem, e aparecem com eles também novos desafios e oportunidades para os gestores. Diante disso, abordamos neste texto algumas das mais importantes ferramentas de Marketing Digital e como você pode utilizá-las para alavancar seus resultados.

Conteúdo: tendência número um no marketing digital

Oferecer, das mais diversas formas, conteúdo relevante para o público é o grande desafio do marketing digital nos dias de hoje. Isso porque no mundo virtual as pessoas estão basicamente atrás de conteúdo. Sejam informações, dicas, tutoriais, vídeos, passo a passo, opiniões de quem conhece, enfim: a internet é, atualmente, um instrumento de peso na tomada de decisão das pessoas, seja para fazer uma compra ou mesmo para uma decisão pessoal mais profunda.

A velha tática de divulgar apenas promoções, vantagens de compra e ofertas caiu por água abaixo diante de um leitor cada vez mais participativo e engajado. As grandes empresas que já descobriram isso estão cada vez mais presentes nas redes sociais com posts interessantes e blogs abastecidos de ótimos textos. Com isso, elas cativam o internauta e se tornam verdadeiras formadoras de opinião, tendo como brinde um público aliado em sua estratégia de marketing, que interage e divulga o conteúdo recebido. O uso de iscas digitais em troca de informações é outra tendência. E-books, infográficos, whitepapers, templates e webinars são algumas destas iscas, que atraem leitores por entregarem conteúdo muito bem elaborado e direcionado. Em troca, essas empresas ficam com os dados e a confiança dos internautas.

Outra grande vantagem de oferecer conteúdo relevante é o espaço para desenvolver mais palavras-chave para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. A oferta de conteúdo representa um salto nastécnicas de SEO, já que através dele é possível trabalhar mais amplamente as keywords de interesse das empresas e, com isso, dar a ela um lugar de destaque nos buscadores como o Google e o Bing, por exemplo.

Remarketing

Outra grande tendência do marketing de conteúdo na atualidade é o Retargeting, ou Remarketing. Trata-se de uma ferramenta do Google Adwords (sim, aquele velho companheiro dos links patrocinados) que permite que o comportamento de um usuário em seu site (ou perante um e-mail marketing) seja analisado.

Com esta ferramenta é possível saber o que o usuário pesquisou, quais itens do seu site ou blog ele visualizou, quanto tempo permaneceu em cada página, se ele efetivou ou não uma compra, entre outros. E, com essas informações, é possível aliar suas campanhas de Adwords, voltando-as para esses internautas que já tiveram alguma atividade em sua página. Você pode, por exemplo, criar um anúncio de desconto especial para um usuário que já procurou determinado produto em seu site, do tipo: “Pare de procurar, temos o produto X com desconto exclusivo pra você!”. Uma maneira de enviar a mensagem certa, para o público certo, no momento ideal. Jogada de mestre, com certeza!

E-mail Marketing: segmentado e personalizado

Ao contrário do que previam os “visionários de plantão”, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta de marketing digital indispensável. Estudos afirmam que somente em 2012 o e-mail marketing teve um ROI (Retorno sobre o investimento) de 4000%. Considerável, certo?

Porém, neste cenário repleto de internautas engajados, o e-mail marketing não pode mais ser visto como uma estratégia massiva e unilateral. Além de ter a oferta de conteúdo como foco, ele deve ser cada vez mais segmentado e personalizado. Um relatório publicado pela Ascend 2 concluiu que a oferta de conteúdo relevante e atraente é a única estratégia realmente eficiente para ter um bom retorno com e-mail marketing.

Agora, como enviar conteúdo relevante por e-mail? Simples: sabendo o que é realmente interessante para o seu público, e é aqui que entram as estratégias de segmentação. Políticas de Opt In (construção de mailings e listas com base em autorização pessoal) são fundamentais e garantem que seus e-mails cheguem somente para aqueles que realmente autorizaram o recebimento.

Se a pessoa autorizou, possivelmente ela está interessada em seu conteúdo. O envio de enquetes ou mesmo a solicitação de algumas respostas durante o processo de assinatura da newsletter são outras formas de melhorar sua segmentação. Além disso, é possível utilizar o remarketing para definir os perfis dos internautas que recebem seus e-mails e segmentá-los a partir disso.

SEO: cada vez mais necessário para um trabalho efetivo

Não há necessidade de discutir o valor que é estar na primeira página dos buscadores (Google, Bing entre outros), não é mesmo? Confira a tendência de cliques, de acordo com dados apresentados na Escola do Marketing Digital:

1º resultado = 47% dos clicks

2º resultado = 15% dos clicks

3º resultado = 9% dos clicks

4º resultado = 6% dos clicks

5º resultado = 4% dos clicks

A melhor maneira de alavancar o posicionamento do seu site é por meio do SEO, que reúne inúmeras técnicas e práticas visando ganhar mais reputação perante o Google, e um melhor posicionamento. E para lhe ajudar, listamos algumas das ferramentas mais usadas nesta tarefa.

Yoast

Disponível apenas para sites em wordpress, o yoast é uma ferramenta de marketing digital poderosa. Trata-se de um plugin que analisa todo o conteúdo do site e possibilita que você possa otimizá-lo. Além disso, ele ainda sugere alterações visando melhorar o SEO de cada postagem, e analisa a qualidade do conteúdo.

Alexa

É a ferramenta para analisar o ranqueamento de sites mais popular do mundo. Ele apresenta detalhes como o seu posicionamento, sugestões e detalhes de tráfego (origem e saída).

SemRush

Outra ferramenta extremamente popular, o SemRush é similar ao Alexa porém com muito mais funcionalidades e interface intuitiva. Ela apresenta dados de ranqueamento, palavras-chave, posicionamento, tendências etc. Além de analisar seu site, é possível analisar o da concorrência.

Google Keyword Planner

Trata-se de uma ferramenta do Google para pesquisa de palavras-chave. Ela será usada basicamente para todo o conteúdo que você publicar em seu site. Com esta ferramenta você consegue selecionar as melhores palavras-chave para os seus artigos, melhorando assim o posicionamento no Google.

Landing Pages: aquisição de Leads e clientes

De acordo com a ecommerce plataforms, depois que a Dell implementou Landing Pages, ela viu a sua taxa de conversão para 300%. E isso não é algo que cause surpresa, afinal as Landing Pages são páginas construídas para induzir a conversão. CTAS, depoimentos, vídeos, formulários… todos estes recursos são utilizados estrategicamente para motivar o usuário a dar próximo passo.

A construção de uma Landing Page exige projeto, planejamento, pesquisa de público-alvo e teste A/B. Quanto mais eficiente são as suas Landing Pages, maior será a sua conversão. Logicamente, para atingir excelência, é preciso dispor de um tempo maior de construção.

Por isso, existem muitas ferramentas no mercado que facilitam a construção das Landing Pages e ainda são integradas a plataformas de gestão de Leads. Desta maneira, boa parte do tempo da equipe de marketing pode ser redirecionado ao que interessa: planejamento e estratégia. Há algumas empresas que até mesmo oferecem consultoria em seu produto, visando que as pessoas possam usar as melhores práticas para alcançar resultados. A RD Station, Hubspot, LeadLover, Unbounce, Instapage são algumas das melhores ferramentas disponíveis.

Estas são algumas das ferramentas de Marketing Digital fundamentais para que você ter ações eficazes. A internet oferece inúmeras possibilidades de alavancar suas estratégias e tornar a sua empresa líder de mercado.

Gostou das nossas dicas? Então você vai gostar muito desta dica aqui: Como preparar um bom Plano de Marketing!

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