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Aprenda a como usar o Instagram para atrair mais clientes!!!

A vontade de empreender do brasileiro, seja por vocação ou necessidade, faz com que ele busque formas criativas para se estabelecer no mercado oferecendo produtos ou serviços. É essa capacidade de inventar algo novo que distingue o empreendedor no Brasil. Ele consegue, muitas vezes por intuição, encontrar novas formas de atrair clientes e potencializar seus negócios.

Entretanto, além desse espírito inovador, é preciso que sejam utilizadas as técnicas corretas de divulgação, captação e fidelização dos clientes. Já que a concorrência, em todos os nichos, é muito grande, é necessário conhecer os atalhos oferecidos pelas redes sociais.

Cada vez mais presentes na vida dos brasileiros de todas as idades, as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de postagens e compartilhamento de opiniões pessoais e passaram a ser um grande ambiente de negócios. Dentre as mais conhecidas, o Instagram tem se mostrado muito eficiente para os empreendedores se aproximarem de seus clientes.

É por isso que é extremamente importante pensar em maneiras de como usar o Instagram para atrair mais clientes. Afinal, se você quer aumentar o alcance de sua marca, precisa começar a usar essa rede como uma estratégia de crescimento do seu negócio.

Por isso, trouxemos 9 dicas de como você pode usar o Instagram para atrair mais clientes. Vamos lá?

1. Use imagens

Aquela antiga ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é o grande norte do Instagram.

Esse apelo sensorial e subjetivo atrai mais a atenção dos usuários. Uma bela foto de uma paisagem ou de alguma guloseima age diretamente sobre o cérebro, despertando o desejo.

O uso de imagens para atrair mais clientes é muito eficaz também porque:

  1. Age de forma instantânea;

  2. Aguça a curiosidade;

  3. É facilmente compartilhável;

  4. Fica gravada com mais facilidade do que um texto;

  5. Gera expectativa.

Diante de tantas vantagens, é impossível deixar de utilizar o Instagram para atrair mais clientes, independentemente do seu ramo de atividade.

A plataforma ganha cada vez mais usuários e é extremamente eficiente na divulgação de produtos e serviços.

2. Ofereça imagens de alta qualidade

Para começar a usufruir do Instagram para atrair mais clientes é preciso saber que a plataforma é imagética. É fundamental saber transformar o conceito, a visão e os valores da empresa em imagens.

Mas para isso, a qualidade dessas imagens deve ser impecável. Você precisa manter os usuários interessados no que você posta.

Com os modernos dispositivos atualmente disponíveis, qualquer pessoa consegue fazer fotos praticamente profissionais e de excelente qualidade. Portanto, não há espaço para fotos desfocadas e de baixa resolução.

Se isso vale para as fotos pessoais, as que pretendem atrair público e criar engajamento devem ser ainda mais cuidadas. Elas representarão sua marca e serão as responsáveis por alavancar e potencializar suas vendas.

Nesse contexto, invista em equipamentos e em treinamento para que as fotos sejam perfeitas. Não é necessária uma câmera profissional logo no início, mas um bom smartphone e os conhecimentos básicos sobre luminosidade, foco e outros recursos são muito bem-vindos para que o resultado final fique satisfatório.

3. Pense no timing ideal das publicações

Depois de produzir imagens relevantes e de qualidade, outro aspecto importante a ser levado em conta na hora de fazer as postagens no Instagram é o horário. Como em toda rede social, existem horários de pico em que a maior parte dos seguidores está online.

Fazer um bom planejamento do momento certo para postar as fotos é fundamental para atrair mais clientes. A dinâmica é quase instantânea. O próprio Instagram oferece ferramentas de medição dos horários mais ativos por meio de estatísticas precisas. Portanto, é bom ficar de olho nessas ferramentas.

Em pouco tempo, você será capaz de identificar o perfil de acesso dos seguidores de sua marca. Assim você poderá programar as postagens das imagens para que elas sejam vistas de forma mais efetiva. Isso potencializará a capacidade de atrair mais clientes usando essa rede.

4. Fique atento as hashtags

Além das imagens de qualidade, postadas no momento certo, é preciso potencializar o uso das #hashtags. Elas são uma forma de engajar e distinguir sua marca no mercado.

As hashtags são a linguagem própria do Instagram, e vale a pena realizar um bom estudo sobre o assunto. Uma hashtag com o nome de sua marca, por exemplo, pode atrair mais tráfego para seu perfil.

Você ainda pode usar as hashtags para fazer promoções, lançar produtos ou divulgar novidades. Portanto, use a criatividade e aproveite dessa importante ferramenta para atrair mais clientes e aumentar seu número de seguidores no Instagram.

5. Siga para ser seguido

Em sua estratégia, é fundamental seguir usuários que demonstraram interesse em sua marca. Identifique potenciais clientes, com o perfil de consumo de seu serviço e produto, analisando suas afinidades e postagens e siga-os. Essa lógica estará, no mínimo, já divulgando sua marca e despertando a curiosidade desse lead.

Além de seguir pessoas que interagem com seu perfil, você pode também curtir as postagens dos usuários que segue e, inclusive, interagir eles. Isso é importante porque a popularidade no Instagram é medida pelo número de seguidores. Essa característica pode ser utilizada a seu favor.

Porém, como vimos, essa tática deve fazer parte de uma estratégia. Por isso, apontamos aqui alguns erros que devem ser evitados:

  1. Seguir sem critério – observe atentamente o perfil do usuário antes de segui-lo, para ter certeza de que o perfil dele se encaixa no que sua empresa procura e no que ele também tem interesse.

  2. Curtir com cautela – se, depois de algumas curtidas, o usuário não começou a seguir o perfil de sua empresa, esqueça. Insistir demais pode soar pedante e acabar despertando uma imagem deselegante.

  3. Não praticar a reciprocidade – conquistar um seguidor é apenas o primeiro passo. Depois dele, é preciso manter uma relação recíproca e estar atento a suas postagens.

6. Faça do Instagram uma central de relacionamento

A palavra-chave para usar o Instagram para atrair mais clientes é relacionamento. Portanto, é necessário criar rotinas de verificação das notificações e responder prontamente as dúvidas, questionamentos e comentários.

Da mesma forma, é fundamental monitorar as re-postagens feitas por seus seguidores, pois isso permite aferir melhor os resultados e alcance de seu conteúdo.

Essa relação direta e recíproca agrega valor a sua marca e demonstra o quanto sua empresa realmente se importa com seus clientes.

É preciso que a sua participação seja ativa e simpática, o que leva ao engajamento e à fidelização dos seguidores e potenciais clientes.

Nessa estratégia, posts inteligentes e chamativos são fundamentais, e não apenas de seus produtos ou serviços. Mais uma vez, use a criatividade para cativar mais os usuários dessa rede e se distinguir no mercado.

7. Aproveite todos os recursos do Instagram

Como vimos até aqui, o Instagram oferece diversas ferramentais eficientes para atrair mais clientes, e conhecer os a fundo todos os recursos dessa rede pode potencializar seu uso.

A plataforma está em constante evolução e é preciso acompanhar cada novo passo e recurso disponível. Dessa forma a aproximação com o público é facilitada. Por isso, não exite em explorar recursos como o Stories, Saiba mais, Enquetes e Direct, por exemplo.

Vale lembrar aqui que o uso do Instagram no meio corporativo se distingue do uso pessoal. A conta da sua empresa deve seguir certos padrões e procedimentos para que seja um meio efetivo de divulgação e de contato com seu público. Portanto, separe bem os dois perfis de conta.

8. Crie uma boa estratégia para atrair mais clientes

Você viu até aqui as vantagens e algumas características da divulgação de sua marca com o uso do Instagram. Entretanto, mais do que conhecer suas funcionalidades, o principal é traçar uma estratégia para sua utilização.

Como esse tipo de marketing digital ainda é relativamente recente no Brasil, muitas empresas acabam aprendendo como fazê-lo por tentativa e erro. Para evitar esse tipo de equívoco, é importante obter o máximo de conhecimento antes de abrir uma conta corporativa e sair fazendo postagens aleatórias e improdutivas.

Sua estratégia de divulgação com o Instagram deve estar alinhada a outras ferramentas, assim, é possível cercar seus potenciais clientes por diversas frentes.

Da mesma forma que uma porcentagem de usuários prefere imagens, outros são adeptos do Facebook ou preferem textos em blogs, por exemplo. Então, una várias formas de divulgação para criar uma estratégia que alcance todos seus clientes em potencial.

9. Valorize as imagens, mas não esqueça do conteúdo

Seja qual for o ramo de seu empreendimento, tão importante quanto as imagens, que vimos aqui que são capazes de evocar sensações e de despertar o interesse, em algum momento, seus clientes precisarão também de conteúdo, de informação.

Sendo assim, em sua estratégia de divulgação, não deixe de lado a criação de um bom blog. Nele, as informações se somarão às imagens, fornecendo aos seus clientes detalhes e especificações que são impossíveis de serem repassadas apenas com uma postagem visual.

A imagem serve como chamariz, como algo que desperta o desejo, mas existem diversas outras informações relevantes que precisam ser esclarecidas. Portanto, a integração entre imagem e conteúdo é fundamental para que sua estratégia funcione plenamente.

É possível adicionar um link de seu site em seu perfil ou até mesmo utilizar o recurso de Leia mais no Stories para levar seus usuários até suas outras postagens.

Conclusão

Agora que você já sabe sobre como atrair mais clientes com o uso do Instagram, aprofunde seus conhecimentos entendendo definitivamente como um blog pode completar esse ciclo de divulgação e fazer com que a integração entre as diversas mídias e ferramentas disponíveis atualmente podem e devem ser usadas para alavancar seu empreendimento.

Preparamos um artigo especialmente para que você aprenda o passo a passo de como construir um blog eficiente e prático que irá complementar sua estratégia de vendas.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

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