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Dicas de como criar uma apresentação de escritório de advocacia para conquistar clientes

Em um cenário com mais de 500 mil concorrentes, se destacar na área de advocacia não é uma tarefa fácil. Para tornar o escritório consolidado no mercado é preciso investir de forma estratégica em divulgações a começar por uma excelente apresentação de escritório de advocacia.

O material será a primeira impressão transmitida para o cliente, portanto, devem existir cuidados em todos os recursos, como design, imagens, tipografias e claro, um ótimo conteúdo que reúna o diferencial do escritório no mercado.

É uma área com forte concorrência, portanto não é interessante oferecer mais do mesmo, pois sem dúvida o cliente não será impactado. A dica é fugir do tradicionalismo e apostar nas inovações que o escritório de advocacia pode apresentar.


Listamos o que não deve faltar numa boa apresentação, confira!


Apresentação de escritório de advocacia – por onde começar?

1- Aposte no design e imagens impactantes

É comum vermos apresentações de escritório de advocacia que investem mais em currículos dos advogados, missão da empresa e outros formatos tradicionais. O que ocorre é que geralmente essas informações não possuem grande diferença de um escritório para o outro, o que não irá colocar o seu negócio à frente.

Apostar em design de qualidade é um ótimo começo para chamar atenção do cliente.  Selecione boas imagens e, nesse caso, vale a pena contratar um especialista em design para um trabalho caprichado.

Textos enormes e títulos clichês como “Nossa Missão”, “Valores” e outros termos devem ser substituídos por dados que provem a eficiência do escritório e o diferencial na área de atuação.

2- Inove e seja criativo!

A criação do logo deve ser cuidadosa, hoje os elementos gráficos são valorizados e mesmo para um público mais tradicional, como o jurídico, fica nítido quando não houve capricho com esses quesitos.

É importante ao montar uma apresentação de escritório de advocacia saber a importância de cada detalhe.

Esse será o momento de contar a história da empresa e uma boa e impactante narrativa deve conter paixão. Conteúdos engessados não chamam atenção do cliente, que sem dúvida precisa entender o porquê do seu escritório estar à frente dos demais e como pode ajudá-lo a solucionar os problemas.

3- Conheça muito bem o cliente

Saber quais são as soluções que o cliente necessita para o negócio irá ajudar a criar uma apresentação eficiente. Fazer uma boa pesquisa de mercado pode ajudar nessa tarefa.

Os clientes adoram ouvir cases de sucesso e soluções, dessa forma irá mostrar como o escritório de advocacia trabalha na resolução de conflitos. Saiba quais são os problemas dos clientes e como pode solucioná-los.

4- Slides sintetizados – aposte na oratória!

Steve Jobs já dizia que se precisa de slide com texto é porque não sabe sobre o que está falando. Portanto, invista em excelentes imagens e aposte numa boa explicação oral.

O advogado obviamente deve dominar a oratória, argumentar, estar à disposição para esclarecer dúvidas e nada melhor do que o contato direto para estabelecer empatia com o cliente.

Os textos devem ser objetivos e com informações valiosas que ajudem a fortalecer e diferenciar o escritório dos demais concorrentes.

5- Transmita a reputação da marca

Reúna os principais cases e os clientes que fazem ou fizeram parte da história do escritório.

Evite ser óbvio e falar aquilo que o cliente já sabe, é importante ter uma visão ampla, mirar horizontes e trazer novidades e soluções importantes. É válido acrescentar dados de pesquisas atuais e os impactos que podem vir no futuro.

Identidade é outro ponto crucial em uma apresentação de escritório de advocacia. Transmita a identidade da marca em cada detalhe de divulgação, como no design, logo, cases de sucesso, soluções e inovações.

6- Saiba qual o objetivo da empresa ao criar a apresentação

Compreenda a necessidade da empresa, o público que deseja atingir e quem são os profissionais que atuam no escritório. Um exemplo é como os profissionais gostam de trabalhar e qual a identidade dos envolvidos. A partir disso, será formado o DNA do escritório de advocacia.

7- Monte um roteiro

Na ordem de narrativa você deve reunir todas as informações essenciais do escritório. Respeite a ordem das informações mais importantes. Organize os dados e imagens para a fácil compreensão ao cliente.

A criatividade e empatia são considerações cruciais, evite conteúdos clichês, termos jurídicos que o cliente possa não conhecer e aposte nos elementos gráficos.

A sequência das apresentações podem incluir a origem do escritório e no lugar de títulos como “missão” e “valores” acrescentar algo mais impactante e até competitivo.

Se existirem dados, melhor ainda. Uma breve apresentação dos profissionais que integram a equipe. Os currículos devem aparecer sintetizados, acrescente o que for mais importante e que possa chamar atenção do cliente.

8- Peça ajuda de um profissional de design

Para criar uma apresentação de escritório de advocacia caprichada e profissional, vale a pena o investimento. Às vezes sabemos as informações que precisam ser apresentadas, mas a sensibilidade para expor e o conhecimento gráfico exige habilidades que somente um expert em design pode resolver.

9- Mostre engajamento

Aponte como o escritório atua na divulgação do trabalho, seja com a presença do site, artigos informativos ou participação ativa nas redes sociais.

Entrevistas na imprensa devem compor a apresentação de escritório de advocacia, pois demonstram a relevância da empresa e garantem a confiabilidade do cliente no trabalho oferecido. Se a imprensa solicita, é sinônimo de que o profissional possui conhecimento e domínio na área de atuação.

Folders são ótimas ferramentas de divulgação que sintetizam os principais serviços oferecidos pelo escritório, além das especialidades dos sócios e soluções para possíveis trâmites jurídicos.

Como existem certas restrições e a proibição de propagandas em serviços do setor, o folder informativo é uma alternativa. Apenas tenha cautela com os termos e consulte o código de ética da OAB que proíbe o uso de termos comerciais em contextos advocatícios.

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