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Black Friday para todos – Como fazer uma PME vender mais nessa data.

A Black Friday chegou para ficar e já é tradição no Brasil. O evento, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, já é a segunda data que mais movimenta o mercado do varejo no país.

Mas, para aproveitar essa disposição do público de consumir produtos e serviços mais baratos, é preciso se organizar para não acabar levando prejuízo ou ganhando menos do que poderia. Ou você quer que isso aconteça com você?

Então, escrevemos uma espécie de guia com os passos que você não pode deixar de executar para sair tudo como o planejado.

Tome nota! Eu tô brincando, mas é sério! Rsrs. Vamos lá? Boa leitura!!!

1- Escolha da oferta

Para começar a pensar em como divulgar a sua oferta você precisa escolhê-la primeiro! Parece óbvio, mas é o primeiro erro que podemos cometer. Você deve fazer uma análise prévia e cruzar algumas informações.

Você deve levar em consideração, principalmente, os seguintes fatores: 1- Demanda;

2- Margem de lucro;

3- Capacidade de oferta.

Vamos falar um pouco melhor sobre eles?

1- Demanda:

É muito importante que você analise, entre os produtos e serviços que você já oferece, quais são os mais requisitados pelo seu público. A Black Friday é uma ação que favorece o ganho no volume. Lembre-se de ofertar algo que seja desejado pelo maior número de pessoas possível. 

2- Margem de lucro:

É muito comum, principalmente para PMEs, existir um produto ou serviço com excelente volume de venda mas que não alegra o bolso na mesma proporção. Eles são uma ótima ponte para divulgar lançamentos, outras ofertas e produtos de melhor margem de lucro, mas são um alerta!

Escolher um produto assim para a Black Friday pode ser uma estratégia de divulgação em massa da sua marca. Mas, se o seu principal objetivo é lucrar, vale pensar em coisas mais rentáveis para você.

3- Capacidade de oferta:

Pronto! Agora você já encontrou uma oferta com bom volume de procura e boa margem de lucro. Hora de pensar pensar na sua entrega. Qual a sua capacidade de produção?

Adianta ter 100 pessoas querendo comprar de você e ter apenas 50 para oferecer? Uma dica para expandir a sua capacidade é negociar prazos que favoreçam a sua logística de produção e entrega. Mas, uma vez estabelecido esse prazo, cumpra rigorosamente com ele. Já pensando na fidelização, proporcione uma excelente experiência para o seu cliente.

2- Identidade Visual

A Black Friday é um show de cores, enfeites, brilho, imagens… Um verdadeiro festival de apelo visual. A ideia é não passar batido por ninguém que tenha potencial para fechar um negócio!

Você vai ter que tomar um certo cuidado para não pecar nem pela falta, nem pelo excesso de informação. Por isso, recomendamos que você busque uma orientação profissional para pensar no melhor para os seus objetivos.


Logotipo:

Um único dia de vendas justifica reformular a base da sua comunicação? Justifica! As pessoas se acostumaram com a sua marca. As mesmas cores, o mesmo padrão, a mesma aplicação, os mesmos resultados. Se você quer ter resultados diferentes, faça coisas diferentes.

Então, é muito legal que você surpreenda as pessoas com uma nova versão do seu logo. Sem perder a essência da marca, mas trazendo aquela cara de “imperdível” que a Black Friday pede!

Depois dessa repaginada é hora de aplicar a novidade nos seus elementos de comunicação. Vamos a algumas ideias!


Folhetos e Cartazes:

Jamais duvide do poder de um folheto! Brincadeiras à parte, se você tem um negócio local e com grande circulação de pessoas, materiais de distribuição e sinalização são muito importantes para potencializar seu alcance. Mudar a fachada do seu estabelecimento pode ser muito caro. Mas que tal investir em cartazes, faixas e banners?

Você pode anunciar a sua oferta ou, mantendo o efeito surpresa, dizer apenas que está participando da Black Friday e que tem uma oferta imperdível para oferecer. Esse pode ser o empurrãozinho que faltava para trazer o cliente para dentro da loja.


Banner Digital:

Fazendo as vezes do folheto, se você tem um e-Commerce, o banner digital será uma grande aliado.

Ele pode ser usado dentro do seu próprio site, em sites parceiros ou em campanhas patrocinadas.

Ele precisa ter um layout atrativo que contenha uma “chamada para ação”. “Clique aqui”, “compre agora” e “veja a oferta” são alguns exemplos de como você pode fazer isso. Quando o visitante do seu site clicar nesse CTA (call to action) será direcionado para uma página de oferta e compra.


Redes Sociais:

Se a sua marca não tem redes sociais ainda, você não está atrasado para a Black Friday! Na verdade, está atrasado para a vida, né?!

No Brasil são 100 milhões de usuário no Facebook, 50 MI no Instagram e 29 MI no LinkedIn. Você vai querer uma fatia dessa audiência para você, não vai? Então é imprescindível que você divulgue a oferta nas suas páginas.

Até a última sexta, você ainda tem tempo para deixar as pessoas cheias de expectativa sobre a sua oferta. Você deve criar artes personalizadas para as suas postagens e montar um pequeno calendário para organizar essas publicações.

Você pode fazer pequenas promoções durante todo o mês, dando um suporte a oferta principal e aumentando o seu ticket de compra. Crie um layout padrão que você possa trocar apenas as informações e personalizar alguns detalhes.

Se possível, faça pelo menos uma publicação por dia em cada uma das suas redes.


E-mails:

Se você pega o e-mail do seu cliente ou prospect, precisa ter uma razão maior que preencher um cadastro apenas, concorda?

Você está aproveitando essa canal para estreitar relacionamento com seu público? Você usa o e-mail como um recurso para conquistar os indecisos?

Você envia conteúdos do interesse dos seus clientes?

Você os ajuda a resolver problemas do dia a dia dando um alô na caixa de entrada dessas pessoas?

Se você respondeu não ou rateou, a gente precisa bater um papo! O número de pessoas que abre o e-mail todos os dias é muito grande para você desperdiçar essa oportunidade.

Ter um layout  de e-Mail personalizado para a Black Friday é muito bom, mas tome cuidado. O ideal é que você faça uma pequena segmentação de pessoas que estejam mais propensas à compra. Não é legal enviar um e-mail de oferta para quem ainda não está nessa fase da jornada de compra.  


Site:

Não importa se as pessoas conseguem comprar pelo site ou não. Todo mundo que visitar a sua página deve saber que você tem um grande benefício para oferecer.

Você pode mudar todo o layout da página ou optar por coisas mais simples. Os pop-ups de saída são uma ótima opção. Além disso, você pode personalizar banners digitais, imagem e texto de chats online, e CTAs.

3- Esteja atento à concorrência

Você não é o único querendo vender mais na Black Friday! Então, prepare-se para enfrentar os seus concorrentes e levar a melhor!

Analise as campanhas de sucesso feitas pelos seus concorrentes nos anos anteriores. Você pode e deve se inspirar em coisas que deram certo, mas dê o toque da sua marca à ação.

Nessa época do ano, convém você separar um orçamento maior para campanhas de marketing. As empresas intensificam as ações pagas de redes sociais e Google, então você precisa estar preparado para isso.

4- Outras ofertas

Um grande problema das empresas é pensarem apenas como empresas e não como consumidor.

Datas como a Black Friday colocam os consumidores em modo de compra muito mais facilmente. As pessoas estão propensas a avaliar ofertas, comparar preços, pesquisar benefícios. Basicamente, estão buscando por uma razão que seja boa o bastante para fazê-la tomar uma decisão. Apresente essa razão para eles!

Quando você leu “outras ofertas” no tópico pensou, provavelmente em outras promoções. Isso é ótimo e, como dissemos antes, movimenta o mês todo ao invés de movimentar apenas o dia da Black Friday. Mas focar na venda, apenas, pode te fazer perder outras oportunidades no futuro.

Nem todas as pessoas que vão entrar em contato com a sua marca nesse período estarão considerando a possibilidade de compra. Aproveite a chance para construir uma relação que extrapole o clima comercial.

Oferte conteúdo, conhecimento, valor e experiência. Quanto melhor for esse relacionamento, mais bem cotada a sua marca vai estar quando o momento da compra chegar.

5- Não pare na sexta-feira

Quem comprou, comprou! Quem não comprou, não compra mais??? Compra sim!

Tem gente que perde a data da compra. Tem quem espera para ver se o preço vai melhorar ainda mais. Tem gente que ainda não percebeu que “precisa” comprar. Tem de tudo! Então, guarde aquela carta na manga para fisgar a turma dos atrasados.

Para isso, esteja atento às regras que você criou para a compra.

Se você disse: “compre apenas até o dia x”, não prolongue a oferta sem uma justificativa! Isso pode fazer quem já comprou se sentir lesado. Mas se você não disse nada desse tipo, essa é uma das possibilidades.

Além disso, você pode criar ofertas exclusivas para quem quase comprou ou para quem manifestou interesse em outros produtos.

6- Registre tudo o que acontecer

Ações promocionais costumam ter seu toque de imprevisibilidade. Se planejamento é o start para o sucesso, monitoramento é o caminho. Analisar os acontecimentos com critério permite que a gente repita o que deu certo e conserte o que poderia ter sido melhor.

Conclusão

O varejo sofre cada vez mais com a crise econômica e com a perda do poder de compra das pessoas. Existem duas datas capazes de mudar radicalmente esse cenário; Natal e Black Friday.  Portanto, esteja preparado para elas. Seguindo essas dicas, você vai conseguir se organizar e aumentar o seu faturamento, aliviando o peso das contas desse final de ano. E você, vai ficar fora dessa?

A Black Friday é para todos! Monte a sua estratégia e boas vendas!!!


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