– O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias. – Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. – Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.
Corre riscos calculados – O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. – Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. – Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
Exige qualidade e eficiência – O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato. – Age de maneira a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência. – Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
É persistente – O empreendedor age diante de um obstáculo significativo. – Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. – Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos.
É comprometido – O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa. – Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho. – Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo. Referência >